Boston, Listas

5 cervejas produzidas na região de Boston

Desde que mudamos pra cá, a nossa bebida de excelência tem sido a cerveja. Adoramos “tomar uma” no almoço e/ou no jantar. E é cada uma melhor que a outra! Também pudera, só aqui no nosso estado são mais de 130 cervejarias, dos mais variados tamanhos.

Otávio bendito entre as cervejas
Otávio bendito entre as cervejas

Pensando nisso, resolvemos falar de 5 cervejas produzidas aqui na região de Boston. Na verdade, 4 são produzidas em Boston mesmo e a última em Somerville, cidade que fica ao lado.

E que fique claro, não somos especialistas nem sommeliers de “cerva”, somos é bons bebedores. Quando descrevemos os sabores, é o que nós sentimos. E sobre a lista, a ordem é aleatória (ou não). E por que só 5, Otávio? Algumas são difíceis de conseguir, essa brincadeira é cara e o blog não dá dinheiro, gente! 😉

Quem sabe, logo logo, não fazemos uma lista top 10 das cervejas de Massachusetts?

Bom, vamos à lista:

Samuel Adams Boston Larger
Samuel Adams Boston Lager

1ª – Samuel Adams:

A “Sam Adams” já tem post e vídeo próprios aqui no blog, e você pode conhecer mais clicando aqui. Ela é a cerveja “artesanal” mais vendida dos Estados Unidos. Só não é considerada uma cervejaria industrial porque ainda não produz a quantidade de barris/ano pra entrar nessa categoria.

Mas aqui em Boston, ela está em todo canto e lugar, e é muito difícil ver um bar que não  a sirva. Ela quase monopoliza o mercado. Se você é do sul do Brasil, pense na Polar.

Eles fabricam mais de 50 cervejas diferentes, como as sazonais Summer Ale, as IPAs como a Rebel, as especiais como a Utopia e o carro-chefe, a Boston Lager, que é a que provamos no vídeo.

A Boston Lager é uma cerveja encorpada pero no mucho, boa para dar aquela sensação de “estou tomando algo bom sem pesar no bolso”. Não sei se vocês me entendem, mas depois dela fica difícil voltar pra Budweiser. E eu considero uma cerveja pra beber todo dia.

A fábrica tem tour gratuito com degustação todos os dias! Mais informações lá no post sobre a Sam Adams.

Harpoon IPA
Harpoon IPA

2ª – Harpoon:

Correndo por fora, em relação ao mercado cervejeiro em Boston, vem a Harpoon, e não ache que ela perde feio não. Ela faz uma bela competição com a primeira colocada desta lista, e é bem difícil não encontrá-la na cidade. Afinal, ela é a 12ª maior cervejaria artesanal dos EUA.

Eles produzem mais de 33 cervejas, como a UFO White (Unfiltered Wheat Offering/Beer – Cerveja de Trigo não-filtrada), que é a segunda cerveja mais vendida deles e tem um gosto forte de laranja, e o carro-chefe, a Harpoon IPA,  cerveja que provamos no vídeo e tem o sabor característico das India Pale Ale’s, com amargor no ponto, descendo redonda e sem estufar, com gosto puxando pra um café. Não beberia todo dia, mas é boa pra dar uma variada.

A fábrica deles fica no 306 Northern Avenue, Boston, MA, 02210 e eles fazem tour com degustação (e dizem que a degustação vale muito). Custa $5 e funciona de segunda à quarta, do meio-dia às 17h; de quinta à sexta, do meio-dia às 18h; sábado, das 11:20 às 18h, e domingo, das 11h30 às 17h30. O chato é que não dá pra comprar antecipadamente.

Trillium Fort Point Pale Ale
Trillium Fort Point Pale Ale

3ª – Trillium:

Vou contar uma coisa pra vocês: eu não sabia da existência dessa cerveja até começar a pesquisar pro post. Diz a Luciane que ela já tinha lido sobre, mas não se interessou muito (achou $$$). A Trillium, nascida em 2013, não é fácil de achar, ou seja, não é qualquer liquor store que vende. É mais comum em bares especializados. Eles até mostram no site deles onde encontrá-la.

E, sendo de Boston, eu resolvi dar um pulo na fábrica para pegar uma garrafa.

Eles fabricam 62 tipos de cerveja, com a IPA Melcher Street, a Porter Pot & Kettle (com café) e a carro-chefe, Fort Point Pale Ale, que foi a que provei no vídeo. Sabor marcante e frutado e amargor na medida (tenho uma queda por Pale Ales). Particularmente, eu beberia sempre, se não fosse tão difícil de achar.

A fábrica fica no 369 Congress Street, Boston MA, 02210 na parte sul de Boston, cruzando o Fort Point Channel. Infelizmente, eles não oferecem tours. Por outro lado, o bar deles é bem fácil de chegar e de pedir. Funciona de segunda à sexta-feira, do meio-dia às 19h30, e no sábado, do meio-dia às 18h.

Boston Beer Work Boston Red Ale
Boston Beer Work Boston Red Ale

4ª – Boston Beer Works:

O Boston Beer Works é um pub/restaurante bem tradicional em Boston, e eu sempre achei que eles não se destacavam em nada, sendo apenas mais um numa infinidade de pubs (estamos na Nova Inglaterra, né?). Ledo engano, eles se destacam numa simples coisa: fabricam a própria cerveja em cada uma das suas unidades.

Não deve ser uma tarefa fácil, né? Afinal, são 7 locais distintos, sendo 2 em Boston, desde 1992.

Produzem mais de 50 tipos de cerveja, sendo sempre 19 tipos prontos pra consumo. Destaque para a IPA Back Bay, a APA Fenway, a doce Bunker Hill Blueberry e, o carro-chefe (e que obviamente, provei), a Boston Red Ale, que é uma Amber Ale, com sabor suave, lembrando caramelo e framboesa. Amarga no ponto certo. Particularmente, não fede e não cheira, como diz a minha mãe. Ou seja, uma cerveja pra tomar num pub à noite inteira.

Em Boston, você pode ir nos seguintes endereços: 61 Brookline Avenue, Boston, MA, 02215, perto do Fenway Park ou 112 Canal Street, Boston, MA, 02114, perto do TD Garden. Ambos funcionam das 11h da manhã até à 01h. Se quiser só comprar garrafas, o horário é até às 23h.

Acho que ficou claro que ela só é vendida nas filiais, né? Você não vai encontrar em outro lugar.

Slumbrew Flagraiser IPA
Slumbrew Flagraiser IPA

5ª – Somerville Brew/Slumbrew:

O quinto lugar desta lista estava reservado para outra cervejaria, mas ao chegar no local, descobri que não dava para comprar para levar pra casa. Assim, a Slumbrew entrou no páreo. E ganhou muitos pontos comigo quando eu cheguei na fábrica fora do horário de atendimento, e ainda assim fui super bem recebido e ainda pude sair com uma breja gelada (ou no caso, um pack de 4 latões).

Ela também não é fácil de achar, e por isso, tive que ir até a fábrica, mas valeu a pena, não é mesmo?

Essa fábrica fundada em 2011, hoje produz 27 tipos de cervejas, e os destaques ficam pra Porter Slumbrew Porter Square, Weizen Slumbrew Happy Sol e a que tomamos, que é obviamente a carro-chefe, Slumbrew Flagraiser IPA, que é bem amarga, afinal é uma Double IPA, com um cheiro bem forte de lúpulo. É uma cerveja “pra gente grande”, pra degustar eventualmente ou depois de um longo dia de trabalho. Definitivamente, pra mim, não é uma cerveja do dia-a-dia. Talvez seja um gosto adquirido com o tempo.

Por outro lado, ela é tão boa que me deu vontade de provar as outras produzidas por eles.

A fábrica fica no 15 Ward Street, Somerville, MA ,02143 e eles fazem tour gratuitos, todos os sábados, de hora em hora, começando às 14h e terminando às 17h. Além disso, você pode ir lá diariamente das 16h às 23h para degustar (ou beber com vontade) e ainda provar as comidinhas deles. Para isso, também há outro endereço: 310 Canal Street Somerville, MA, 02145 no Assembly Row, funcionando também das 16h às 23h.

Notas de cada uma e outras coisas

Bom, antes de tudo, vou deixar claro que as notas não são minhas e sim dos usuários do site BeerAdvocate, que é um dos maiores no assunto aqui nos EUA.

Sinceramente, acho que não sou tão experiente assim no assunto pra dar nota.

  • Sam Adams Boston Larger: 86/100 – Não rankeada no Top 250 – Não rankeada no Top MA.
  • Harpoon IPA: 82/100 – Não rankeada no Top 250 – Não rankeada no Top MA.
  • Trillium Fort Point Pale Ale: 99/100 – 85ª no Top 250 – 19ª no Top MA.
  • Boston Beer Works Boston Red Ale: 78/100 – Não rankeada no Top 250 – Não rankeada no Top MA.
  • Slumbrew Flagraiser IPA: 87/100 – Não rankeada no Top 250 – Não rankeada no Top MA.

Eu continuarei tomando todas, independentemente, da nota. E continuarei tomando outras e outras e outras…

E aí gostou do post? Gostou do vídeo? Quer quer um post/vídeo sobre algumas das fábricas em especial ou sobre as liquor stores? Deixe um comentário aqui embaixo!

Té a próxima!

😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.