Boston, Estudar

Aulas e cursos de inglês gratuitos em Boston

Uma das principais dificuldades dos brasileiros que vêm ou querem vir para os Estados Unidos é o domínio do inglês. E entender o idioma é crucial para que a pessoa se adapte mais rapidamente à vida por aqui.

Sabemos o quanto os cursos de inglês (estilo intercâmbio) são caros. Muita gente quer estudar mas não tem $$ para bancar os custos. Por isso hoje vamos mostrar pra vocês alternativas muito baratas e até gratuitas de estudar inglês em Boston. É claro que nenhum desses cursos dá visto de estudante. Mas a vantagem é que a grande maioria não exige documentação, então qualquer pessoa pode se inscrever (com visto de estudante, de turista e até quem está fora de status ou tem visto expirado…).

Separei a lista em duas categorias: os cursos totalmente gratuitos e os “quase-gratuitos”, que são aqueles que cobram uma pequena taxa de matrícula ou de material. Juntamos o máximo de informações possíveis sobre cada opção apresentada. Algumas estão mais completas e aquelas que não estão, deixamos link para os sites e telefones de contato, facilitando a vida de quem estiver interessado. Obviamente não conhecemos todas as escolas pessoalmente, mas todas foram selecionadas por meio de indicação da Prefeitura, da Biblioteca de Boston e de universidades locais. E, todas as escolas selecionadas para o post são acessíveis pelo transporte público de Boston (metrô ou ônibus).

GRATUITOS

  • Boston Public Library (Biblioteca Pública de Boston)

Biblioteca Pública de Boston
Biblioteca Pública de Boston

Tem duas modalidades de cursos de inglês gratuitos e abertos ao público:

Cursos de 16 semanas (4 meses) – Aulas 2 vezes por semana, em um ambiente de sala de aula tradicional. Tem lista de presença, provas e certificado no final, para àqueles que concluírem com êxito. Níveis vão de iniciante a intermediário-avançado. É preciso fazer o registo prévio, pois as vagas são limitadas. A próxima turma começa na metade de fevereiro/2016, mas as inscrições ainda não foram abertas.

Local: Central Library na Copley Square. O endereço é 700 Boylston St. Boston, MA. Dá pra ir a pé da região de Downtown Crossing e do Boston Common. As estações de metrô mais próximas são Back Bay (linha laranha) e Copley (linha verde).

Aulas-práticas de conversação – Reunião informal de um grupo guiado por um professor do idioma. A ideia é que as pessoas conversem em inglês para perderem a timidez e corrigirem erros da fala. Ocorre uma vez por semana, em diferentes branches (filiais) da Biblioteca. Confiram aqui a agenda e os endereços de cada branch. Esse não precisa de inscrição, é só aparecer nos dias marcados e participar do grupo.

  • Literacy Volunteers of Massachusetts

Local: Downtown, Boston.

A ONG “Voluntários de Alfabetização de Massachusetts” (tradução livre) oferece aulas particulares gratuitas para quem quer aprender inglês. São encontros semanais, com 2 horas de duração, entre o aluno e um tutor. Os horários e locais são definidos de acordo com a dupla. Um pouco intimidante mas muito mais efetivo. Eu já fiz aula particular e foi a época que aprendi mais rápido! Para participar, basta ser maior de 16 anos e não pode estar matriculado em nenhuma outra escola (de inglês, college, etc). Inscrições no local (pode ser que o aluno entre em lista de espera). Mais informações aqui.

Endereço e como chegar: 8 Faneuil Hall Marketplace – 3rd Floor, Boston, MA. Para chegar lá, linha laranja ou verde do metrô até Haymarket, linha azul até a State, linha vermelha até Downtown Crossing.

  • English Innovations Massachusetts

Local: East Boston ou Roxbury, Boston, MA.

Cursos intensivos de 11 semanas, com aulas 3 vezes por semana. Em East Boston, é às terças, quartas e quintas de noite (das 17h30 às 20h) e em Roxbury é às terças, quartas e quintas pela manhã (9h30 às 12h). Turmas começando agora em janeiro. Registro pode ser feito online aqui, pelo telefone (508) 289-1553 com Luiza (acho que ela é brasileira) ou ainda via e-mail englishinnovations@miracoalition.org. Eles também tem infos no facebook, veja aqui.

Endereços e como chegar: East Boston – 250 Sumner St, East Boston, Boston, MA. Pra ir até lá, é só pegar a linha azul do metrô e saltar em Maverick.

Roxbury – 1175 Tremont St, Roxbury, Boston, MA. Acessível pela linha laranja do metrô, saltando na estação Ruggles.

  • Boston International Academy (Fenway-Kenmore)

Local: Fenway-Kenmore, Boston, MA.

Todas as quintas-feiras, das 18h30 às 21h, a Boston International Academy oferece aulas de inglês com foco na leitura, um pouco de gramática e muita conversação. São aulas mais leves, que incluem lanche (também gratuito) e jogos. Segundo os organizadores, é um lugar para praticar o inglês e fazer amigos. Não precisa de inscrição prévia.

Endereço e como chegar: 874 Beacon St, Boston (entrada pela porta lateral da Ruggles Baptist Church). Para chegar lá, dá para pegar os trens da linha verde do metrô e saltar na estação Fenway.

Contato e mais informações: Davi (781) 820-0988 ou nesse link.

  • Boston International Academy (Brighton)

Local: Brighton, Boston, MA.

Boston International Academy
Boston International Academy

Esse é um grupo de conversação, chamado de Speaking Club. Ocorre todas as sextas-feiras, das 15h às 16h30. Cada semana, um tema novo é discutido entre os “alunos” e o instrutor. Também não precisa de inscrição prévia, é só aparecer.

Endereço e como chegar: 1642 Commonwealth Avenue, Brighton, Boston. Dá pra ir com o trem B da linha verde, saltando na estação Washington Street (essa é a opção mais perto, que você caminha menos da estação até a escola). Mas também dá pra pegar o trem C, saltando em Tappan Street.

  • Boston College Neighborhood Center

Local: Brighton, Boston, MA.

Aqui, as aulas são destinadas para pessoas que vivem e/ou trabalham em Allston e Brighton. Os níveis vão de iniciante-avançado (ou seja, já tem que entender um pouco do idioma) ao intermediário-avançado. Cada curso tem duração média de 4 meses, sendo ministrados por alunos voluntários do Boston College.

As inscrições podem ser feitas via formulário online ou diretamente no local. A previsão de início das aulas é meados de fevereiro/2016.

Endereço e como chegar: 480 Washington Street, Brighton, Boston, MA. A estação de trem mais perto é a Boston College da linha verde (trem B). Mas fica há 18 minutos a pé do Neighborhood Center. Dependendo de onde você vem, podem ter linhas de ônibus com paradas mais perto do local.

  • Cambridge Public Library (Biblioteca Pública de Cambridge)

Local: Cambridge, MA.

Biblioteca Pública de Cambridge. Foto: Wikipedia
Biblioteca Pública de Cambridge. Foto: Wikipedia

Oferece quatro níveis de aula (iniciante 1, iniciante 2, intermediário, avançado). As aulas são independentes umas das outras, então você pode frequentar as que quiser (de acordo com seu nível, claro). Não precisa de registro prévio. Como tem diferentes horários, em vez de listar todos aqui, compartilho o calendário nesse link.

Endereço e como chegar: Central Square Branch – 45 Pearl Street, Cambridge, MA. Pegar a linha vermelha do metrô até a estação Central.

  • Somerville Public Library (Biblioteca Pública de Somerville)

Local: Somerville, MA.

Biblioteca Pública de Somerville. Foto: Wikipedia
Biblioteca Pública de Somerville. Foto: Wikipedia

Aulas uma vez por semana. Na biblioteca central (Central Library), ocorrem às terças-feiras, das 18h às 19h30. E tem também horários na East Branch e na West Branch. Confira detalhes aqui. Não tem inscrição prévia e nem sequência nas aulas, cada dia um tema, é só aparecer na hora marcada e participar.

Endereços e como chegar: Central Library – 79 Highland Ave. Somerville, MA. Pegar a linha laranja do metrô até Sullivan Square e depois tomar os ônibus 89, 90 ou CT2.

East Branch – 115 Broadway. Somerville, MA. Linha laranja também até Sullivan Square. Dali é 10 minutos caminhando ou, se preferir, pode pegar os ônibus 89 ou 101.

West Branch – 40 College Ave. Somerville, MA. Pra chegar lá, tomar a linha vermelha do metrô e saltar em Davis. Dali são 2 minutos caminhando.

Segundo informações da Priscila Martins, que é voluntária lá, esse programa não está aceitando novos alunos no momento. No entanto, vale ficar de olho caso ele volte à ativa. Aparentemente, voltaram à aceitar alunos.

  • The Immigrant Learning Center

Local: Malden, MA.

The Immigrant Learning Center
The Immigrant Learning Center

Aulas voltadas apenas para adultos (maiores de 16 anos), com objetivo principal de inseri-los no mercado de trabalho. Cursos duram 4 meses e exigem registro prévio. O registro é feito pessoalmente; o aluno fará um entrevista que pode ser acompanhada de alguém para ajudar na tradução, isso para definir qual seu nível de inglês.

Mais informações aqui ou no telefone (781) 322-9777.

Endereço e como chegar: 442 Main Street, Malden, MA. Pra chegar lá, linha laranja até Malden Center.

QUASE de graça:

  • Teaching House Boston

Local: Downtown, Boston.

Sala de aula da Teaching House Boston. Foto: Reprodução/facebook.
Sala de aula da Teaching House Boston. Foto: Reprodução/facebook.

Essa é uma escola de formação de professores de inglês. E os futuros professores precisam cumprir uma carga horária mínima de aulas dadas para ganhar seu certificado. Por isso, eles abrem turmas de inglês [quase] gratuitas para os alunos. Mas não se engane, mesmo em treinamento, os professores são bons e as aulas levadas a sério. O curso é intensivo, tem 4 semanas de duração, com aulas de segunda a sexta-feira, 2 horas por dia. E dá um certificado de 40h no final (claro, para quem frequentar direitinho e passar nos testes)!

Eles cobram $20 de taxa de material e outros $40 para garantir sua vaga. Ao final do curso, alunos que tiveram frequência suficiente, recebem os $40 de volta.

As vantagens dessa escola é que ela tem ótima localização, coladinha no Quincy Market, e que tem turmas novas todo mês. Então se perder uma turma agora, no próximo mês já começa outra. A desvantagem é que não há curso para iniciantes. Apenas nível pré-intermediário até avançado.

Endereço e como chegar: 1 Faneuil Hall Square, South Market Building, Sala 4136, Boston, MA. Para chegar lá, linha laranja ou verde do metrô até Haymarket, linha azul até a State, linha vermelha até Downtown Crossing.

Mais informações pelo telefone (617) 939-9318 e/ou pelo e-mail englishclasses@teachinghouse.com.

  • Brazilian Immigrant Center

Local: Allston, Boston, MA.

O Centro do Imigrante Brasileiro oferece cursos com 16 semanas de duração (média de 4 meses), 5 horas por semana. Eles cobram uma pequena taxa de inscrição, na faixa dos $40-$50 (não consegui descobrir o preço atualizado) para 16 semanas de curso, 5 horas por semana. A vantagem, claro, é que os funcionários do Centro falam português, então quem não sabe nada de inglês consegue se virar sozinho na inscrição. A desvantagem, é que muitos brasileiros juntos tendem a falar português entre si, retardando o aprendizado de outro idioma.

Endereço e como chegar: 14 Harvard Avenue, 2nd Floor, Allston, Boston, MA. Pra chegar lá, dá pra pegar o trem B da linha verde e saltar em Harvard Ave.

Mais informações no site ou através dos contato: (617) 783-8001 ou bic@braziliancenter.org.

  • Revere Community School

Local: Revere, MA.

Nessa escola comunitária em Revere, são oferecidos quatro níveis de inglês: iniciante, intermediário 1, intermediário 2 e intermediário 3. Cada nível dura 10 semanas, com 6 horas de aulas semanais (três vezes por semana) e mais 1 hora de instrução individual. Cada nível custa $65 dólares. O cadastro deve ser feito no local. Mais informações aqui.

Endereço e como chegar: 101 School Street, Revere, MA. Saindo da estação Haymarket, no Centro, com os ônibus 424 ou 450. Ou pegando o trem da linha azul até Wonderland, e lá trocar para os ônibus 110 ou 117.


É isso, pessoal! Espero que tenham gostado da ajuda. E lembrando que existem muitos outros cursos gratuitos, geralmente nos centro comunitários, bibliotecas municipais, escolas públicas, centro de ensino para adultos (Adult Learning Centers), etc. Então sem desculpa para aprender inglês, hein? Oportunidades é que não faltam em Boston.

Também estamos em várias redes sociais, curta e nos siga no: FacebookYoutubeTwitter e Instagram. Temos conteúdos exclusivos em cada uma delas, todos os dias! 🙂

Té a próxima!

Post atualizado em 05/05/16 e atualizado novamente em 26/08/16 para modificar informações sobre o curso de Somerville e links novos os cursos.

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.

  • Milena, se o intuito da vinda deles é mais inglês do que turismo, nós sugerimos fazer um curso pago com mais carga horária. Esses cursos servem mais para: quem está mais turistando do que pensando em estudar, quem já mora aqui faz tempo e precisa reforçar o inglês ou pra quem já faz cursos pagos e ainda quer mais. Não sabemos se eles aceitam adolescentes, é provável que não, já que são cursos voltados para adultos. 😉

  • Milena Rodrigues da Silva

    Oi Otávio e Luciane. Adoro o Roteiros e Relatos. Super interessante o post. Adorei porque eu pretendo fazer turismo e aproveitar para levar os meus filhos para aprimorar o inglês. Vocês sabem se algum desses cursos aceitam adolescentes?

  • Bruna, seu caso é complicado pois envolve múltiplos fatores como: dinheiro, conhecidos aqui e visto americano. Se você quiser vir com o propósito de estudar mesmo, nós sugerimos você ver este post nosso: http://roteiroserelatos.com.br/cursos-de-ingles-em-boston-com-visto-de-estudante/

    De todo jeito, eu te aconselharia a ficar no Brasil mais um tempo, juntando dinheiro e já estudando. Não dá pra fazer as coisas sem planejamento pra depois passar necessidade, sei que pareço um pai chato mas é que eu não gosto que ninguém chegue aqui e fique com “uma mão na frente e outra atrás”. 😉

  • Valeu Adriana! 😉

  • Valeu Mariana! 😉

  • Bruna

    Desculpa, o corretor do celular corrigiu uma palavra a qual estava certa. Não é fevereiro e sim Agosto, vou agora em Agosto.

  • Bruna

    Eu quero ir pra Boston, agora em fevereiro. E eu estou perdida, sei falar inglês o básico dos básico. E aqui na onde eu moro as escolas de curso de inglês, só fecha negócio se for o curso completo de 18 ou 30 meses. Estou perdida, não sei o que fazer e a quem recorrer. Me ajuda por favor?! o que vocês me aconselharia, a esperar ou ir mesmo pra boston?

  • Adriana Zamboni

    Informações excelentes!
    Estão de parabéns!

  • Mariana Graça Torres

    Adorei o post, parabens…

  • Pingback: Cursos de inglês em Boston com Visto de Estudante - Roteiros e Relatos()

  • Vanessa Marques

    Oieeeee! Td bem? Acabei de encontrar a page e já me apaixonei! Bombando de dúvidas na minha cabeça! Mandei e-mail! Espero que possam me ajudar! Bj

  • Oi Marcelo, MUITO OBRIGADO pelo seu comentário. Nós concordamos plenamente com você sobre o número de comentários aqui. Às vezes bate um desânimo mas aí recebemos mensagens como a sua e aí vemos que sim, temos que continuar escrevendo. Valeu! 😉

  • Marcelo Henrique

    Estou impressionado com a qualidade das postagens e perplexo com a falta de comentários em posts tão completos (espero que os seus acessos sejam o oposto). Eu e minha esposa estamos indo viajar a Boston daqui a poucos dias e este site tem nos ajudado muito. Continuem o bom trabalho, não desanimem! Obrigado!