Burrito Bowl
Boston, Fast-Food, Fast-Food, Nova York, Onde Comer, Onde Comer

Comer arroz e feijão nos EUA – Chipotle

Uma das questões mais polêmicas em se tratando dos Estados Unidos é a comida. Muita, muita gente ainda tem uma visão antiquada de lá, achando que é impossível achar algo bom, barato e saudável.

Então, hoje vamos fugir do tema principal deste blog em termos de comida, nosso querido hamburger, e vamos falar de uma comidinha bem parecida com a brasileira, a feita na rede Chipotle.

Chipotle
Chipotle

A rede

Fundada em 1993 no Colorado, esta rede de comida mexicana já começou vendendo mais de mil burritos por dia para os estudantes da Universidade de Denver, e assim começou a se expandir. Logo, despertou o interesse da gigante do setor de fast food, Mc Donald’s, que investiu pesado na empresa até 2006. Nesse período crescerem de 16 lojas para 500. Hoje em dia conta com 1600 lojas próprias, já que não trabalham com franquiados.

Não dá pra dizer que eles são como a Starbucks (que você acha em TODA ESQUINA) em termos de quantidade de lojas, mas você sempre vai ter uma por perto.

Eu derrotado
Eu derrotado

O lema deles é “Comida com integridade”.

A comida

Chipotle é basicamente um tipo de pimenta mexicana, a jalapeño defumada, então é claro que a rede tem uma clara influência da culinária do México, adaptada para o gosto norte-americano. É a cozinha Tex-Mex.

Eles servem burritos, fajitas, tacos, quesadillas e saladas, acompanhados de arroz, feijão, carne da sua escolha e salada. Além de sour cream e guacamole, claro.

Não quer comer a massa de trigo do burrito? Tudo bem, peça um burrito bowl, que não é nada mais do que um prato de papelão, onde você pode pedir os mesmos ingredientes que pediria nas outras opções. Com ele, também fica mais fácil pedir quanto extras você quiser. Dá até pra dobrar/triplicar o pedido.

Burrito Bowl
Burrito Bowl

Em seguida começam os recheios, arroz com coentro (cilantro), feijão preto ou pinto (gente, é a marca mais famosa de feijão de lá, então sem gracinhas). O preto tem mais gosto de feijoada, já o pinto é bem sem graça, tipo feijão de buffet.

O Chipotle tem 4 opções de carnes e uma opção vegana em alguns restaurantes. São elas: frango grelhado, carne bovina grelhada, barbacoa (carne bovina de panela, desfiada e com tempero), carnitas (carne de porco desfiada e grelhada) e para os amantes dos animais, sofritas (belo nome), que nada mais é do que tofu temperado.

É grandinho
É grandinho

4 opções de molho também, do mais fraco ao mais apimentado: tomates frescos, milho apimentado, tomate e pimenta verde, e tomate e pimenta vermelha. Particularmente não curto esses molhos e nunca comi, então não posso opinar.

De salada, há pimentões refogados com cebola roxa (fajitas vegetables) e alface romana.

Você também pode adicionar os extras: guacamole, queijo e sour cream.

Delicia Tex-Mex
Delicia Tex-Mex

Escolha se quer nachos (eles chama de chips, nachos é só quando vem carne), escolha sua bebida e pague. Há cerveja Corona e margueritas em quase todas as lojas, já o refrigerante é refill.

Uma coisa eu posso te dizer, vale a pena. Dá pra viver fácil só comendo lá. E ainda matando a saudade ao comer arroz e feijão nos EUA.

É sucesso com a família!
É sucesso com a família!

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.