Boston, Listas, Onde Comer

10 comidas típicas de Boston e região

Todo lugar tem as suas comidas típicas, né? Aquela comida que quando vem na mente já traz boas lembranças da viagem ou da época em que morou lá. Em Florianópolis, nossa cidade natal, essa comida é tainha na brasa com pirão de peixe. Em Nova York, são as pizzas. Mas e aqui em Boston?

Se você nos acompanha no blog, no Youtube ou no Snapchat, já deve ter visto algumas delas. Hoje vamos mostrar todas em ordem, começando nas mais conhecidas e terminando nas menos.

1º – Clam ChowderClam Chowder no bread bowl

Clam Chowder, ou em bom português, ensopado de amêijoas, uma espécie de molusco marítimo parecido com o berbigão/vôngole. Apesar do nome ensopado, parece mais um creme de tão encorpado que é, e é feito com batatas, cebolas e creme de leite. Pode ser servido dentro de um pão ou diretamente numa tigela. O melhor lugar no custo/benefício para comer Clam CHOWDA (Bostonês) é no Quincy Market.

2º – Boston Baked Beans

Boston Baked Beans. Foto: ink.deviant/Instagram
Boston Baked Beans. Foto: ink.deviant/Instagram

Uma das primeiras coisas que aprende-se em inglês é que beans é feijão e rice é arroz, né?Afinal vai que um dia temos que pedir o prato número um do Brasil em algum lugar. Bom, então você deve estar pensando que o Boston Baked Beans é algo parecido com o feijão brasileiro… Mas não! Ele é agridoce, meio doce, meio salgado, bem estranho pro nosso paladar, porque é feito com melaço. Tava indo tudo tão bem até botarem esse doce no meio! O melhor lugar no custo/benefício para comer BASTON Baked Beans (Bostonês) é no restaurante Durgin-Park, ali na região do Quincy Market também.

3º – Lobster Bisque

Lobster Bisque!
Lobster Bisque!

O Lobster Bisque, nada mais é do que uma variação do Clam Chowder, mas com lagostas no lugar das amêijoas e com um creme mais espesso. O melhor lugar no custo/benefício para comer LOBSTA Bisque é no Quincy Market.

4º – Lobster Roll

Lobster Roll. Foto: shamelessomnivore/Instagram
Lobster Roll. Foto: shamelessomnivore/Instagram

O Lobster Roll é um sanduíche de pasta de lagosta com maionese (geladas) num pão de cachorro quente! Não tem como ser ruim! Mas há variações bem comuns/ruins por aí como a do McDonald’s frio e com alface. Fuja desses! O melhor lugar no custo/benefício para comer LOBSTA Roll é no Quincy Market.

5º – Boston Cream Pie

Boston Cream Pie. Foto: teamalmegard/instagram
Boston Cream Pie. Foto: teamalmegard/instagram

Essa sobremesa/doce era pra ser uma torta (pie) mas, de fato, é um bolo com recheio de creme. Ficou tão famosa que deu origem ao termo Boston Cream, usado em todos os Estados Unidos para descrever esse creme claro recheando qualquer coisa (tortas, donuts, pães, etc). Essa torta é a sobremesa oficial do estado de Massachusetts. O melhor lugar no custo/benefício para comer BASTON Cream PAH é o Omni Parker House Hotel, que são os criadores, ou na Mike’s Pastry.

6º – Cod Fish Cake

Cod Fish Cakes. Foto: ballygx/instagram
Cod Fish Cakes. Foto: ballygx/instagram

O Cod Fish Cake é um bolinho de bacalhau frito, mas diferente do brasileiro, o bacalhau aqui não é salgado e seco, dando um sabor bem mais neutro ao bolinho. O formato também é diferente, aqui sendo mais parecido com um disco pequeno (mini-hamburger) – no Brasil é um torpedinho, né? O melhor lugar no custo/benefício para comer CAD Fish Cake é o Quincy Market.

7º – Lobster Mac & Cheese

Lobster Mac and Cheese
Lobster Mac and Cheese

Americanos (e americaninhos) são loucos por Mac & Cheese, ou seja, macarrão com um creme de queijo, cozido no forno e com um camada de breadcrumbs (uma mistura de pão triturado com farinha de rosca) por cima. No caso do Lobster Mac & Cheese, é tudo isso mas com carne de lagosta junto. Olha, é bom demais! O melhor lugar no custo/benefício para comer LOBSTAH Mac & Cheese é o Quincy Market.

8º – Oyster Crackers

Pacotinho de Oyster Crackers, ao lado do Clam Chowda. Foto: wakeupeatthis/instagram
Pacotinho de Oyster Crackers, ao lado do Clam Chowda. Foto: wakeupeatthis/instagram

São biscoitinhos salgados em formato de ostras que são servidos junto da maioria das comidas citadas nesse post, e que nós sempre achamos que levava ostras na receita mas é só lenda. Nós nunca vimos ninguém comprar Oyster Crackers pra comer pura mas sempre pra acompanhar algo. De todo jeito, é algo típico daqui. O melhor lugar no custo/benefício para comer OYSTAH Crackers é pedir qualquer coisa pra comer no Quincy Market.

9º – Fried Clams

Orgia gastronômica: Crab Cakes, Clam Chowder, Lobster Roll e Fried Clam.
Orgia gastronômica: Crab Cakes, Clam Chowder, Lobster Roll e Fried Clam.

As amêijoas, mesma base do número 1 desta lista, é usada aqui como aperitivo antes das refeições principais. Ela é mergulha em leite, depois é empanada, frita e servida com molho tártaro e/ou salada de repolho com molho de maionese e vinagrete (coleslaw). Há variações feitas com mariscos (soft shell clam) também. O melhor lugar no custo/benefício para comer Fried Clams (sem bostonês) é o Barking Crab ou em qualquer Clam Shack nas estradas da Nova Inglaterra.

10º – Cannoli

Cannoli
Cannoli

O Cannoli foi colocado para fechar esta lista, não por ser um prato local (ele é na verdade italiano), mas sim por ser muito popular por aqui (herança dos imigrantes). É um massa frita em formato de tubo recheada com creme de ricota e baunilha (doce, claro). Vir a Boston e não provar um Cannoli é um sacrilégio! O melhor lugar no custo/benefício para comer Cannoli (sem bostonês) é na Mike’s Pastry.


Bom, chegamos ao final da lista e podemos constatar algumas coisas:

a) A base da culinária dessa região são os frutos do mar. Clam, Lobster e Cod Fish, principalmente. Também não podia ser diferente, a Nova Inglaterra surgiu no litoral de Massachusetts e, aí sim, foi partindo pra dentro do continente.

b) O Quincy Market continua como uma boa opção no custo/benefício, não tanto pelo tamanho das refeições mas pela qualidade e o preço baixo. Além do mais, ele concentra tantos quiosques de comida que é difícil não agradar a todos.

c) O sotaque daqui parece que fica mais pesado quando o lance é comida.

E aí? Já comeu alguma dessas iguarias? Tem alguma sugestão que não entrou no post? Comenta aqui embaixo! E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitterSnapchat e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.