Outras Cidades de Massachusetts

Halloween em Salem, a cidade das Bruxas

Oi pessoal, como estão?

Com alguns dias de atraso – pois estávamos cheios de trabalho e com visita do Brasil – hoje vamos mostrar pra vocês um pouquinho de como foi o Halloween em Salem. Para quem não sabe, Salem é conhecida como a cidade das bruxas, onde no século XVII – quando os Estados Unidos ainda eram uma colônia da Inglaterra – várias mulheres foram acusadas de bruxaria e por isso, executadas em praça pública. Já fizemos um post contando mais desse período histórico, então clica aqui se quiser ver.

O fato é que, alguns séculos depois, Salem ainda conserva esse título de “terra das bruxas”, principalmente porque isso movimenta seu turismo. Várias estátuas, museus, cemitérios e estabelecimento comerciais vivem dessa fama, relembrando a história e as pessoas que foram mortas injustamente na época.

E como não podia deixar de ser, no mês do Halloween a cidade fica ainda mais cheia de turistas. Desde o dia primeiro até 31 de outubro muitos eventos ocorrem por lá. Os dois principais são: a Haunted Happenings Grand Parade, parada de rua que abre as festividades, no dia 1, onde moradores, bandas e estudantes locais desfilam fantasiados do Shetland Park até o Salem Common. E, claro, o dia do Halloween em si, em que cerca de 70 mil visitantes lotam as ruas de Salem para mostrar suas próprias fantasias. No mês inteiro, são mais de 250 mil visitantes. É gente que não acaba mais. A programação completa é sempre publicada no site oficial.

Bandeira da festa Haunted Happenings (Acontecimentos Assombrados), que vai de 1 até 31 de outubro.
Bandeira da festa Haunted Happenings (Acontecimentos Assombrados), que vai de 1 até 31 de outubro.

Nós fomos apenas no dia 31, que é quando todo mundo veste suas fantasias macabras para desfilar pelas ruas da cidade. É tipo o carnaval do Brasil, [quase] todos fantasiados, andando na rua, batendo fotos e observando as fantasias dos outros. Um pouco de música, mas não tão agitado quanto no carnaval e sem álcool, já que aqui é proibido beber nas ruas. Quer dizer, os bares e restaurantes estão todos abertos, então as pessoas entram, bebem alguma coisa, vão passear na rua, entram em outro bar, bebem mais um pouco, e assim passa o dia.

Enquanto está claro, é uma festa bem família, encontramos desde bebês e cachorros até casais de velhinhos fantasiados. A partir das 11h da manhã já tem bastante gente, mas à tarde é que as ruas lotam. Por volta das 15h, já fica bem difícil de circular sem esbarrar em alguém. E vai até à noite. Na verdade, a festa de rua acaba cedo, às 21h30 há um show de fogos de artifício e depois disso cortam o som e todo o comércio fecha. Aí só ficam abertos os bares com festa privativa (que tem que comprar ingresso). E o último trem volta para Boston às 23h30. E aí nesse horário, não sobra muita gente na rua. Talvez apenas os bebuns solitários (nós fomos embora antes).

As pessoas se reúnem nos arredores das ruas Essex e Washigton, as duas principais da cidade.
As pessoas se reúnem nos arredores das ruas Essex e Washigton, as duas principais da cidade.

O mais legal de ir a Salem, na minha opinião, é para ver a criatividade das fantasias. Alguns investem uma boa grana e compram roupas prontas e incríveis, e outros passam semanas/meses preparando o look desse dia (mais incrível ainda!). É tudo muito bem feito e a grande maioria segue o temática de terror. Fiquem com algumas fotos desse dia, para dar um gostinho de ir a Salem nos próximos Halloweens 🎃👻 (se quiser ver alguma em detalhes, é só clicar para ampliar).

E como chegar lá?

Para chegar em Salem, a partir do centro de Boston e de transporte público, você deve usar o Commuter Rail, popularmente conhecido como linha roxa. Pegue a linha Newburyport/Rockport Line, que sai da North Station e salte na estação Salem. Ela leva 35 minutos de um ponto ao outro e custa US$14 ida e volta, por pessoa. A estação em Salem fica a 5 minutos caminhando das ruas Essex St. e Washington St., onde ocorre a festa. Pertinho e prático!

Essa definitivamente é a melhor opção para o dia do Halloween. Assim você não precisa se preocupar com trânsito, estacionamento, etc. Inclusive, para fomentar o uso do transporte público, nesse ano os tickets estavam custando US$10 ida e volta, em vez de $14.

Outra dica é ir cedo. Nós pegamos o trem das 9h30 da manhã e já estava cheio. Às 14h, estava lotado, com pessoas em pé pelo corredor do trem. Lembrando que esse é um trem de viagem e não um metrô, então não é comum ter gente em pé. Apesar dos horários extras nesse dia, é tanta gente que o sistema quase não dá conta. Mas no fim das contas, apesar do aperto, parece que deu.

Ticket promocional no dia do Halloween.
Ticket promocional no dia do Halloween.
Trem da linha roxa.
Trem da linha roxa.
Estação em Salem.
Estação em Salem.

Se preferir ir de carro, pegue a I-93 North até a I-95 North e siga as indicações das placas. Dá em torno de 36 minutos, mesmo tempo do Commuter Rail. É praticamente a única alternativa para quem vai ficar em alguma festa fechada, que passa das 23h30. Pois, como já disse, não tem trem depois desse horário.

É isso, minha gente! Esse foi um dia bastante divertido e esperamos voltar à Salem no próximo Halloween. E dessa vez, fantasiados 😁

Té a próxima!

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.