Boston, Nova York, Transporte, Transporte

De NY a Boston: de carro, ônibus ou trem?

Uma viagem à NYC nunca é entediante. Você nunca vai ter tempo suficiente para conhecer as atrações da Big Apple. Nós já estivemos na cidade a passeio por um mês. Veja bem, não saímos de lá por 30 dias seguidos e ainda assim não foi o bastante.

Mas não é por isso que você não pode combinar NYC com outra cidade. Já falamos da nossa roadtrip até Chicago, que foi incrível! Mas que exige um pouco mais de tempo, pois é uma viagem longa.

Se o seu tempo tá curto, mas gostou da ideia de esticar o passeio até algum lugar novo, certeza que a melhor opção é Boston! Somos suspeitos pra falar a respeito, afinal escolhemos esta cidade para morar.

Mas Boston é tão linda, gente! É uma cidade relativamente grande (a região metropolitana tem 4,5 milhões de habitantes), porém muito mais aconchegante que NYC. É histórica, com jeitinho de interior, onde o velho e o novo se contrastam de forma tão harmoniosa 😍 Temos vários posts sobre Boston aqui, dá uma olhada e vê se não vale a visita!

A praticidade de ir até Boston está nos 306 km de distância de NY. Relativamente perto. Dá pra ir em um dia de manhã e voltar no outro à noite. Mas o melhor mesmo são 3 dias, assim você curte com mais calma as atrações de Boston 🙂

Voltando às possibilidades, nós já fizemos esse trajeto de três maneiras diferentes. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, considerando três fatores: tempo, custo e conforto. Resumidamente é isso (valores para 3 dias de passeio – pois o carro é pago por diária):

Agora vamos aos detalhes.

DE CARRO

Pela estrada, o trajeto tem 345 km. A velocidade máxima permitida na maior parte do caminho é de 70 milhas (112 km/h). Então você chega em umas 4h (contando com parada rápida para usar o banheiro e/ou tomar um café). Em todo o trajeto você vai cruzar com várias rest areas, espaços onde você pode parar o carro para descansar. Na maioria delas tem banheiro. Além disso, tem muitos restaurantes e lanchonetes ao longo da via.

As rodovias são conservadas, seguras e bem sinalizadas. A maior parte do trajeto é em linha reta. Não passa por dentro de nenhuma grande cidade, então o trânsito tende a ser tranquilo. Só programa-se para que a saída e a chegada em cada uma das cidades não ser a hora do rush.

Dirigindo de NY à Boston.
Dirigindo de NY à Boston.
Dirigindo de NY à Boston.
Dirigindo de NY à Boston.

Nós alugamos um carro em Manhattan, na Dollar Rent a Car. Escolhemos essa locadora pois foi a mais barata na época. Foi o site que nos ofereceu o melhor preço e aí já reservamos por ali mesmo. Depois foi só chegar na loja com a reserva impressa, pagar e retirar o carro. Agendamos a saída da locadora para às 7h da manhã de um sábado. Primeiro porque queríamos chegar cedo em Boston, afinal a gente já iria voltar no dia seguinte. E segundo, porque teríamos que dirigir em Manhattan, o que é um caos, então de manhã cedo nos parecia mais tranquilo.

Para fins de planejamento, hoje em Manhattan, a diária de um carro econômico (Chevrolet Spark, Fiesta Sedan ou semelhantes) está na faixa dos 60 dólares. Um carro desse tipo faz na média de 50km por galão de gasolina (3,8L). O galão está saindo por 2,80 dólares (preço atualizado aqui). Então, em um cálculo rápido, você vai gastar 20 dólares de gasolina na ida e 20 dólares na volta.

Preço total da viagem em um carro econômico: 160 dólares para dois dias e 220 dólares para três dias. Lembrando que no carro cabem até 5 pessoas. Então, quanto mais gente no carro, mais barato. É uma opção econômica para famílias. Mas também, quanto mais ocupantes no carro, menos conforto.

Ainda assim, eu acho agradável. Você tem espaço para se mover, pode parar quando ou onde precisar, pode ouvir a música que quiser, conversar sem se preocupar em atrapalhar os outros, etc.

Dicas extras:

– A diária de um carro de tamanho médio (como um Toyota Corolla ou Hyundai Elantra) sai 63 dólares, apenas 3 dólares a mais! Só é bom dar uma olhada no consumo de gasolina, pois carros maiores gastam mais 🙂 Aqui tem um site do governo americano que ajuda você a calcular o consumo de gasolina em uma viagem pelas rodovias do país (animal!).

– É bom ter um GPS para dirigir nas estradas dos EUA. Se você estiver com internet no celular, use o Google Maps. Grátis e eficiente. Nós sempre fizemos dessa maneira. Mas se não tiver, alugue o GPS com a locadora, adicionando cerca de 50 dólares ao pacote (pois é, caro…).

– Não esqueça que também terá pagar pelo estacionamento do carro nos dias que estiver em Boston. Dentro da cidade, você provavelmente só vai usar o transporte público. Sugiro procurar um hotel com estacionamento incluído. Se tiver que pagar pela vaga, adicione esse valor no seu planejamento financeiro. Quando fizemos a viagem de carro, ficamos na casa de uma amiga que tinha garagem.

De ônibus

Essa opção é prática. Tem ônibus de hora em hora todos os dias, entre às 7h da manhã e às 20h da noite e mais horários extras na madrugada. Sempre saindo do Centro de NYC para o Centro de Boston. São várias as empresas econômicas que fazem o trajeto, por cerca de 20 dólares por pessoa (ida e volta).

South Station, em Downtown/Boston. É a estação onde chegam os ônibus e trens vindos de NYC.
South Station, em Downtown/Boston. É a estação onde chegam os ônibus e trens vindos de NYC.

Nós viajamos com a empresa chinesa Lucky Star Bus, por indicação de uma amiga. O ônibus sai de Chinatown (Endereço: 145 Canal Street, New York), mesmo endereço onde você pode adquirir os tickets. Nós compramos pela internet, no site deles, e retiramos o ticket no local, na hora do embarque. As passagens custaram 15 dólares para cada um.

Por um preço tão baixo, não espere conforto. Os funcionários não falam inglês, só chinês (se falam, não fazem questão de facilitar para o turista). Nós embarcamos no ônibus sem entender muita coisa, mas como estava escrito Boston lá na frente, confiamos, hehehe. Ônibus limpo, com banheiro e capacidade para mais ou menos 50 passageiros.

Não tem limite de quanta bagagem você pode levar, mas também não há controle de qual mala é de quem. Em cada parada eles abrem o bagageiro e as pessoas sozinhas tiram o que quiserem lá de dentro. Fiquei meio noiada que roubassem minha mala, onde estava meu notebook. Se acontecesse, eu não teria como provar que despachei coisas lá embaixo do ônibus. Mas, enfim, acho que essa é uma desconfiança de brasileiro, pois tudo correu bem.

Também, dizia que tinha wifi no ônibus, mas não funcionava. O banco era super apertado (com as costas estreitas), pior que um micro-ônibus. Só fomos de ônibus mesmo pelo preço, pois naquela viagem estávamos tentando economizar.

Fung Wah Bus, mesmo padrão da empresa que utilizamos.
Fung Wah Bus, mesmo padrão da empresa que utilizamos.

A viagem entre Boston e New York City de ônibus leva cerca de 4 horas e 30min no tráfego normal, podendo variar 30 minutos para mais ou para menos. Alguns ônibus fazem uma parada para descanso de 10 minutos em alguma lanchonete. O nosso parou no Burger King.

Tem outras empresas que fazem a viagem por preços bons, e algumas delas nem são chinesas (hehehe): BoltBus (a maior e acho que mais confiável), Megabus, YO! Bus e GO Buses.

BoltBus. Foto/divulgação: BotlBus.
BoltBus. Foto/divulgação: BotlBus.

Na maioria delas, os assentos são sem reserva, mas garantidos. Por isso é bom chegar cedo no embarque se você quiser escolher onde sentar. Comprando com antecedência, os preços também são melhores. Às vezes rolam promoções de passagens por 1 dólar (principalmente na Bolt e na Megabus)! Bom negócio, né?

Se você quiser um pouquinho mais de conforto, a Greyhound faz viagens na faixa dos 30 dólares. Eu não conheço, mas li em vários lugares que ela é um pouco melhor. E, por fim, a LimoLiner que oferece ônibus luxuosos, pelo valor de 89 dólares. Os veículos são mais modernos, com wifi (de verdade), tomadas, televisão, serviço de bordo, etc.

Preço total da viagem de ônibus: 20 dólares por pessoa em ônibus econômico e 90 dólares por pessoa em ônibus premium.

De trem

Viajar de trem também é prático. São duas possibilidades, oferecidas pela mesma empresa: a Amtrak.

A opção mais barata, que foi a que usamos, é o trem Northeast Regional, que parte da Penn Station em Manhattan para a Estação Back Bay ou a South Station em Boston. A viagem com esse trem leva de 4h à 5h, dependendo do horário e das condições climáticas. Ele pára onze vezes até chegar à Boston – nas cidades de New Rochelle (NY); Stamford, Bridgeport, New Haven, Old Saybrook, New London e Mystic (todas em CT); Westerly, West Kingston e Providence (em RI) e Westwood (em MA).

Mas quem vai à Boston não precisa e nem pode saltar. As paradas são tão rápidas que a gente quase não percebe. Eu nem lembrava de terem sido tantas assim. O trem é bem confortável, bancos espaçosos, mesa retrátil para usar computador, tomadas e wifi. Não é primeira classe mas é muito mais confortável que um avião. Custa 104 dólares por pessoa (ida e volta), comprando com antecedência. Só que não tem assento marcado. Então se o trem estiver cheio, você pode ter que sentar separado do seu companheiro de viagem.

Penn Station, em NYC, de onde partem os trens da Amtrak.
Penn Station, em NYC, de onde partem os trens da Amtrak.
Por dentro do trem da Amtrak.
Por dentro do trem da Amtrak.

Já o serviço Acela Express leva 3 horas e 30min. Só faz uma parada entre NYC e Boston, na cidade de New Haven, em Connecticut. Tem duas classes: a Business Class, com lugares ainda mais espaçosos, wifi, tomadas, carrinho de refrescos e serviço de bar. E a First Class (primeira classe), que oferece além das comodidades da Business Class, outras frescuras como toalhas quentes, jornais, bebidas e refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Não há nenhuma classe econômica no Acela Express, por isso ele é o mais caro.

A Business Class sai por 226 dólares por pessoa (ida e volta). E a First Class sai por 396 dólares (também ida e volta).

Trem Acela Express.
Trem Acela Express.

Para todos os trens, os bilhetes devem ser comprados com antecedência no site da Amtrak ou pessoalmente na Penn Station. Quanto mais perto da viagem, mais caro ficará.

Mas e o avião?

Também dá pra ir de avião, por um preço na faixa de 120 dólares por pessoa (ida e volta). O vôo dura 1h e 20min, pelo aeroporto de LaGuardia, que é o mais barato. O problema é que o aeroporto fica a 35min de carro de Manhattan, e considerando também que você deve chegar com 1h e 30min de antecedência no embarque, já temos aí o mesmo tempo da viagem de trem ou de carro (3h e 30min). E o pior, no avião você precisa passar pela chatice do check-in, procedimentos de segurança, fila de embarque… A gente sempre descarta essa opção para distância pequenas, para evitar todo o stress. Pra mim, só vale a pena se você conseguir uma promoção por menos de 50 dólares…

Independente dos valores, se você quiser mesmo ir de avião, o Voopter pode te ajudar a achar passagens mais baratas!
Banner 300x250

Boston Logan Airport.
Boston Logan Airport.

Bom, o post ficou longo, mas acho que deu pra esclarecer bem as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte. Se você chegou até aqui, tenho certeza que é porque está realmente interessado em fazer essa viagem. E eu garanto, vale todo o investimento!

Até a próxima 😏

Se quiser ler mais posts sobre Boston, é só clicar aqui. E sobre Nova York, aqui.

Também estamos em várias redes sociais, curta e nos siga no: Facebook, YoutubeTwitter e Instagram. Temos conteúdos exclusivos em cada uma delas, todos os dias! 🙂

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.