Califórnia, USA

Atrações em Los Angeles – O que visitar em poucos dias?

Los Angeles é a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos (só perde para Nova York). Tem quase 4 milhões de habitantes e é um dos maiores centros financeiros do mundo. Não é à toa: muitas instituições de renome mundial têm sede lá, seja na área de negócios, entretenimento, mídia, moda, ciência ou tecnologia.

E, em uma cidade tão cosmopolita, o que não faltam são atrações para turistas, né? Poderíamos passar dias, semanas e até meses na cidade, que seria pouco pra conhecer tudo que ela oferece.

Então, nesse post, vou falar de alguns pontos turísticos que visitei, o essencial a ser visto para quem vai pousar por poucos dias na cidade. Minha estadia foi de apenas 3 dias, falei disso no roteiro da minha viagem pela Califórnia, confere aqui 🙂

Então, vamos lá!

Hollywood e a calçada da fama

Uma das atrações mais visitadas de Los Angeles, o distrito de Hollywood é conhecido como a capital mundial do entretenimento. Hollywood é a líder mundial na produção de filmes, programas de televisão e gravação de músicas. E o local mais concorrido pelos turistas na região é a Hollywood Boulevard. Nessa avenida, está a Calçada da Fama, o Chinese Theatre (Teatro Chinês) e o Teatro Dolby.

A Calçada da Fama todo mundo conhece, né? É uma calçada constituída por mais de 2.500 lajotas com estrelas, fazendo menção a celebridades escolhidas pela Câmara do Comércio de Hollywood, pelas suas contribuições para a indústria do entretenimento. A primeira estrela foi posta em 1960, na inauguração da calçada, e homenageava a atriz Joanne Woodward, do filme As Três Máscaras de Eva. A última, foi colocada no dia 28 de agosto de 2015 (semana passada), em homenagem ao produtor musical e executivo Joe Smith, que já foi presidente da EMI Music e Warner Bros.

São cerca de 2 novas estrelas por mês, e todas as cerimônias são publicadas no Youtube da Calçada da Fama. Ah, e último fato sobre isso: você sabe quem foi o único brasileiro a receber uma estrela na calçada? Nada menos que Carmen Miranda! Que na bem da verdade, não é brasileira de nascimento (ela nasceu em Portugal), mas que foi para o Brasil com menos de 1 ano e por isso, vamos dizer que é brasileira, sim! hehehe Em vida, ela imprimiu suas mãos e pés no pátio do Teatro Chinês, em 1941. A estrela porém, foi uma homenagem póstuma (ela fica na altura do endereço 6262 Hollywood Blvd.).

Calçada da Fama.
Calçada da Fama.

Bem no coração da Calçada da Fama, está o Teatro Chinês, um cinema aberto desde 1927. Lá ocorrem diversas premières (bombadas) de filmes, além de ter sido a casa de três cerimônias do Oscar. No pátio em frente ao cinema, estão as impressões de mãos, pés e autógrafos de celebridades de Hollywood, feitas diretamente no concreto.

Endereço: 6925 Hollywood Boulevard, Hollywood | Los Angeles, CA.

O Teatro Chinês (Chinese Theatre). Reparem na quantidade de gente em cima das placas de concreto.
O Teatro Chinês (Chinese Theatre). Reparem na quantidade de gente em cima das placas de concreto.
Detalhes da arquitetura, que remonta aos típicos palácios chineses.
Detalhes da arquitetura, que remonta aos típicos palácios chineses.
Detalhes da arquitetura.
Detalhes da arquitetura.

Algumas das mãos e pés em frente ao Teatro Chinês (se quiser, pode clicar pra ver em tamanho maior):

E a luso-brasileira Carmen Miranda:

Gostei da sola do sapatinho da Carmen.
Gostei da sola do sapatinho da Carmen.

Eu sinceramente não imaginava que as pessoas caminhavam por cima das placas. Por isso, algumas delas estão rachadas e/ou desgastadas. Uma pena! Sem contar que é um esforço danado conseguir um espaço para fotografá-las…

Do lado direito do Teatro Chinês, há uma escadaria-piano que faz sucesso com as crianças! Cada degrau é como se fosse uma tecla do piano e emite sons!
Do lado direito do Teatro Chinês, há uma escadaria-piano que faz sucesso com as crianças! Cada degrau é como se fosse uma tecla do piano e emite sons!

Teatro Dolby, por sua vez, fica há alguns metros do Teatro Chinês, e foi inaugurado em 2001, para ser o local de entrega dos Prêmios da Academia – nosso conhecido Oscar. O teatro tem capacidade para 3.400 pessoas sentadas e com um palco de 20 metros de profundidade por 40 metros de largura, um dos maiores dos Estados Unidos. Como a maioria deve saber, o Oscar acontece em fevereiro e, no resto do ano, o teatro é usado para shows, concertos, óperas, desfiles de moda e também já foi palco de uma entrega especial do Emmy.

A construção desse teatro foi patrocinada pela Kodak, que pagou U$75 milhões para ter seu nome associado à empresa. Onze anos depois, em 2012, o espaço foi rebatizado com o nome do seu novo patrocinador, a Dolby, uma empresa de tecnologia de som.

Endereço: 6801 Hollywood Boulevard, Hollywood | Los Angeles, CA.

Fachada do Dolby Theatre.
Fachada do Dolby Theatre.
As colunas do vão de entrada têm escrito o nome de todos os filmes vencedores do Oscar, desde 1928.
As colunas do vão de entrada têm escrito o nome de todos os filmes vencedores do Oscar, desde 1928.
O teatro fica fechado, mas é possível fazer um tour - por 20 dólares - no seu interior.
O teatro fica fechado, mas é possível fazer um tour – por 20 dólares – no seu interior.

Anexo ao Dolby, está o Shopping Hollywood & Highland, que tem um variedade de lojas que vai desde a Forever 21 ($) até a Louis Vuitton ($$$$$). Uma ótima pedida para fazer um lanche, tomar um sorvete e descansar entre um passeio e outro.

Vão a céu aberto do Shopping Hollywood & Highland.
Vão a céu aberto do Shopping Hollywood & Highland.
Hollywood & Highland.
Hollywood & Highland.

Daquela torre de pedra (da primeira foto), é possível avistar o Hollywood Sign, o famoso letreiro do distrito. Mas já aviso que a vista é bem distante.

Letreiro de Hollywood lááá no fundo. Viu? Se você tiver uma lente boa e a luminosidade do dia ajudar, dá pra fazer uma foto legal. Com o celular, como eu fiz, nem pensar!
Letreiro de Hollywood lááá no fundo. Viu? Se você tiver uma lente boa e a luminosidade do dia ajudar, dá pra fazer uma foto legal. Com o celular, como eu fiz, nem pensar!

Paramount Pictures Studios

Existem vários estúdios de cinema em Los Angeles: Paramount, Universal, 20th Century Fox, Sony, NBC e outras dezenas menores. O bom da Paramount é que ela fica no coração de Hollywood e, portanto, é bem fácil chegar lá. Além disso, é um dos estúdios mais importantes e históricos do país – foi fundado em 1912! Praticamente impossível listar aqui as produções de sucesso deles (são muuuuitas!), mas só de olhar para o portão com dois arcos já dá para ter uma lembrança da importância deles para o cinema. Se o portão não te diz nada, que tal a montanha rodeada de estrelas que aparece no início dos filmes? Essa todo mundo lembra!

Portão de entrada dos estúdios Paramount.
Portão de entrada dos estúdios Paramount.

O estúdio Paramount oferece tours guiados pela parte interna do prédio. Infelizmente não consegui fazer, pois os ingressos precisam ser reservados com antecedência – e a gente não tinha feito isso. Existem 3 opções: o tour mais simples, que dura 2 horas e custa $55 dólares por pessoa; o tour VIP, que dura 4h e meia e custa $178 dólares; e o tour após o anoitecer, que dura 2h e meia e custa $78. Clique aqui para mais informações sobre cada um deles ou para fazer sua reserva! Não vai comer mosca como eu! 😜

Endereço: 5515 Melrose Ave, Hollywood | Los Angeles, CA.

Beverly Hills

É uma cidade vizinha de LA (inclusive muita gente pensa que é um bairro), conhecida por suas mansões luxuosas e por ser o lar de várias celebridades. Além de ter sido palco de filmes famosos (que menina nunca sonhou com o guarda-roupa da Cher de ‘As Patricinhas de Beverly Hills’?). Pra falar a verdade, não tem muito o que fazer lá. É uma área bem residencial. Mas tem pessoas que adoram explorar a região, tentando descobrir a casa dos famosos.

Têm mapas na internet, que você pode seguir por conta própria (mas nunca esqueça que você não deve estacionar em frente às casas e muito menos entrar no quintal ou bater na porta. Passe pela frente sem parar o carro, bata fotos e siga a diante). Ou ainda, empresas que oferecem o tour guiado (exemplos aqui e aqui). Eu não fiz esses tours e não posso garantir como é, ok? Mas sei que são bem populares, e vi muitos deles rodando quando passamos por lá.

Além de bisbilhotar as casas das celebridades, aproveite para fazer fotos em uma das placas que sinalizam a entrada da cidade, e para conhecer o Beverly Gardens Park, que é um parque agradável e que também tem um letreiro com o nome da cidade.

Endereço do parque: 9390 Santa Monica Blvd. | Beverly Hills, CA.

Bem-vindos a Beverly Hills!
Bem-vindos a Beverly Hills!
Beverly Gardens Park (ou em tradução livre: Parque Jardins de Beverly)
Beverly Gardens Park (ou em tradução livre: Parque Jardins de Beverly)

Não bati foto de nenhuma casa, pois só demos uma volta na vizinhança, para ter uma ideia de como é.

Rodeo Drive

A Rodeo Drive é considerada a rua de compras mais charmosa do mundo. Não posso concordar pois não conheci nem 5% delas (hehehe). Mas comparando ao que já vi nessa vida, ela é sim, muito bonita! As grifes mais caras, as lojas mais badaladas… E claro, que eu fiquei só na calçada! 😝 Mas vale o passeio, nem que seja só para conhecer.

Esse quarteirão é considerado um dos mais caros do mundo. Faz sucesso desde a década de 1950, por abrigar lojas caríssimas e restaurantes idem. Geralmente quem compra coisas lá são famosos. Um ponto estratégico para encontrar celebridades, anota aí!

Endereço: A Rodeo Drive começa na Wilshire Boulevard, ao sul, seguindo até a Sunset Boulevard, na extremidade norte, onde as lojas dão lugar a casas de luxo.

Rodeo Drive.
Rodeo Drive.
Rodeo Drive.
Rodeo Drive.

Na esquina da Rodeo com a Wilshire Boulevard, está o Beverly Wilshire Hotel, que foi locação do filme Uma Linda Mulher.

Beverly Wilshire Hotel. Quem lembra da Vivien (Julia Roberts), fazendo compras em frente a essas janelinhas?
Beverly Wilshire Hotel. Quem lembra da Vivien (Julia Roberts), fazendo compras em frente a essas janelinhas?
Galeria de lojas no extremo sul da Rodeo Drive, quase na esquina com a Wilshire Boulevard.
Galeria de lojas no extremo sul da Rodeo Drive, quase na esquina com a Wilshire Boulevard.

Walt Disney Concert Hall

Fica no Centro Cívico, e é a casa de espetáculos que abriga a Orquestra Filarmônica de Los Angeles. A obra foi realizada principalmente com doações da família Disney, e levou 16 anos (de 1987 a 2003!!!) para ficar pronta. É uma das estruturas mais conhecidas dentre as concebidas pelo arquiteto canadense Frank Gehry. Um prédio fenomenal que merece ao menos uma espiadinha. Mas, se quiser ir mais a fundo e assistir a orquestra, os ingressos estão disponíveis aqui.

Endereço: 111 South Grand Avenue, Downtown | Los Angeles, CA.

Walt Disney Concert Hall. Foto: David McNew/Getty Images. Porque a minha foto foi batida de baixo e não captou nem metade dessa beleza.
Walt Disney Concert Hall. Foto: David McNew/Getty Images. Porque a minha foto foi batida de baixo e não captou nem metade dessa beleza.

Farmers Market e Shopping The Grove

Já falei dessas duas atrações aqui e aqui. Mas em resumo, o Farmers Market é a feira mais antiga de LA. Oferece as barraquinhas tradicionais com frutas e verduras frescas, e também opções de lanchonetes e restaurantes estilo mercado público, com comida típica de várias nacionalidades. E o The Grove é um centro de compras a céu aberto, anexo ao Farmers Market. São duas atrações super legais de combinar no mesmo passeio. Comer e comprar, quem não curte? 😁

Endereço: 6333 W. 3rd Street | Los Angeles, CA.

Entrada do Farmers Market.
Entrada do Farmers Market.
Shopping The Grove e o bondinho que leva até o Farmers Market.
Shopping The Grove e o bondinho que leva até o Farmers Market.

Griffith Park e Observatory

Griffith Park é o maior parque municipal em Los Angeles, criado para proteger 1.704 hectares de terras nas montanhas de Santa Mônica. A entrada ao local é gratuita, atraindo moradores e turistas para piqueniques em família. A vista para a cidade de Los Angeles é belíssima, rendendo boas fotos tanto dos prédios do Centro quanto do letreiro de Hollywood.

Lá também está o Observatório Griffith, que abriga um local de exposições sobre o espaço e um planetário. No planetário, um grande telescópio é aberto ao público quando anoitece. A cada dia, os visitantes podem observar um planeta ou estrela diferente, com a ajuda dos especialistas do local. Para obter mais informações, visite o site do observatório.

Endereço: 2800 East Observatory Road | Los Angeles, CA.

Griffith Park. Fonte: Wikipedia.
Griffith Park. Fonte: Wikipedia.
Griffith Observatory. Fonte: Wikipedia.
Griffith Observatory. Fonte: Wikipedia.
A vista da cidade a partir do Griffith Observatory. Fonte: Wikipedia.
A vista da cidade a partir do Griffith Observatory. Fonte: Wikipedia.

Sinal de Hollywood

O letreiro de Hollywood foi construído em 1923, e é a atração turística mais icônica de Los Angeles. Ele pode ser visto de vários pontos da cidade. Hoje em dia é proibido por lei ir até o lugar (não que algumas pessoas não se arrisquem!). Isso por vários motivos. Primeiro, risco de vida – as letras estão em um local íngreme e muitas pessoas já sofreram quedas no local. Também é uma mata com presença de cobras e outros animais peçonhentos. Segundo, porque o letreiro já sofreu ação de vândalos, e hoje é mais fácil de mantê-lo intacto, deixando as pessoas bem longe dele!

Essa é a vista do Griffith Observatory.

Hollywood Sign visto do Griffith Observatory. Fonte: Wikipedia.
Hollywood Sign visto do Griffith Observatory. Fonte: Wikipedia.

Mas se quiser chegar mais perto, um dos pontos mais bonitos de fotografar o letreiro, pra mim, é subindo North Beachwood Drive. É uma rua residencial, que se torna estrada de chão no final até chegar a um estacionamento. Não fui até o topo, porque nos contentamos com a vista da subida. Mas se você quiser ir até o final, deixe seu carro no bolsão de estacionamento e siga a pé pela trilha que é curtinha. Logo acima, à direita, estará o letreiro.

Essa é a visão ao subir a North Beachwood Drive.
Essa é a visão ao subir a North Beachwood Drive.

Gente, como já falei lá em cima, Los Angeles tem muitas outras atrações que infelizmente não tive tempo de conhecer. É o caso do Los Angeles County Museum of Art, The Getty Center, Museu de História Natural, os estúdios de Hollywood, etc. Mas, pelo menos ficou aquele gostinho de “quero mais”, e com certeza voltarei com o Otávio para desfrutarmos uns dias na cidade dos anjos 🙂

No próximo post, vou falar da praia vizinha à Los Angeles: Santa Mônica, outra local cheio de atrações imperdíveis!

Té a próxima! 😚

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.