Boston, Outras Dicas, USA

Mudança do Brasil para Boston

Bom, temos algumas novidades para vocês. Mas, calma, deixa eu adiantar que o blog não está acabando.

Sendo bem direto: estamos morando em Boston/Massachusetts; e essa mudança é por tempo indefinido. O que isso significa? Que falaremos mais desta cidade, suas atrações, lugares e do cotidiano daqui e da região da Nova Inglaterra. Além de continuar falando de Nova York, sempre que possível.

John Hancock Tower
John Hancock Tower

Nova Inglaterra? Mas isso fica nos Estados Unidos?

Sim gente, essa região situada no nordeste norte-americano é chamada de Nova Inglaterra porque aqui é o berço deste país, que vejam só, era uma colônia inglesa com peregrinos ingleses. =)

Logo, Nova Inglaterra… Se você já ouviu alguém dizer “Yankee” como referência aos norte-americanos saiba que é por causa dessa região.

Commonwealth Avenue
Commonwealth Avenue

Os Estados que ficam nessa tal região são: Massachusetts, Connecticut, Maine, Vermont, New Hampshire e Rhode Island.

Moram em torno de 14 milhões de pessoas, o que não é muito se pensarmos que em comparação, sozinha NYC tem 8 milhões.

A maior cidade é Boston, capital de Massachusetts (sim, todo mundo que nasceu nos anos 80 pra baixo vai lembrar de Bee Gees), que tem aproximadamente 645 mil pessoas. Ou seja, pouco maior do que Florianópolis/SC (minha referência).

Boston vista de cima
Boston vista de cima

Aqui foi palco também dos movimentos que levaram à Revolução Americana e à independência em relação à Inglaterra. Sendo o momento mais emblemático, o Boston Tea Party, um protesto contra as novas (e abusivas) taxas de importação sobre o chá que passava pelos portos coloniais. O mais interessante é que as taxas foram apenas um subterfúgio para o verdadeiro tema: a falta de representatividade e poder de autoridade da colônia  em relação a Inglaterra.

Então, dá pra dizer que a região como um todo é rica de histórias do período e em quase todo lugar aconteceu algo que vale ser contado. Andar pelo centro de Boston é realmente ter uma aula de história a céu aberto.

Old South Meeting House
Old South Meeting House

Boston, essa pequena grande cidade

Fundada em 7 de setembro de 1630 por peregrinos vindos da colônia de Plymouth, pouco mais de 65 km ao sul, é uma das 10 cidades mais antigas dos Estados Unidos.

Plymouth, MA
Plymouth, MA

É uma cidade costeira com rios, sendo o Charles River o maior, e seus afluentes com fozes nas baías da cidade. Baías essas que foram importantes para o desenvolvimento do comércio local, além de levar, posteriormente, à revolução industrial.

Tendo essa ligação direta com o mar, a comida típica invariavelmente não poderia ser outra do que os frutos do mar. Quer comer lagosta, camarão, caranguejo e peixes em geral? Essa é a região! O prato mais conhecido aqui é chamado de Clam Chowder, que nada mais é do que um ensopado bem encorpado e cremoso de moluscos acompanhado de um pãozinho ou croutons pra molhar.

Charles River
Charles River

Na região metropolitana da cidade ficam as mais conhecidas (e talvez difíceis) universidades americanas, a Harvard University e o MIT – Massachusetts Institute of Technology. Além é claro de muitas outras faculdades e universidades. A região respira elevada educação.

Falando em região metropolitana, as cidades são bem contíguas e contam com um sistema de ônibus, metrô e trens interligando suas comunidades. O sistema é conhecido com “T”, sendo o metrô de Boston o mais antigo dos Estados Unidos.

Public Garden
Public Garden

Boston (e sua região) é lar da terceira maior colônia imigratória do Brasil, perdendo apenas para NY e Miami, tendo então as cidades de Framingham, Worcester, Lowell, New Bedford, Brockton, Somerville, Malden e Everett, além da própria Boston como lar. Não é incomum encontrar brasileiros, lojas e produtos brasileiros e/ou voltados para brasileiros. Apesar de perdermos em número para os falantes de espanhol, já somos a segunda língua estrangeira mais falada por aqui.

Boston Common
Boston Common

Por enquanto é isso, aguardem pelas futuras publicações!

Prudential Center ao fundo
Prudential Center ao fundo

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.