Pride Parade
Atrações, Boston, Eventos Públicos

Boston Pride Parade – Diversidade em Boston

Desde 1970, várias cidades pelo mundo tem realizado paradas do orgulho gay, sendo a de São Paulo a maior do mundo. Logo, Boston não fica de fora deste movimento e esse ano celebrou o 45º ano do seu desfile. E diferentemente do Brasil, aqui é realmente uma parada, nada de festa com música frenética e todo mundo entrando na rua para acompanhar um trio elétrico.

Aqui é definido um percurso, a polícia coloca cercas e barreiras de acesso às ruas, os mais de 230 grupos desfilam um atrás do outro e as pessoas nas calçadas aplaudem, ou seja, sem loucura. E é por isso que muitos pais levam seus filhos, tudo ocorre com muita tranquilidade. Quem quer festar, tem que ir até o destino final e lá sim tem um palco com DJ e performers.

Boston Pride Parade 2015
Boston Pride Parade 2015

Outra coisa que vale citar é a participação maciça de todas as grandes empresas americanas, principalmente de tecnologia e bancos. Afinal, ficar de fora é perder um filão comercial que movimenta muito dinheiro. Você consegue imaginar empresas tradicionais brasileiras apoiando a parada? Se um comercial do Boticário já gera uma polêmica gigante… Só em São Paulo, o evento gera retorno de quase R$ 200 milhões na economia local.

Google apoiando o evento!
Google apoiando o evento!

Como começou?

Em junho de 1969, começaram os protestos da comunidade, chamados de “Stonewall Riots”, por causa das constantes batidas policias no bar gay Stonewall, na região de Greenwich Village em Nova York. E foram estes protestos que deram ínício ao movimento de conscientização e transformação da sociedade americana em relação à diversidade. Aí em 1970, para comemorar o aniversário dos protestos, as primeiras paradas aconteceram em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago, lares de grandes comunidades LGBTs.

Paz!
Paz!

Nos anos subsequentes, outras cidades abraçaram o movimento, assim como começou a internacionalização da causa. A de Boston iniciou também em junho de 1971 e tem acontecido entre as duas primeiras semanas deste mês, desde então.

A parada também tem um tema todo ano, em 2015 foi “Wicked Proud”, algo como imoralmente orgulhoso. Veja os temas de outros anos aqui. E é claro que o maior símbolo do movimento é a bandeira arco-íris, facilmente reconhecida em qualquer lugar do mundo hoje em dia. Cada uma das suas seis cores representa algo: vermelho, vida; laranja, recuperação; amarelo, sol; verde, natureza; azul, harmonia; e violeta, espiritualidade.

Gentarada!
Gentarada!

Onde acontece?

Ela acontece no centro de Boston, concentrando na Copley Square e indo em direção à Rua Boylston, ao Public Garden e ao Boston Common. O ponto final da parada é o Quincy Market e a Prefeitura, na City Hall Plaza. Começando ao meio dia em ponto e sem hora para acabar (apesar de que as pessoas se dispersam depois do pôr do sol).

Mapa
Mapa
Rua Charles tomada de gente
Rua Charles tomada de gente

Para chegar no ínicio, pegue a linha verde do metrô e salte ou na estação Copley ou na estação Arlington. Para ir ao final, você pode pegar a linha laranja ou a linha azul e saltar na estação State, seguindo depois na direção norte.

Pride Parade
Pride Parade

E para finalizar, gostaríamos de dizer que foi muito legal ter ido na parada e é um orgulho sermos apoiadores das causas LGBTs. Cada ser humano é responsável apenas por si mesmo, e ninguém deve dar opinião sobre o outro, principalmente em relação à sexualidade.

Cada um é cada um
Cada um é cada um
Nós na parada!
Nós na parada!

Se você estiver em Boston, vá a parada e seja feliz!

#LoveWins

Té a próxima!

=)

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.