Gramadão!
Atrações, Boston, Parques

Boston Common – O Central Park de Boston

Você sabia que Boston também tem o seu Central Park? Ele não é tão grande e extenso como o de Nova York, mas é dono de um charme único, cravado bem no centro da cidade.

Brewer Fountain com a Massachusetts State House ao fundo.
Brewer Fountain com a Massachusetts State House ao fundo.

O verão vem chegando e esse é um espaço muito utilizado para relaxar debaixo de uma árvore e/ou praticar esportes.

Pessoal caminhando.
Pessoal caminhando.

O nosso (será que já posso chamar de nosso?) Boston Common foi nomeado assim porque era um grande pasto usado por todos os moradores (os ricos, né?) da colônia para alimentar seus animais até 1830. A tradução literal seria comum, mas creio que universal ou popular sejam os termos mais corretos.

Galera relaxando no Boston Common.
Galera relaxando no Boston Common.

Ele é o parque urbano mais antigo dos Estados Unidos, tendo sido fundado em 1634. E além de servir como pasto, já foi palco de enforcamentos, diversos protestos e também foi o campo militar na revolução norte-americana.

Gramadão!
Gramadão!

Após a delimitação das dimensões e gradeamento, ele foi considerado o primeiro parque realmente público do mundo.

A entrada é totalmente gratuita e ele fica aberto 24 horas por dia. Na prática, se você for de madrugada só vai poder andar pelo pontos centrais.

Um dos cafés...
Um dos cafés…

Como chegar lá?

Mapa do Boston Common e do Public Garden.
Mapa do Boston Common e do Public Garden.

De metrô: Linha vermelha até a estação Park Street ou linha verde até as estações de Boylston ou Park Street.

De ônibus: Linha 39

De carro: Boylston Street com a Charles Street. Por que lá? Pois há um estacionamento subterrâneo na Charles.

A pé: Boylston Street com as ruas Charles e Tremont. Tremont Street com a Park Street. Beacon Street com as ruas Park e Charles. Três opções para você escolher a mais fácil.

Atrações

No Boston Common há muitas atrações, além de ser o ponto de partida da Freedom Trail. De monumentos temos: The Soldiers e Sailors, em homenagem aos combatentes da guerra civil. É na colina onde ele foi erigido que são colocadas as bandeirinhas norte-americanas no Memorial Day.

The Soldiers e Sailors Monument
The Soldiers e Sailors Monument

A escultura em bronze, em homenagem ao integrantes do 54º regimento do exército e ao seu comandante Robert Shaw, fica quase nos limites do parque com a rua Beacon. Esse regimento atuou na guerra civil e até hoje é considerado como de elite, pela sua preparação forte e atuação brilhante.

Escultura do Shaw
Escultura do Shaw

Ainda sobre guerras, há o monumento em memória das vítimas do Massacre de Boston, evento ocorrido lá no período pré-revolução americana e que deu combustível para esta revolta. 5 homens jovens foram mortos à queima-roupa pelo exército britânico.

Boston Massacre Memorial
Boston Massacre Memorial

Você sabia que em Salvador, na Bahia, há uma fonte igual a uma que existe no The Common? Há pelo menos mais 14 cópias da Brewer Fountain pelo mundo e ela retrata mulheres da mitologia Grega.

Brewer Fountain com a igreja da Park Street ao fundo.
Brewer Fountain com a igreja da Park Street ao fundo.

E pra finalizar, o Coreto Parkman é uma bela amostra do contraste entre os prédios modernos ao redor e a arquitetura mais antiga do parque.

Coreto e o contraste.
Coreto e o contraste.

Frog Pond

Definitivamente, o ponto mais visitado do parque é o lago dos sapos, ou Frong Pond em inglês. No outono e na primavera, é um ótimo ponto para sentar no café e curtir a vista. Ou pegar um suco e sentar nos bancos ao redor do carrossel.

Frog Pond.
Frog Pond.

No verão, prepare-se para se molhar, pois eles colocam um jato vertical de água em funcionamento. Caso não queira se molhar todo, sente nas extremidade para poder molhar os pés para aliviar o calor.

Carrousel.
Carrossel.

Já no inverno, um rinque de patinação no gelo é montado ali e você pode se exercitar ou só ficar nas laterais vendo os tombos dos outros.

Na beira do Frong Pound, fica uma das mais visitadas (logo, também fotografadas) esculturas do parque: o Tadpole Playground Frogs. Na verdade, são seis esculturas de sapos antropomorfizados e simpáticos.

Todpole Playground
Todpole Playground
The frogs.
The frogs.

Enfim, recomendamos muito a visita no Boston Common, seja você morador ou turista. É um ótimo lugar para relaxar, tomar um café, fazer um piquenique, ou ainda se exercitar. Além do mais, a maioria das atrações turísticas de Downtown (o Centro), ficam nos arredores do parque, então você com certeza vai passar perto dele.

Boston Common no Memorial Day.
Boston Common no Memorial Day.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.