Boston Public Market
Atrações, Boston, Gratuitas, Onde Comer

Boston Public Market, o novo mercado público

A pouco menos de um mês, no final de julho, abriu um novo mercado público aqui em Boston, o Boston Public Market. Aliás, se formos levar ao pé da letra, ele é o único, afinal o Faneuil Hall Marketplace é totalmente privado. Outra diferença básica é que no primeiro você pode comprar frutas, verduras, legumes e carnes frescas, já no segundo não, apenas vai encontrar comidinhas prontas e artesanato.

Se estiver no celular abra esse vídeo no aplicativo do Youtube e movimente seu celular. Se estiver no computador, abra pelo Chrome, Firefox ou Internet Explorer, e para mudar a direção use as teclas W, A, S, D.

Numa localização bem fácil para turistas e moradores, bem no centrão da cidade, esse mercado tem tudo para ser um sucesso.

Breve história

Now open
Now open

Em 2001, um grupo de produtores agrícolas decidiu fundar uma associação com o objetivo de fazer feiras a céu aberto na cidade e também para pressionar o governo, mostrando a necessidade desse tipo de feira para o desenvolvimento de negócios locais e a disponibilidade de alimentos frescos para a população.

Beleza pura
Beleza pura

E até 2011 eles ficaram assim, quando o governo local decidiu apoiar a causa, tornando-se oficialmente parceiro da associação, investindo dinheiro e buscando um local fixo para abertura de uma feira coberta, num espaço de fácil acesso mas ao mesmo tempo moderno e seguro.

Tão perto do RMV que tem uma saída pra ele dentro do mercado
Tão perto do RMV que tem uma saída pra ele dentro do mercado

Então, finalmente bateram o martelo pelo espaço atual, bem em cima da estação Haymarket do T, no mesmo complexo do RMV, que é o DETRAN daqui e próximo à prefeitura. Ou seja, um lugar que todo mundo passa em algum momento.

Mother Juice
Mother Juice

O espaço foi totalmente renovado, ganhando amplas janelas de vidros, sistemas de segurança e de acessibilidade. Além disso, foram instaladas estruturas para atender as necessidades dos vendedores, como sistema hidráulico e refrigeração. Essa reforma levou quase 4 anos para ser concluída e o mercado foi aberto em julho de 2015.

Balcão com produtos do BPM
Balcão com produtos do BPM

Como chegar no Boston Public Market

De metrô: Linha Verde ou Laranja até a estação Haymarket. Siga as indicações das placas em direção ao RMV e você sairá na porta ao lado do Boston Public Market.

A pé, do Faneuil Hall: Saia na Rua Congress, na parte da frente do Faneuil Hall (onde tem a estátua do Samuel Adams), vire à direita, passe pelo memorial do holocausto e você estará na frente do mercado. Menos de 5 minutos de caminhada.

Mamadou's
Mamadou’s

A pé, do Boston Common: Saia do Common na esquina da Rua Park com a Rua Tremont, siga no sentido contrário do fluxo da Tremont até o final, onde ela vira a Rua Court. Atravesse a City Hall Plaza entre o prédio da prefeitura e o outro prédio grande. Você sairá na esquina do mercado. Pouco mais de 10 minutos de caminhada.

De carro: O endereço do Boston Public Market é 100 Hanover Street e para deixar o carro use o estacionamento do Government Center, na 50 New Sudbury Street. O valor é de US$ 30 por hora. É, salgado.

O mercado está aberto de quarta à domingo, das 08 da manhã até às 20h.

Feito pra comprar
Feito pra comprar

O quê tem lá?

Resumidamente, barracas de frutas, verduras, legumes, vegetais e carnes. Além disso, tem sucos naturais, chocolates, sanduíches e objetos para cozinha. Atualmente, são 35 produtores utilizando o espaço. E o grande diferencial deles é que tudo é produzido na região da Nova Inglaterra.

Mapa do Boston Public Market
Mapa do Boston Public Market

Vale pegar o mapa aqui, são 3 corredores grandes, com um espaço para mesas no meio, chamado The Hub, o eixo. Nas laterais, também há corredores que levam para outros lojinhas, aos banheiros e ao The Kitchen, que é um espaço com uma cozinha top de linha especialmente montada para aulas, cursos e exibições da arte culinária. Veja a agenda deles para saber o que vai ter lá aqui.

The HUB
The HUB
The Kitchen
The Kitchen
Lá dentro da Kitchen
Lá dentro da Kitchen
Jasper Hill Farms
Jasper Hill Farms

Os maiores destaques pra gente foram: O Mamadou’s Artisan Bakery, que vende pães artesanais e com sabores especiais; o Jasper Hill Farms com queijos muito bonitos; o Taza Chocolate, que vende chocolate de qualidade e o Beantown Pastrami Company, que vende pastrami (e é díficil encontrar em Boston, diferentemente de NY) e sanduíches com ele. Você pode ver todos eles aqui. Nós acreditamos ser bom olhar no site deles porque nem todos os produtores tem espaço permanente, alguns vão ficar poucos meses.

Taza Chocolate
Taza Chocolate
Pias e bancadas
Pias e bancadas

Outra coisa legal é que nos corredores você vai ver espaços com pias e bancadas, encorajando a galera a comprar os produtos ali e já preparar algo para comer.

Corredor
Corredor

Bom, já deu pra perceber que a minha opinião é que o mercado é muito bonito e acessível. Mas financeiramente vale a pena? Sim e não. Se você é ligado na modinha dos orgânicos e gosta de pagar caro por uma fruta ou verdura é o seu lugar. Se você quer achar algo bem diferente como pastrami feito pelo 19ª geração de imigrantes judeus do oeste de Massachusetts ou gosta de organização, sem tumulto, aqui também é seu lugar.

Espaço Kids
Espaço Kids

Se você é como eu e só quer comprar produtos baratos, saia do mercado e vá na feirinha ao céu aberto bem ao lado (enquanto ela existir), que com certeza vai pagar bem menos e também ter produtos de qualidade. O porém é que ela só funciona sextas e sábados, além de ser uma bagunça dos infernos.

Frutas frescas e bonitas
Frutas frescas e bonitas

Mas mesmo que eu não fosse comprar nada, eu daria uma passada só pra ver as novidades e produtos diferentes. E esperamos que você vá também!

Té a próxima! =)

Confira mais posts sobre a cidade de Boston aqui. E siga a gente também nas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook. Te esperamos por lá!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.