Boston, Estudar, Listas

10 maiores universidades de Boston e região

O post de hoje é mais uma lista de curiosidades de Boston e região. Dessa vez nós vamos te mostrar as 10 maiores universidades daqui. Maiores no número de alunos cursando algo, seja bacharelado, mestrado ou PhD.

Olha, muitas instituições que achávamos que estariam nas primeiras posições nem entraram na lista. Vamos a ela:

1ª – Boston University

A Boston University, também conhecida como BU, é pouco conhecida dos brasileiros mas está “na cabeça” dessa lista, com 33.421 alunos matriculados. Não é pouca coisa! Seu campus principal fica nos bairros de Fenway-Kenmore e Allston, em Boston. Seu foco de ensino está nas seguintes áreas: medicina, serviço social, direito, engenharias e administração.

Mural na Boston University
Mural na Boston University

De lá, saíram personalidades como Martin Luther King, Alexander Graham Bell, Uzo Aduba (Crazy Eyes do OINTB), Emily Deschanel, Geena Davis e Bill O’Reilly (jornalista famoso).

2ª – Harvard University

A Harvard University é a universidade mais conhecida do mundo e já teve post completo aqui no blog (clique aqui para ver). Mas ficou “apenas” em segundo nesta lista, com 25.690 estudantes. Seu campus principal fica no bairro de Harvard Square em Cambridge, MA e seu foco de ensino está nas seguintes áreas: medicina, odontologia, direito, engenharias e artes.

Widener Library em Harvard
Widener Library em Harvard

De lá saíram Al Gore, Barack Obama, Neil deGrasse Tyson, Robert Oppenheimer (pai da bomba atômica), John F. Kennedy (e muitos outros presidentes, seja dos EUA ou de outros países), Bill Gates e Mark Zuckerberg.

3ª – Northeastern University

A Northeastern University, também conhecida como NU, é outra das ilustres desconhecidas para o povão de fora dos EUA. Mas entra nesta lista com 24.944 estudantes. Seu campus principal fica nos bairros de Fenway-Kenmore e Roxbury em Boston. Seu foco de ensino está nas seguintes áreas: engenharias, criminologia, administração e farmácia.

Mural na Northeastern University
Mural na Northeastern University

De lá saíram Wendy Williams (apresentadora de tv renomada por aqui), Biz Stone (fundador do Twitter) e muitos jogadores de hockey famosos.

4ª – Boston College

O Boston College, conhecido como BC, entra nessa lista com 14.621 estudantes, quase 10 mil estudantes a menos do que o 3º colocado. Seu campus principal fica na região de Chestnut Hill, na cidade de Newton, MA. Seu foco de ensino está nas áreas: administração, educação e enfermagem.

Pátio dos dormitórios do Boston College. A águia é o mascote da Universidade.
Pátio dos dormitórios do Boston College. A águia é o mascote da Universidade.

De lá saíram Leonard Nimoy, Amy Poehler, John Kerry e Marty Walsh (atual prefeito de Boston).

5ª – University of Massachusetts-Boston

A University of Massachusetts-Boston, conhecida como UMass Boston, é uma das unidades desta universidade estadual, sendo apenas a terceira colocada dentro do sistema. Entra na lista com 14.117 estudantes matriculados. Seu campus principal fica no bairro de Dorchester, no sul de Boston. Seu foco de ensino está nas seguintes áreas: biologia, psicologia, administração e enfermagem.

Entrada da Umass Boston
Entrada da UMass Boston

De lá saíram Joe Rogan (comentarista do UFC), Dana White (UFC) e Thomas Menino (prefeito mais famoso da história de Boston).

6ª – Suffolk University

A Suffolk University é uma das mais conhecidas pelos visitantes de Boston, pelo menos de vista, por causa da sua localização bem perto do Boston Common. Entra na lista com 12.000 estudantes matriculados. Seu campus principal fica no bairro de Beacon Hill, como já falei, bem colado no centro de Boston. Seu foco de ensino está nas seguintes áreas: direito, administração, ciências sociais, economia e teatro.

De lá saíram muitos juízes, promotores e políticos americanos, são tantos que eu iria cansar de escrever.

7ª – Tufts University

A Tufts University é bastante conhecida dos brasileiros que buscam especializações fora do país e, portanto, uma das que mais recebe pessoas do Brasil. Entra nessa lista com 10.685 alunos. Seu campus principal fica na cidade de Medford, MA. Seu foco de ensino está nas seguintes áreas: odontologia, medicina, medicina veterinária, relações internacionais e serviço social.

Tufts University - Unidade de Odontologia em Chinatown
Tufts University – Unidade de Odontologia em Chinatown

De lá saíram Michelle Kwan (medalhista olímpica), Tracy Chapman e Hank Azaria.

8ª – Massachusetts Institute of Technology

Massachusetts Institute of Technology, conhecido popularmente como MIT, é uma das instituições mais famosas do mundo, mas só entra nessa lista na 8ª posição, com 10.299 alunos. Seu campus principal fica colado no Charles River, mas pela margem da cidade de Cambridge, MA. Seu foco de ensino são as áreas de: física, matemática, engenharias, biologia, economia e linguística.

MIT Ray and Maria Stata Center for Computer, Information and Intelligence Sciences.
MIT Ray and Maria Stata Center for Computer, Information and Intelligence Sciences.

De lá saíram Buzz Aldrin, Kofi Annan, Benjamin Netanyahu e incontáveis prêmios Nobel – seria até humilhante para as outras se eu listasse todos aqui.

9ª – Lesley University

A Lesley University é uma desconhecida até por este que escreve o post. Mas está aí com 7.003 alunos matriculados. Seu campus principal fica na região de Porter Square, na cidade de Cambridge, MA. Seu foco de ensino está nas seguintes áreas: educação, belas artes e literatura.

Por enquanto, ninguém famoso saiu de lá.

10ª – Bentley University

A Bentley University só não me é desconhecida porque já visitei o seu campus, mas no geral é desconhecida do público fora dos Estados Unidos. Entra na lista na última posição com 5.662 alunos.  Seu campus principal fica na cidade de Waltham, MA. Seu foco de ensino está nas seguintes áreas: administração e ciências contábeis.

Por enquanto, o único famoso que saiu de lá foi Charles Taylor, ex-ditador na Libéria.

Outras

Bom, é isso! Ficaram de fora outras tantas conhecidas como Berklee (4.054), Brandeis (5.327), Emerson (4.536), Cambridge College (5.355) e MassART (2.349). Vale dizer também que não entraram nessa lista os Community Colleges e nem as escolas profissionais.

Dá uma olhada como as Universidades ocupam um espaço considerável na região. By Bill Rankin (http://www.radicalcartography.net/?boston_campus) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons
Dá uma olhada como as Universidades ocupam um espaço considerável na região. By Bill Rankin (http://www.radicalcartography.net/?boston_campus) [CC BY 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

E aí gostou da lista? Deixa um comentário aqui embaixo. E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitterSnapchatFacebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.