Atrações, Boston, Eventos Públicos

Brazilian Festival, o festival brasileiro de Boston

Você que acompanha o blog sabe que nós nunca escrevemos um post sobre algo que nunca fizemos/participamos/testamos. Mas hoje, e só hoje, vamos deixar essa regra de lado pois descobrimos algo que vale a pena ser divulgado: o Festival da Independência do Brasil/Brazilian Independence Day Festival in Boston.

20298_989431187815372_6523805075764859365_n

21º Festival da Independência do Brasil

Esse festival celebra o Brasil e os brasileiros (que não são poucos aqui na região de Boston), e foi criado em 1995 pelo Grupo Mulher Brasileira. Uma ONG que dá suporte às imigrantes brasileiras, principalmente nas áreas de saúde, assistência legal e capacitação profissional.

Comunidade brasileira participando
Comunidade brasileira participando

Como você já deve ter lido no nosso post de 1 ano morando em Boston, não é fácil chegar em um novo país, começar uma vida do zero, reaprender as coisas mais simples como abrir conta em banco, encontrar um emprego, consultar um médico. Tudo isso, enquanto você se adapta ao novo idioma. Por isso, o trabalho de apoio que essa ONG faz é tão importante para a comunidade brasileira.

Programação do Festival 2016
Programação do Festival 2016

Voltando a falar do Festival, ele conta também com a parceria de outra ONG, a MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (que também presta serviços e assistência aos povos falantes da língua portuguesa) e do Consulado Geral do Brasil em Boston. Três instituições que todo brasileiro morando aqui deveria conhecer 🙂

Apresentações culturais
Apresentações culturais

E aí que lá em 1995, o Festival começou tímido e hoje ele é o maior evento feito pela comunidade e para a comunidade brasileira. Ano passado foram mais de 7.000 pessoas reunidas no Herter Park no bairro de Brighton, aqui em Boston, durante 6 horas! Confere como foi clicando aqui.

Rifa de produtos autografados
Rifa de produtos autografados

O legal do festival é que reúne tudo aquilo que gostamos em eventos de rua: música ao vivo, comida brasileira das boas e ainda estacionamento grátis! Pra quem tem filhos, também há uma variedade grande de atrações infantis. Dá pra ver que é um evento criado para toda família.

Muitas barracas de comidas brasileiras
Muitas barracas de comidas brasileiras

Nesse ano, vai acontecer no dia 11 de setembro, do meio-dia às 18h, no DCR Herter Park no 1175 Soldiers Field Road, Boston, MA 02135.

(E, como já é costume, esse evento já está na nossa agenda).

Semana Brasileira em Boston

O festival, claramente, é o ponto alto da semana brasileira em Boston. Mas há muitos outros eventos como: o hasteamento da bandeira do Brasil na praça da prefeitura de Boston (City Hall Plaza), na frente do Faneuil Hall/Quincy Market; apresentações culturais na cidade de Framingham; e a exibição gratuita de filmes brasileiros.

Nossa bandeira hasteada
Nossa bandeira hasteada

Dá uma conferida na programação completa, clicando aqui.

Doações

E pra manter esse festival de pé, já que ele é realizado gratuitamente todos os anos, o Grupo Mulher Brasileira pede para quem puder, que doe o seu tempo como voluntário ou contribua financeiramente, com valores a partir de $10. Para quem tem empresa aqui nos Estados Unidos, também é possível ser um dos patrocinadores, ajudando o festival e ainda divulgando seus serviços.

Dá uma olhada na campanha de doações clicando aqui, e se puder, contribua!

Jogamos (todos nós, eu, você, o mundo) tanto dinheiro fora com besteira, que eu acho que doar um pouco para algo verdadeiramente bacana, não vai matar ninguém.

Ah, e antes que alguém pergunte, esse post não é publicidade não. Por meio desse blog, nós já conhecemos tantas pessoas e histórias aqui em Boston, e vemos tantas dificuldades em comum entre os imigrantes: precisam estudar inglês mas não têm como pagar, não conseguem achar emprego, precisam de suporte legal, ou querem apenas fazer novos amigos e contatos. E são ONGs e eventos como esses que abrem portas e oportunidades para a nossa comunidade 🙂

Por isso, nós estaremos lá esse ano e esperamos te ver lá também!

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.