Califórnia, USA

Chandelier Tree em Los Angeles

Oi, pessoal!

Voltando a falar um pouco da California, hoje vamos dar uma dica de uma “atração” bem curiosa em Los Angeles. No bairro de Silver Lake, mais especificamente na esquina da West Lake Drive com a Shadowlawn Ave, fica a Chandelier Tree.

Foto: LA Times
Foto: LA Times

Uma árvore centenária com mais de 30 lustres antigos amarrados nos seus ramos.

A história da Chandelier Tree é bem curiosa. Ela fica no quintal da casa do artista/designer Adam Tenenbaum. Todos os lustres foram pendurados por ele mesmo, que no início não tinha a intenção de tornar sua árvore um ponto turístico.

Tudo começou quando ele ganhou um lustre vintage, sobra de um projeto que fez para um cliente. Achando que o lustre merecia um destino melhor do que o lixo, e não tendo espaço dentro de casa para pendurá-lo, colocou na árvore do jardim.

Foto: LA Times
Foto: LA Times

Depois vieram mais dois pendentes, e foi quando o designer visualizou sua árvore carregada deles. Ele queria mais. E foi isso que aconteceu: ao longo do tempo mais e mais peças foram adicionadas, e também foi instalado um sistema de eletricidade para acender todas as luzes.

A Chandelier Tree passou a ficar acesa todas as noites, atraindo cada vez mais turistas ao local. Hoje ela já tem suas próprias páginas no Facebook, Yelp, Swarm (antigo Foursquare), geotag no Instagram, etc. Isso para não mencionar um pequeno documentário que foi gravado em 2013 (clique aqui para ver).

Propostas de casamento e fotografias de casamento também são bem comuns de serem realizadas debaixo da árvore. Quando eu passei por lá, por exemplo, havia um casal fazendo fotos pré-wedding.

Foto: LA Times
Foto: LA Times

Para manter a árvore acesa, abaixo dela há um parquímetro velho – pintado sob medida – que está configurado para receber doações para compensar os custos de eletricidade. Ele aceita moedas, dinheiro em papel e até cartão de crédito. As doações ficam na faixa dos $200 dólares por mês.

Foto: LA Times
Foto: LA Times

A árvore fica há 10 minutos de carro do Griffith Observatory e 15 minutos de Hollywood (onde fica a Calçada da Fama).

Acho que vale uma passadinha se você estiver de carro indo ou vindo desses lugares. Outra dica: vá quando estiver anoitecendo ou já noite. Pois a árvore é muito mais bela com os lustres acesos. Eu passei durante o dia, num dia nublado e com apenas uma câmera de celular, então nenhuma das fotos ficou boa (ou melhor, não fez jus à beleza do local). As do post, como vocês podem ver, são do jornal Los Angeles Times.

Ah, outra coisa, por ser muito velha, pesquisadores afirmam que a Chandelier Tree deverá viver por mais uns 15 anos, apenas. Então se você quiser conhecê-la, melhor se apressar!

Té a próxima!

Mais posts sobre Los Angeles aqui.

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.