Boston, Listas

10 filmes para você matar a saudade de Boston

Que nós adoramos falar de turismo e sobre Boston, vocês já sabem. Mas outra paixão que temos e nunca comentamos por aqui é a de assistir a filmes (e séries!). Nossos fins de semana são sempre acompanhados do dilema: “sair de casa pra conhecer um novo cantinho da cidade?” ou “ficar jogados no sofá assistindo algo?”.

Por isso, no post de hoje, vamos reunir todas essas coisas. Fizemos uma lista de 10 filmes que foram gravados aqui. Para quem sonha em vir pra cá, esses filmes são uma boa oportunidade de conhecer pontos turísticos e sacar algumas características da cidade. E para quem já veio e morre de saudades, os filmes podem ajudar a amenizar a dor (ou piorar, né?).

Ah! Vocês vão notar que muitos desses filmes têm um (ou mais de um) do trio de atores: Matt Damon, Ben Affleck e Mark Wahlberg. Isso porque eles são nascidos/criados em Boston, e têm uma preferência em gravar aqui, hehehe! E os moradores da cidade amam os três e seus filmes ♡

Então aí vai a dica!


Os Infiltrados / The Departed (2006)

 

A história do filme gira em torno de dois personagens: Willian (Leo Di Caprio), que é um agente secreto da polícia infiltrado num grupo criminoso da máfia irlandesa de Boston. E Colin Sullivan (Matt Damon) um integrante da mesma máfia infiltrado na força policial. Ambos claro, trabalhando como informantes. O desenrolar da história acontece quando tanto os policiais como os mafiosos descobrem que existe um espião de cada lado. E a coisa fica feia pra todo mundo!

Esse filme foi indicado a cinco Oscars em 2007, vencendo quatro, incluindo o de Melhor Filme. A maior parte da história se passa em Downtown, onde fica o apartamento de Colin Sullivan, com vista para a Massachusetts State House, e a sede da polícia, que é na verdade o prédio da Prefeitura de Boston. Outros locais do Centro que aparecem são: a South Station, o Federal Reserve Bank, a ponte Leonard Zakim, e a linha vermelha do metrô.

Além de Downtown, muitas cenas se passam em South Boston, o bairro de maior incidência de descendentes irlandeses e, portanto, onde vivem os mafiosos da história (aliás, vocês vão notar nos próximos filmes da lista, que a maioria dos gângsters vivem em South Boston 😜).

Apartamento de Colin, lá no fundo a cúpula dourada da Mass. State House
Apartamento de Colin, lá no fundo a cúpula dourada da Mass. State House
Cena externa na Branch Street, em Beacon Hill
Na cobertura de um prédio em South Boston e ao fundo, o prédio do Federal Reserve Bank
Na cobertura de um prédio em South Boston e ao fundo, o prédio do Federal Reserve Bank

 

Gênio Indomável / Good Will Hunting (1997)

 

Will (Matt Damon) é um jovem problemático de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e que agora trabalha como servente de uma universidade (o MIT). Um dos professores de lá descobre que o rapaz é um gênio da matemática mas, logo depois, ele é preso novamente. Como pena alternativa, Will precisa fazer terapia e ter aulas de matemática com o tal professor. Mas as coisas continuam não dando muito certo para Will, até que ele conhece o psiquiatra interpretado pelo fofo Robin Williams.

O filme é muito bacana mesmo, foca em assuntos como perdas, medo da mudança e enfrentamento de novos desafios. Foi a estreia de Matt Damon e Ben Affleck nas telonas. E ainda deu o primeiro e único Oscar ao saudoso Robin Williams.

Dentre as locações, vemos o McLaurin Building, no MIT (é o prédio onde Will trabalha), muitas ruas e casas de South Boston (bairro onde ele mora), o Bunker Hill Community College (onde fica o escritório do psiquiatra), cenas aéreas do Fenway Park e o Boston Public Garden (onde rola uma conversa profunda entre os dois personagens principais).

Cena externa na Telegraph Street, em South Boston
Bunker Hill Community College
Bairro Fenway à noite, Fenway Park abaixo e Downtown acima
Clássico momento do filme no Public Garden. Os turistas adoram reproduzir a cena em fotos, sentando no mesmo banco
Clássico momento do filme no Public Garden. Os turistas adoram reproduzir a cena em fotos, sentando no mesmo banco

Spotlight: Segredos Revelados / Spotlight (2015)

 

Baseado em uma história real, o filme mostra o trabalho de investigação realizado por um grupo de jornalistas do jornal The Boston Globe, que reuniu documentos capazes de provar centenas de casos de abuso sexual cometidos por padres católicos contra crianças e adolescentes da região.

Durante anos, líderes religiosos tiveram conhecimento dos casos de pedofilia, mas tentaram ocultá-los transferindo os padres de Estado e até de país, ao invés de puni-los.

O filme concorreu a 6 Oscars em 2016, e ganhou 2, incluindo o principal prêmio, de Melhor Filme.

Todas as cenas são rodadas em Boston.

Vemos lugares como a fachada original do prédio do jornal Boston Globe em Dorchester, a Biblioteca Pública, o Boston Public Garden, o bairro de Beacon Hill, a State Street (observem abaixo a Old State House) e o estádio Fenway Park.

O advogado Garabedian atravessando a State Street (de terno bege e bolsa preta a tiracolo)
O advogado Garabedian atravessando a State Street (de terno bege e bolsa preta a tiracolo)
E logo depois encontrando com Mike (Mark Ruffalo), um dos principais jornalistas da história
E logo depois encontrando com Mike (Mark Ruffalo), um dos principais jornalistas da história
Os jornalistas do Boston Globe no jogo de beisebol do Boston Red Sox
Os jornalistas do Boston Globe no jogo de beisebol do Boston Red Sox

 

Sobre Meninos e Lobos / Mystic River (2003)

 

Filme de Clint Eastwood, que conta a história de três amigos de infância Jimmy (Sean Penn), Sean (Kevin Bacon) e Dave (Tim Robbins) que encontram-se depois de 25 anos para desvendar o mistério da morte da filha de um deles. Jimmy é o pai da vítima, Sean é o policial encarregado do caso e Dave um dos suspeitos.

A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais eles preferiam que ficassem esquecidos para sempre.

Concorreu a 6 Oscars e ganhou dois: melhor ator para Sean Penn e Coadjuvante para o menos conhecido do trio, Tim Robbins.

O nome do filme em inglês é Mystic River, uma alusão ao rio Mystic, que separa Boston da cidade vizinha de Chelsea. É nessa região onde a história se desenrola, apesar do bairro ser fictício no filme. Na primeira cena, já dá pra ver o Mystic River e a enorme Tobin Bridge (a ponte lá ao fundo).

É nessa ponte também que Sean já adulto atende uma ocorrência de acidente de trânsito, no início do filme.

A rua usada para as filmagens é a Condor Street, em East Boston. Por fim, outro ponto legal para ser visitado, para quem é fã do filme, é o ‘Cottage Market‘, a mercearia de Jimmy, que na verdade chama Miller Market e fica no endereço 336 K Street em South Boston.

Santos Justiceiros / The Boondock Saints (1999)

 

O filme mostra a saga dos irmãos McManus (Sean Patrick Flanery e Norman Reedus), descendentes de irlandeses que têm uma vida simples na vizinhança de South Boston. Após uma briga com membros da máfia russa no bar em que freqüentam, eles acabam se envolvendo em uma espiral de muitos crimes, tudo em nome da vingança.

Nesse caminho, eles eliminam vários bandidos, e a comunidade de South Boston em vez de temê-los, começa a chamá-los de anjos, por estarem fazendo uma limpa na criminalidade.

Sei que a intenção aqui não é avaliar os filmes, mas tenho que dizer que esse é meio estranho. A história é promissora, mas a qualidade do filme meio duvidosa, hehehe. É um filme independente, produzido com poucos recursos, atores secundários péssimos, coisas desse tipo. Mas para ver a cidade de Boston, vale muito!

Já na abertura, aparecem locais como a Longfellow Bridge, o Boston Harbor Hotel, o Bunker Hill Monument, o porto de Boston, a Prudential Tower, etc.

Longfellow Bridge sobre o Rio Charles e Boston ao fundo
Longfellow Bridge sobre o Rio Charles e Boston ao fundo
Prudential Tower
Prudential Tower

Uma das primeiras cenas do filme mostra os irmãos assistindo a uma missa, que nada mais é que o interior da Trinity Church. Em outra cena, eles atravessam a Copley Square e passam bem em frente dessa igreja. Logo depois, entram no Copley Plaza Hotel, onde eles se encontram com a máfia russa novamente.

Momento em que os irmãos passam em frente à Trinity Church
Momento em que os irmãos passam em frente à Trinity Church

Enfim, tem vários momentos que aparece a cidade e é bem gostosinho de ficar reconhecendo cada local.

A Rede Social / The Social Network (2010)


Esse é um dos mais famosos da lista e é bem provável que você já tenha assistido. A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg, estudante da Universidade de Harvard, que tem a ideia de criar um website para avaliar a beleza das alunas da universidade. Ele invade redes internas, derruba servidores e – com o passar do tempo e a colaboração de outros estudantes e investidores – chega ao que atualmente conhecemos como Facebook.

Hoje ele é bilionário. Mas nem tudo foram flores na vida dele. Mark foi suspenso da universidade, processado pelo seu ex-sócio (que é brasileiro) e ainda por outros alunos que alegaram serem os criadores da ideia da rede social.

Boa parte do filme se passa na cidade de Cambridge, do lado de Boston, onde fica o campus de Harvard. E, claro, a universidade é o foco principal. Essa cena aí de baixo, que aparece no início do filme, é o prédio Lehman Hall, que fica no número 1350 Massachusetts Avenue.

As cenas internas do campus (quando Mark corre entre os alojamentos de alunos), foram na verdade filmadas na John Hopkins University, na cidade de Baltimore (estado de Maryland). Não encontrei o motivo, mas imagino que Harvard não tenha permitido as filmagens na sua área interna.

A cerimônia de iniciação de Eduardo na nova fraternidade de estudantes, acontece na frente da famosa estátua do John Harvard. Pra quem já esteve lá, vai perceber que, no filme, o prédio atrás é de tijolos, e não branco como originalmente (veja foto nesse post). Essa cena foi gravada na verdade na Phillips Academy, na cidade de Andover (endereço: 180 Main Street).

Apesar de algumas adaptações para as filmagens, o ambiente todo se parece muito com o campus aqui em Cambridge, então vale assistir.

Além disso, outros pontos legais que aparecem no filme são o bar Thirsty Scholar Pub (que é real e fica no endereço 70 Beacon Street, Somerville), e o Charles River, famoso rio que separa as cidades de Cambridge e Boston.

Medo da Verdade / Gone Baby Gone (2007)

 

Filme dirigido por Ben Affleck e estrelado por seu irmão mais novo, Casey Affleck. Casey e Michelle Monaghan interpretam um casal de detetives particulares contratado pela família de uma menina de 4 anos que está desaparecida. Os dois cresceram e moram no bairro de Dorchester, onde foi cometido o crime. Apesar de toda a mobilização da Polícia de Boston para resolver o caso, os detetives têm uma vantagem que é colher informações daqueles que não falariam a verdade para um policial.

A medida que o casal vai se aprofundando no caso e conversando com diferentes pessoas, eles desvendam um mistério ainda mais obscuro que o desaparecimento da menina.

Achei a história bem fora do convencional, onde um herói desvenda o crime o todos vivem felizes para sempre. Bem pelo contrário, o fim do filme me deixou com sentimentos confusos, levantando uma discussão do que é certo ou errado, moral ou ético. Achei bacana, me surpreendeu porque não esperava nada do filme. A atuação do irmão do Ben Affleck, porém, achei bem fraca. Esse foi um dos primeiros filmes que ele protagonizou. Dez anos depois, agora em 2017, Casey ganhou um Oscar de melhor ator, então digamos que o cara melhorou bastante depois de Gone Baby Gone.

Pra fechar, alguns atores respeitados no elenco coadjuvante: Morgan Freeman, Ed Harris e Amy Ryan, essa última que concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel de mãe drogada da menina que está desaparecida.

Dentre os lugares de Boston que aparecem no filme, temos:

William Meaney Playground, um parquinho em Dorchester, que na história, fica em frente à casa da menina desaparecida.
Tobin Bridge, presente em praticamente todos os filmes dessa lista, hahaha!
Casa em Everett, onde acontece um tiroteio. Endereço: 31 Mystic Street, Everett.
Lago no parque público Quincy Quarries, na cidade vizinha de Quincy.

 

Os Amigos de Eddie Coyle / The Friends of Eddie Coyle (1973)

 

O filme mais antigo dessa lista, dos anos 1970, e considerado por muitos como um dos melhores já gravados em Boston. A história gira em torno de Eddie Coyle (Robert Mitchum), um motorista de caminhão que faz entregas para uma padaria, e que por baixo dos panos negocia e entrega armas para organizações criminosas.

Num desses serviços ilegais, Eddie foi pego e agora enfrenta um processo criminal, que pode acabar colocando-o na cadeia. Mas Eddie já está velho, cansado, tem esposa e filhos… Então, em troca de sua liberdade, ele passa a ser informante dos agentes federais. Continua fornecendo armas para seus amigos e comparsas de crime, ao mesmo tempo em que repassa tudo à ATF.

O filme é baseado no romance de George V. Higgins e tem uma história bem interessante, apesar da narrativa um pouco lenta. É mais focado em diálogos que cenas de ação. O protagonista passa longe de ser um herói ou um criminoso durão e, claro, o título é uma ironia, uma vez que no mundo do crime, está cada um por si e Eddie sabe que corre muitos riscos.

Tudo começa na cidade de Dedham, vizinha à Boston, onde acontece um assalto à banco por uma gangue que encomenda armas com Coyle.

Centrinho de Dedham, esquina da Washington St com a High St
Centrinho de Dedham, esquina da Washington St com a High St
O banco roubado é hoje uma agência do Citiizens (que eu e Otávio frequentamos direto!). Fica no endereço 5 Bryant St
O banco roubado é hoje uma agência do Citiizens (que eu e Otávio frequentamos direto!). Fica no endereço 5 Bryant St

Já em Boston, aparecem lugares como a praça da Prefeitura (City Hall Plaza), as margens do rio Charles (Charles River), o Boston Common, a praia Carson Beach em South Boston (mostramos um pouco dela aqui), um jogo do Boston Bruins no TD Garden, etc.

Dillon caminhando na City Hall Plaza
Dillon caminhando na City Hall Plaza
Charles River
Charles River
Boston Common
Boston Common
Carson Beach
Carson Beach
TD Garden
TD Garden

Aliança do Crime / Black Mass (2015)

 

Um filme baseado em uma história real, de um dos gângsters mais violentos e com certeza o mais famoso da cidade de Boston, Whitey Bulger (Johnny Depp). Ele começou a trabalhar como informante do FBI para derrubar uma família de mafiosos rivais, mas foi traído pela agência, tornando-se um dos homens mais procurados do país.

E para deixar a história ainda mais escandalosa, ele era irmão de um senador dos Estados Unidos, que sabia da sua ligação com o crime, mas que tentava a todo custo não se envolver.

A história mostra a Boston dos anos 1970, mas ainda assim dá pra reconhecer muitos lugares: tem vários panorâmicos do skyline da cidade e da área portuária, muitas cenas onde aparece a Tobin Bridge (que inclusive está ao fundo no cartaz aí em cima) e, por fim, as ruas de South Boston, bairro onde ele morava. A cena abaixo, por exemplo, foi filmada no endereço 111 G St, South Boston.

Casa verde na história é da mãe de Whitey
Casa verde na história é da mãe de Whitey

Ted (2012)

Uma comédia besteirol, onde John Bennett (Mark Wahlberg) precisa lidar com seu ursinho Ted, que tem vida própria. O rapaz tenta viver uma vida de adulto mas não consegue de fato crescer e assumir responsabilidades, já que não é capaz de se desvencilhar das tentações juvenis apresentadas pelo seu amigo. Os dois juntos lidam com relacionamentos, térmicos, bebedeiras, etc.

Ted é um urso desbocado, de humor ácido e bastante pornográfico! Para quem não sabe, Mark Wahlberg é de Boston (já até falamos da hamburgueria da família dele aqui), então a maioria dos seus filmes é gravada na cidade.

Olha aí o Ted no Public Garden! Nas margens do mesmo lago onde foi filmado Gênio Indomável (o primeiro filme dessa lista).

Além disso, também aparece o New England Aquarium (confira parte da cena aqui) e algumas ruas de Boston e Cambridge. A casa em que eles moram fica em South End, no endereço 65 Chandler Street. Pra quem viu o filme, sabe que eles passam boa parte do tempo jogados no sofá bebendo, ou no bar bebendo (hehehe), então não tem tantas cenas externas assim.

Ah! O Ted 2 também foi filmado em Boston. E tem bem mais cenas mostrando a cidade. Mas o filme em si, é pior que o primeiro (na minha opinião, pelo menos!).


Espero que tenham curtido essa lista! Já temos vários outros filmes em mente pra fazer a parte 2 do post.

Abraço e a próxima!

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.