Atrações, Boston, Museus, Outras Cidades de Massachusetts, Pagas, Parques, Vídeos

deCordova: Parque de esculturas e Museu

Depois de mais de 2 anos morando por aqui, enfim fomos conhecer o deCordova Sculpture Park and Museum, na cidade de Lincoln, em Massachusetts.

Como o nome já diz, o deCordova é um parque de esculturas e museu. Na área externa, um terreno de 30 hectares, com 60 esculturas espalhadas em meio à vegetação local. Um lugar bem gostosinho pra sentar e apreciar a vista, ler um livro, caminhar e até fazer trilhas (tem mata fechada!).

 

Parque de esculturas mostra como obras de arte interagem com meio-ambiente e mudanças climáticas

 

Figure From The Sea

 

Já na parte interna, no museu em si, há cerca de 3.500 obras de arte em diversos meios: fotografia, gravura, pintura, desenho, escultura e multimídia. Pra quem gosta de arte moderna e contemporânea, é um paraíso.

Por dentro do museu

Um dos lugares tem-que-ir nesse prédio principal é o rooftop (cobertura), que tem uma vista sensacional do parque e do lago Flint, que fica ao lado. E vale dizer que na área externa há também um café e uma loja de lembrancinhas, daquelas lojas de museu que dá vontade de comprar tudo (até você checar os preços e cair pra trás). Mas vale a visita!

 

Um pouco de história

O seu Julian de Cordova foi um bem sucedido comerciante e investidor da região de Boston, lá para o final do século XIX e início do XX. Apaixonado por arte, ele juntou uma coleção considerável ao longo de sua vida. Quando completou 79 anos, em 1930, passou a abrir as portas da sua mansão para a comunidade, o mesmo local onde hoje é o museu.

Também assinou um documento doando a propriedade à cidade de Lincoln, estipulando que o local se tornaria um museu público após sua morte. Ele faleceu em 1945, com 94 anos (quero essa longevidade!) e o museu deCordova abriu oficialmente em 1950.

Os tubos da escultura chamada Lincoln representam as colinas e elevações do parque
Assim como os tubos da foto acima. a obra The Musical Fence é uma das que podemos tocar e interagir.

 

Apesar de ter viajado o mundo todo, seu deCordova tinha um apreço especial por trabalhos de locais, fazendo com que esse museu possua até hoje uma das mais abrangentes coleções de artistas da Nova Inglaterra, especialmente artistas de Boston como Jack Levine, Hyman Bloom, Karl Zerbe, Arthur Polonsky, Barbara Swan, etc. É um lugar bem legal pra quem conhecer um pouco do que foi produzido por aqui no século XX.

Outra informação interessante, é que até 2008, o museu dava mais ênfase às obras de arte da parte interna (fotografias, pinturas e gravuras). Com a mudança de direção e um novo planejamento, eles mudaram o foco para esculturas, pretendendo inclusive tornar-se um dos maiores e mais importantes parques de escultura dos EUA. O que significa que a quantidade de obras na área externa deve crescer cada vez mais (eba!).

Nós filmamos nosso passeio pra mostrar o parque e museu de uma forma um pouco mais dinâmica. Então dá o play aí embaixo. E não esquece de ir lá no youtube pra curtir, comentar e se inscrever no nosso canal, que tá cheio de passeios bacanas por Boston e arredores!

Horários e Preços

O parque abre todos os dias durante o verão (junho a setembro), das 10h às 17h. No inverno (outubro a maio), de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h.

Ingressos custam $14 para adultos, $12 para idosos (acima de 65 anos) e é gratuito para menores de 12 anos. Em determinadas épocas do ano, dá pra conseguir desconto com o cartão da biblioteca de Boston. E é de graça para quem chegar ao parque de bicicleta!

Como chegar

O endereço é 51 Sandy Pond Road, Lincoln, MA 01773. Infelizmente, é um lugar inacessível somente por transporte público. Talvez por isso que até hoje não tínhamos falado sobre ele aqui. Vocês sabem que sempre buscamos opções acessíveis pra todo mundo.

A melhor saída é alugar um carro, caso você esteja fazendo turismo. Em uma diária dá pra visitar o deCordova e ainda combinar outro passeio pelas redondezas.

Outra opção possível, é pegar o commuter rail, também conhecido como linha roxa. Embarque na Fitchburg Line na North Station e salte na Lincoln Station. A passagem desse trem custa $8.25 por pessoa (cada trecho). Da estação, creio que a melhor opção é chamar um uber ou lyft e ir até o museu. São cerca de 7 minutos de carro, o que deve dar menos de $10 (de novo, cada trecho). Dei uma olhada nos dois aplicativos e ambos tem motoristas rodando nas redondezas. Nunca fui dessa forma mas acho que rola, sim!

Ou se você é fitness e empolgadão(ona), sempre tem a opção de ir caminhando. Da estação ao museu são cerca de 40 minutos.

A obra mais popular do parque: Two Big Black Hearts

 

Até a próxima!

 


Informações sobre o Yucatán Tacos que apareceu no final do vídeo:

Endereço: 1417 Centre St, West Roxbury, MA 02132

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 21h

Site (onde dá pra olhar o menu): http://yucatantacos.com/

Como chegar: do Centro de Boston, pegar a linha laranja do metrô até Forest Hills, de lá pegar o ônibus 38 até a parada Centre St at Weld St, que fica bem na esquina do restaurante.

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.