Compras, Eletrônicos, Nova York

B&H Photo – O paraíso de equipamentos eletrônicos em NYC

Você, que já lê nosso blog há algum tempo, sabe que Nova York é um dos paraísos de compras no mundo. A cidade que nunca dorme tem opções para todos os gostos: roupas, cosméticos, comidas, entretenimento e, principalmente, lojas de eletrônicos. E é sobre elas que vamos falar hoje.

Então já vou começar com uma dica quente: fuja das lojinhas cheias de câmeras e celulares perto dos pontos (e ruas) turísticas. A maioria delas é de produtos remanufaturados (refurbished), ou seja, produtos que apresentaram problemas e foram devolvidos para as fábricas consertarem. São produtos em pleno funcionamento mas já usados e com garantia reduzida. Além do mais, geralmente não fornecem nota fiscal e te empurram coisas desnecessárias. São lojas pega-turista.

Lojas falcatruas em NYC
Lojas falcatruas em NYC

Há também as redes de lojas de varejo: Best Buy, Staples, Radioshack (que já pediu falência e tá moribunda), entre outras.

Essas são boas pra quando você não manja muito da área ou precisa comprar os produtos mais vendidos das grandes marcas. São lojas que o seu pai entraria e sairia feliz com a compra.

Agora você, que curte eletrônicos de ponta (os melhores de suas categorias), tranqueiras para facilitar a vida, brinquedos de luxo (drones, GoPros) e tudo aquilo que a maioria dos seus amigos não conhece, a sua loja é a B&H Photo.

B&H Photo
B&H Photo

A B&H Photo

Localizada na esquina da West 34th Street com a 9ª Avenida, a uma quadra de distância do Madison Square Garden no sentido leste-oeste.

B&H na West 34th Street
B&H na West 34th Street

Fundada em 1973 por um imigrante judeu hassídico ortodoxo, a loja emprega, em sua maioria, membros desta comunidade. É considerada a maior loja de equipamentos profissionais de foto, áudio e vídeo dos Estados Unidos, atendendo mais de 10 mil pessoas por dia.

Por ter sido fundada por ortodoxos, ela tem suas peculiaridades: não abre e nem processa compras online a partir das 13h da sexta até o final de sábado, em respeito ao Shabbat. Além de, claro, respeitar todos os feriados judaicos. Então, caso você não seja judeu, vale a pena entrar no site e conferir se eles estarão abertos quando você quiser ir/comprar online.

Funcionários da B&H
Funcionários da B&H

Como chegar lá de metrô? Linhas A/C/E/1/2/3 até a estação 34st/Penn Station. Saia da estação, de preferência, na rua 34 e ande em direção oeste, a esquerda.

Como chegar lá de ônibus? No sentido norte-sul, as linhas M11/M12/M20 e M7 passam perto, sendo a M11 a mais próxima. No sentido leste-oeste, a M34 é a única linha e te deixa bem na porta.

Meu conselho é que aproveite a visita na Times Square e vá a pé ate lá, descendo a Sétima Avenida, no sentido norte-sul, até a rua 34. São 10 minutos de caminhada e muitos turistas.

Ao chegar na frente da B&H, você vai achá-la pequena. Ledo engano, ao entrar você vai se deparar com um novo mundo. Não há nada no mundo dos eletrônicos que não esteja lá.

Fachada da B&H
Fachada da B&H

A loja é tão grande e com tantos itens que há um sistema de entrega por trilhos bem em cima da sua cabeça. E é muito legal ver as caixas verdes passando “voando” por ali.

Outra vantagem é a presença de funcionários que falam outras línguas, entre elas, o português. Procure os funcionários com a bandeirinha do Brasil ou Portugal. Há também os que falam inglês mas estão buscando aprender português então tentam falar com você e te ajudar e sendo ajudado no aprendizado da língua.

Minhas dicas

Em relação ao preço dos produtos em comparação com outras lojas físicas, os preços da B&H tendem a ser um pouco menores, principalmente se levarmos em conta que sempre há algum kit pronto para diminuir os preços/brindes. Fique também nos “rebates” direto na loja e fuja dos “mail-in rebates”.

Lembre-se que a taxa de compras em Nova York gira em torno de 9% (8.875 pra ser mais preciso). Então tudo que você comprar terá essa adição ao final.

Balcões de atendimento
Balcões de atendimento

Eles aceitam cartão de débito e crédito, desde que habilitados internacionalmente, ou seja, cartões internacionais. Cabe lembrar também que o nome do cartão deve ser igual ao seu documento de identificação.

Há uma fila expressa lá dentro para quem paga em dinheiro, que é BEEEEEEM mais rápida do que a de pagamento em cartão.

Não fique com medo de fazer perguntas para os funcionários tiozinhos mal encarados, eles são assim naturalmente mas é só fachada, todos são mais do que simpáticos.

Ilhas das marcas grandes
Ilhas das marcas grandes

Em relação a perguntas, os funcionários são muitos bons em fazer comparações de produtos e são bem treinados para atender nos seus setores, sendo assim, se você for comprar um produto que tenha a marca cara e a marca barata, tendo a barata uma melhor perfomance, o vendedor irá lhe dizer sem o menor constrangimento. Isso acontece porque eles não ganham comissão e incentivam uma aura de transparência e profissionalismo sobre os equipamentos.

A mesma coisa acontece sobre produtos que rompem a cota de importação brasileira, eles irão te avisar sobre o risco de ser taxado no retorno, caso sua compra ultrapasse o valor.

Tente ir logo cedo na loja, os vendedores te dão mais atenção e você pode experimentar os produtos por mais tempo. Isso é importante caso sua compra seja algo muito caro tipo lentes e corpos de câmeras.

Fique de olho na seção de equipamentos usados. Há verdadeiras pechinchas lá e é seguro para quem não quer se arriscar na Craigslist.

Setor de usados da B&H
Setor de usados da B&H

Enfim… Se você não conhece a B&H Photo, sugiro que na sua próxima viagem à NY ela seja incluída na lista. Por mais que você [a princípio] não queira comprar nada relacionado a câmeras, você vai se deparar com os mais diversos equipamentos de som (caixinhas portáteis, fones de ouvido, quem não usa?), celulares e acessórios (alô! capinhas para iPhone), computadores e os mais diversos acessórios (cases, mouses), etc. Você vai acabar saindo com uma sacolinha de lá.

Ah! E a última dica: se você usa o Foursquare, geralmente um check-in na loja te dá direito a um brinde na saída, após o pagamento da sua compra. Perdemos as contas de quantas mochilinhas e bolsas com o logo da B&H já temos aqui em casa 😉

Té a próxima!

PS: As fotos deste post são minhas e do instagram/facebook da B&H.

PS2: Me contrata B&H! =)

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.