Atrações, Boston, Eventos Públicos

Memorial Day no Boston Common

Nesta semana, na segunda-feira (25/05/2015), foi feriado aqui nos Estados Unidos. Era o Memorial Day, dia que homenageia os militares americanos que morreram em guerras, defendendo o país.

Nesse feriado em Boston, todos os anos, é montado no Boston Common um Jardim de Bandeiras – com 37.000 delas – representando um a um os militares mortos oriundos do Estado de Massachusetts. O principal objetivo da ação é de repassar uma mensagem de apoio da comunidade para as famílias dos soldados, mostrando que eles não foram esquecidos. E que elas não são as únicas que passam por esse drama. Outras 37 mil famílias lidam com a mesma perda. Deve ser algum tipo de conforto, né?

Uma bandeira para cada militar.
Uma bandeira para cada militar.

Esse jardim é uma iniciativa do Massachusetts Military Heroes Fund, uma organização sem fins lucrativos que presta apoio a essas famílias. As bandeiras são colocadas cerca de 5 dias antes, e ficam lá expostas até o dia seguinte do feriado.

Jardim de Bandeiras no Boston Common.
Jardim de Bandeiras no Boston Common.

A ONG recruta voluntários para a montagem do jardim, que é feita em uma tarde – furando a grama com chaves de fendas, e para a guarda das bandeiras durante todo fim de semana do Memorial Day. São definidos plantões, onde os voluntários “protejem” o jardim da ação de vândalos, e ficam à disposição da população para tirar dúvidas e angariar doações para a ONG.

Voluntários trabalhando na montagem do jardim, no dia 20 de maio de 2015. Fotos: Geoff Diehl
Voluntários trabalhando na montagem do jardim, no dia 20 de maio de 2015. Fotos: Geoff Diehl
Instruções para os visitantes.
Instruções para os visitantes.

Além do significado da ação, esteticamente a obra é muito bonita, dando cor e movimento ao gramadão do Boston Common. Para os amantes do Instagram, tenho certeza que vai render belas fotos.

Além disso, esse feriado também marca o início da temporada de verão no hemisfério norte, o que é motivo de festa, principalmente para os moradores do nordeste dos EUA. Para um brasileiro, pode ser um pouco estranho comemorar a chegada do calor, mas para quem passa mais de 6 meses soterrado na neve, com temperaturas médias abaixo de zero graus celsius, é mesmo uma alegria!

Por isso, apesar da lembrança triste das pessoas que se foram, os americanos adoram o Memorial Day. Três dias de descanso, tempo quente e muitas opções do que fazer. Os moradores de Boston costumam ir para as praias da península de Cape Cod, para as áreas de vinhedo no interior, ou ainda as montanhas do Estado vizinho de New Hampshire. Isso significa que, para os turistas, a cidade de Boston fica bem mais tranquila para passear. Atrações mais vazias, alguns hotéis com tarifas mais baixas, descontos em ingressos de exposições, jogos esportivos, etc. Nada mal, né?

Quer saber mais sobre o Boston Common? Clique aqui!

E se quiser conhecer outras atrações da cidade, é só entrar aqui 🙂

Abraços e té a próxima!

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.