Atrações, Museus, Nova York

MoMa – Arte Moderna em Nova York

Você sabia que Nova York é lar do mais importante museu de arte moderna do mundo?

O MoMa – Museum of Modern Art – localizado na rua West 53rd, entre a quinta e a sexta avenidas, abre todos os dias da semana. Foi inaugurado em 1929, tendo 85 86 anos. Recebe mais de 3 milhões de visitantes anualmente, muitos destes brasileiros, tendo em vista que o museu tem até um guia em português.

Entrada do MoMa
Entrada do MoMa

Em seu acervo, estão mais de 150 mil peças individuais, além de 22 mil filmes e mais de 4 milhões de negativos fotográficos.

Composto de 5 andares acima da rua, dois andares subterrâneos, além do térreo. Uma das partes mais legais do museu, localizada no térreo, é a área externa, onde você pode sentar, tomar um café e apreciar as estátuas e obras presentes, ouvindo a loucura da rua, sem poder vê-la.

Jardim das Esculturas
Jardim das Esculturas
Jardim das Esculturas
Jardim das Esculturas

No térreo, temos a entrada, lojas, restaurante e o jardim das esculturas. No segundo andar, há as galerias contemporâneas, café, loja e exposições especiais. No terceiro, arquitetura, design, desenho, fotografia e também exposições especiais. No quarto andar, há a galeria 2 de pintura e escultura. No quinto, a galeria 1 de pintura e escultura, além de um café. O sexto andar é todo dedicado a exposições especiais, contando com uma loja de produtos dessas exposições.

Campbell's Soup Cans - Andy Warhol
Campbell’s Soup Cans – Andy Warhol

Para chegar lá? De metrô, linhas E/M até a estação 5 Avenue/53 Street. De bus, M1/2/3/4 até a rua 53.

Sim, este museu é pago (e caro). As entradas para adultos custam U$ 25, com exceção de sexta-feira das 16 às 20h. Nesse dia e horários, a entrada é gratuita, sendo paga por uma empresa patrocinadora da cultura. Mas acredite em mim, CHEGUE CEDO para conseguir um ingresso. A fila dobra dois quarteirões geralmente.

The Starry Night - Vincent Van Gogh
The Starry Night – Vincent Van Gogh

Vale dizer que, se tem essa quantidade de pessoas na fila, lá dentro estará bem apertado também. Nós planejamos pegar essa “promoção”, mas desistimos. Preferimos esperar o dia seguinte, pagar o ingresso sem enfrentar uma fila kilométrica e encarar um museu mais calmo e vazio.

The Scream - Edvard Munch
The Scream – Edvard Munch

Uma visita completa leva de 3 a 4 horas em média, mas se você quiser ter uma experiência rápida, vá para o quarto e quinto andares. Lá estão as obras dos artistas mais conhecidos. São também as galerias mais concorridas.

Woman with Pears - Pablo Picasso
Woman with Pears – Pablo Picasso

Para exemplificar, no quarto andar estão: Andy Warhol, Lichtenstein e Pollock. No quinto andar estão: Picasso, Dalí, Van Gogh, Frida Kahlo, Cézanne e Matisse.

My Grandparents, my parents, and I (Family Tree) - Frida Kahlo
My Grandparents, my parents, and I (Family Tree) – Frida Kahlo

Se você tiver tempo para percorrer todo o complexo, pegue um áudio-guia e prepare-se pra uma enxurrada de cultura. Vale a pena (e o valor da entrada).

Dance (I) - Henri Matisse
Dance (I) – Henri Matisse

Pra quem quiser gastar um pouquinho mais de dinheiro na hora de ir embora, o MoMa tem lojinhas bem legais do outro lado da rua e no prédio principal, cada uma com artigos diferentes. Tem miniaturas de várias obras, artigos de decoração, material de escritório, roupas, etc. Os preços, contudo, são bem salgados.

Luciane e sua amiga escultura
Luciane e sua amiga escultura

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.