Boston, Outras Dicas

Deu vontade? Usando banheiros públicos em Boston

Vou contar uma coisa pra vocês, eu sou um costumaz usuário de banheiros públicos em Boston e em todo lugar. Mesmo que a minha mãe tenha me ensinado a usar o banheiro antes de sair de casa (e eu ter me tornado maníaco em fazer isso), eu aprendi ao longo da vida a máxima do candidato em campanha eleitoral: Onde tiver comida, coma. Onde tiver banheiro, vá. Afinal, você nunca sabe quando vai poder comer ou usar um aliviador novamente.

Então, sabendo que isso é um problema (psicológico) meu, vou em todos os banheiros que encontro pelo caminho. Ou se olho pra ele e não vou, me dá vontade quando já estou um pouco longe e aí tenho que encontrar outro. E esse não é só um problema pra mim. Também para turistas que não sabem onde dá ou não dá pra ir ao banheiro. Por isso, resolvi fazer o guia de banheiros públicos em Boston.

Vamos à lista…

Gratuitos:

  • Primark: Os banheiros da única Primark de Boston são razoáveis, usáveis, mas saiba que geralmente tem fila e eles ficam no quarto e último andar da loja. É bastante escada rolante pra subir, ainda mais apertado. O endereço é 10 Summer Street no centro de Boston, em Downtown Crosssing.

    A entrada pela Washington Street.
    Primark
  • Roche Bros: Os banheiros dos supermercados Roche Bros são meio escondidos em corredores de funcionários. Mas existem. Na loja de Downtown Crossing fica no subsolo, atrás dos caixas. Nesse, nunca vimos fila. O endereço é 8 Summer Street.
  • Macy’s: Mais uma loja com banheiros escondidos, e dessa vez também no subsolo. Se ficar em dúvida da localização exata e estiver com pressa, pergunte pra um funcionário. A loja de Downtown Crossing faz esquina com a Primark e o Roche Bros, o endereço é 450 Washington Street.

    A fachada da Macy's de Downtown Crossing.
    A fachada da Macy’s de Downtown Crossing.
  • T.J. Maxx/Marshalls: Essas lojas são da mesma rede, e geralmente têm banheiros disponíveis ao público (e até que bem limpos). Em Downtown Crossing, elas dividem o mesmo endereço 350 Washington Street. A Marshalls no subsolo e a TJMaxx no piso superior (mas as entradas são separadas, ok?). Nesse caso, você só vai encontrar banheiro na Marshalls. Ficam próximos ao caixa.

    Marshalls
    Marshalls
  • Boston Visitors Center: É a casinha bem na borda do Boston Common, onde começa o Freedom Trail. Logo, espere muita fila. Mas tá ali e é de graça 🙂 O endereço é 139 Tremont Street, no centro de Boston.

    Centro de Visitantes no Boston Common
    Centro de Visitantes no Boston Common
  • City Place: Único banheiro mais ou menos próximo ao Boston Public Garden. São bem sujos, mas tá valendo pra uma necessidade extrema. Entre na porta principal, ao lado da Starbucks e vire à esquerda na porta do banheiro. O endereço é 34 Charles Street.

    City Place
    City Place
  • Massachusetts State House: Sério, você já foi a um banheiro em um lugar que tem uma cúpula de ouro? Eu já! Use a entrada lateral (a entrada General Hooker, de visitantes) na rua Bowdoin. Passe no security check (sem portar armar, de preferência) e siga as indicações, há banheiros limpos e silenciosos em todos os andares. O endereço é 131 Bowdoin Street.

    Massachusetts State House
    Massachusetts State House
  • Faneuil Hall e Quincy Market: Ponto estratégico para quem está por aquela região do centro. O banheiro do Faneuil Hall fica descendo as escadas internas, bem no meio do Marketplace. Já o do Quincy Market fica no subsolo, sendo acessado por escadas nas laterais, onde estão as barraquinhas de artesanato (na parte lateral coberta de vidro). O bom é que eles são grandes estão sempre limpos. O endereço é 1 Faneuil Hall Square.
    Entrada para as lojas internas no Faneuil Hall
    Entrada para as lojas internas no Faneuil Hall

    Quincy Market
    Quincy Market
  • TD Garden/North Station: Os banheiros abertos ao público no TD Garden/North Station ficam no corredor atrás da pizzaria do saguão, ou melhor, no corredor em frente ao Dunkin’ Donuts. Sujinhos, afinal é uma estação de trem, mas numa necessidade alarmante, corra lá. O endereço é 100 Legends Way.

    Saguão da North Station
    Saguão da North Station
  • South Station: Sendo um dos terminais rodoviários/ferroviários mais usados da cidade, era esperado que na South Station também houvesse banheiro, e há. Entrando pela porta principal da Dewey Square, ele fica à direita, só seguir as placas. Também não espere muita limpeza. O endereço é 700 Atlantic Avenue.
  • Boston Public Library: Um dos banheiros mais limpos da cidade e um dos poucos na região de Back Bay. É só entrar e virar à esquerda no primeiro corredor e seguir as indicações. O endereço é 700 Boylston St.

    Biblioteca Pública de Boston
    Biblioteca Pública de Boston
  • Prudential Center: Banheiros escondidos, eles ficam nos pequenos corredores, mas em compensação são super limpos. O endereço é 800 Boylston Street, também em Back Bay.

    The Shops no Prudential Center
    The Shops no Prudential Center
  • Copley Place: O shopping que fica ao lado do Prudential Center também conta com banheiros. Ficam no segundo andar, próximo ao cinema. O endereço é 100 Huntington Avenue.
  • Bunker Hill Monument: No museu, atrás do obelisco, há banheiros no subsolo, só seguir as indicações. O endereço é 43 Monument Square.

    Bunker Hill
    Bunker Hill
  • Shaw’s/Stark Market: Essa rede de supermercados também esconde os banheiros em cantinhos estranhos, tão estranhos que os funcionários esquecem da limpeza, mas pelo menos estão lá, em todas as lojas. Na região do Fenway Park é o único banheiro gratuito e o endereço é 1360 Boylston Street.
  • Stop and Shop, Target, Walmart: Lojas dessas redes têm banheiros, bem visíveis, perto dos caixas. O problema é que não tem nenhuma delas em Downtown (no Centro). Mas se você cruzar com elas nos bairros adjacentes, já sabe.
  • Estações do T: Em tese, todas as estações do T têm banheiros. Mas geralmente eles são escondidos e estão trancados, então faça uma cara de desespero e peça para um funcionário destrancar (a Luciane já conseguiu dessa forma!). Detalhe é que os banheiros sempre estarão após a catraca onde você paga a passagem.

Pagos:

  • Dunkin’ Donuts, Starbucks, McDonald’s, Burger King, Five Guys e fast-food em geral: Praticamente todas as lojas têm banheiros, em sua maioria com senha na porta, que você ganha o código pra destravar quando compra algo. Ou após sua compra, o funcionário abre com uma chave simples mesmo. Você pode ser safo e esperar na porta do banheiro alguém sair e pular pra dentro. Ou então comprar uma garrafinha de água, que é sempre útil, e já pedir pra usar o recinto.
  • “Pipi-móveis” automatizados da prefeitura: Na frente do Faneuil Hall e do New England Aquarium, existem banheiros automatizados (dentro de uma casinha) pro pessoal usar. Custam US$ 0.25 (inserindo moedas) e nem sempre estão limpos. Sem contar que são na rua, ou seja, vai sair com aquela cara de criminoso e esbarrar com alguém.

    Pipi automatizado na frente do Faneuil Hall. E fora de serviço ainda...
    Pipi automatizado na frente do Faneuil Hall. E fora de serviço ainda…
  • CVS, Walgreens, Rite Aid e farmácias em geral: Nem tente, os banheiros são para funcionários e eles não são muito receptivos.

    Walgreens da School Street, na esquina com a Washington. Essa loja é enorme e bem bonita.
    Walgreens da School Street, na esquina com a Washington. Essa loja é enorme e bem bonita. E sem banheiros.

E claro que todas as atrações pagas da cidade têm banheiros (museus, cinemas, aquário, skywalk, etc). Mas não vamos falar delas, pois o foco aqui é para situações onde você só quer se aliviar, sem gastar nada e nem estragar seu passeio. Mas fica aquela dica: se for nessas atrações, já aproveite para usar o banheiro antes de sair 😉

Bom, esses são os que eu lembro, se você já usou algum deles, conhece outro ou tem uma história para contar, deixe aqui nos comentários!

Té a próxima!

😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.