Atrações, Boston, Gratuitas, Parques

Boston Harborwalk

Boston é uma cidade que reúne o melhor de dois mundos: a beleza de ser um cidade litorânea com a vegetação de uma cidade do interior. Nós já falamos sobre os 10 parques que consideramos mais bonitos na cidade (clique aqui pra ver), e dentre esses alguns são no meio da cidade, alguns são no litoral. Hoje, vamos falar de um outro parque, que quando pronto será o maior de toda cidade. Esse parque chama-se Boston Harborwalk, ou em bom português, o calçadão do porto de Boston.

E por que será o maior? Ele tem ao todo 47 milhas (76 km), desse total, 38 milhas já foram construídas. 5 dos parques da nossa lista dos 10 parques (Christopher Columbus Park, Fan Pier Park, Paul Revere Park, o Piers Park e o John Paul II Park), um pedaço do Freedom Trail, o New England Aquarium, o ICA e o Museu do USS Constitution fazem parte da área do parque. Não é pouca coisa e é praticamente impossível você conhecer ele todo de uma vez só.

O Boston Harborwalk

Desde 1984, formou-se uma parceria, entre algumas entidades governamentais e não-governamentais, visando readequar as zonas litorâneas de Boston, trazendo novos acessos ao mar, que estavam sendo fechados com a criação de novos empreendimentos, principalmente no bairro de South Boston; novos parques e um caminho pavimentado que ligasse todos os bairros da costa marítima da cidade. Para vocês terem uma idéia, naquela época, a região do porto de Boston era considerada uma das piores de todo os EUA.

Os bairros que fazem parte do Harborwalk são: Charlestown, East Boston, North End, Downtown, South Boston e Dorchester.

E aí que quando todo mundo trabalha junto, mesmo que cada um tenha seus interesses no projeto, desde o bem público até a valorização de imóveis, o lance anda. E é por isso que ele já está com mais de 80% completos.

Dá uma olhada no que era pra ser o parque completo:

Mapa da previsão de construção do Boston Harborwalk
Mapa da previsão de construção do Boston Harborwalk

E aqui você pode ver o quê está, de fato, ligado continuamente:

Os bairros com menos avanço são Dorchester e East Boston. O primeiro por causa da sua dimensão geográfica, o segundo por estar do outro lado do canal, ligado diretamente ao centro apenas por túnel submarino, e pela existência do aeroporto Logan, o que inviabiliza boa parte da costa dele. Além disso, segundo o termo de parceria, quem deve financiar as obras são investidores privados (construtoras), logo quanto menos interesse deles nos outros bairros, menos avanço tem.

Pontos interessantes no Boston Harborwalk

Os pontos que vou escrever aqui estão diretamente dentro do Harborwalk e é claro que há muito mais opções nos bairros.

  • Em Charlestown, vale ver: Toda região do Navy Yard (USS Constitution, seu museu e o USS Cassin Young), o Paul Revere Park e a ponte Charlestown.

    USS Cassin Young
    USS Cassin Young
  • Em East Boston, vale ver: O Piers Park, o Lewis Mall Harbor Park, o East Boston Greenway e o Lo Presti Park.

    Piers Park
    Piers Park
  • Em North End, vale ver: Langone Park, Battery Wharf Hotel Boston Waterfront (e a possibilidade de ver um navio da Guarda Costeira) e o Christopher Columbus Park.

    Harborwalk passando pelo Christopher Columbus Park.
    Harborwalk passando pelo Christopher Columbus Park.
  • Em Downtown, vale ver: O Long Wharf, New England Aquarium, Boston Harbor Hotel e a ponte fechada da Northern Avenue.

    Harborwalk do lado do New England Aquarium
    Harborwalk do lado do New England Aquarium
  • Em South Boston, vale ver: O Fort Point Channel, Fan Pier Park, o ICA, o Seaport/World Trade Center, o Boston Fish Pier e o M Street Beach.

    Harborwalk no Fort Point Channel
    Harborwalk no Fort Point Channel
  • Em Dorchester, vale ver: A JFK Presidential Library, o Massachusetts Archives, a UMass Boston e a Savin Hill Beach.

    Harborwalk atrás da JFK Library
    Harborwalk atrás da JFK Library

E pra terminar, vale dizer que além do Harborwalk, Boston tem outro dois super-parques (que congregam outros parques menores): o Emerald Necklace e o Rose Kennedy Greenway, o qual já fizemos um post e você pode conferir aqui.

Você conhece o Boston Harborwalk? Já foi lá? Conta para nós aqui nos comentários! E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitterSnapchat e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.