Boston, Outras Cidades de Massachusetts

Museu Peabody Essex em Salem

Aproveitando que semana passada estávamos em Salem (dá uma olhada no nosso tour, clicando aqui), fomos num dos museus de arte e história mais importantes da região da Nova Inglaterra. O nome dele é PEM – Peabody Essex Museum, e fica bem ao lado do visitor center dessa cidadezinha charmosa, ao norte de Boston.

O Peabody Essex Museum

A história desse museu começa em 1799 com a criação da East India Maritime Society – a Sociedade Marítima ao Leste das Índias – que tinha o intuito de reunir apaixonados por história e objetos das explorações marítimas de tempos antigos. Esse grupo era formado em sua grande maioria por grandes comerciantes, capitães e proprietários de navios. Nada muito povão, afinal não era qualquer um que tinha acesso a objetos históricos naquela época.

Vamos combinar que essa fachada de vidro chama a atenção.
Vamos combinar que essa fachada de vidro chama a atenção.

Muito menos existia em grande escala quem pudesse realizar um dos pré-requisitos para ser membro dessa sociedade: dar a volta ao mundo de barco.

Logo, o seu acervo era tão grande e tão importante para história que foi completamente adquirido pela Peabody Academy of Science, que logo tornaria-se Peabody Museum of Salem para poder exibir essas obras ao público em geral.

Esse período durou até 1992, quando o Peabody Museum fundiu-se ao Essex Institute (que era outra sociedade de colecionadores), e assim, foi fundado o Peabody Essex Museum.

Então, o PEM pode ser considerado um dos museus mais antigos em funcionamento nos Estados Unidos, além de estar no top 20 entre o tamanho do acervo, com mais de 1.3 milhões de peças.

Além disso, com a reforma que está sendo realizada até 2019, ele estará na lista dos 10 maiores museus dos Estados Unidos.

O que conferir lá dentro

Olha, mesmo com a reforma em andamento, o bicho é grande. Dá uma olhada no mapa, clicando aqui, ou na foto aqui embaixo:

Térreo PEM
Térreo PEM
Segundo Andar PEM
Primeiro Andar PEM
Terceiro Andar PEM
Segundo Andar PEM

São 3 andares (térreo + 2 andares) no prédio principal, e um anexo na parte de trás, com a exposição de arte chinesa.

No térreo, vale ver os móveis de luxo, os quadros clássicos de artistas americanos como John Copley e Gilbert Stuart, e claro, os objetos da exposição Maritime Art.

Maritime Art
Maritime Art

No primeiro andar, vale ver a exposição sobre as Ilhas Shoals do artista Childe Hassam, os objetos de decoração/arte americana, o mapa na exposição japonesa e, se estiver aberta, a sala do Maritime Hall com suas esculturas feitas para serem colocadas na frente dos navios.

No segundo andar, vale ver toda a exposição Asian Export Art, que são obras feitas a pedido dos mercadores europeus e americanos pelos chineses.

Dá pra acessar o último andar por fora das galerias ou por dentro
Dá pra acessar o último andar por fora das galerias ou por dentro

Lembrando sempre que o museu está em reforma e há muitas alas fechadas, sem contar as exposições itinerantes. Confira o que está rolando, clicando aqui.

A obra Intersections é temporária =(
A obra Intersections é temporária =(

Horários, preços e endereço

O Peabody Essex Museum funciona de terça a domingo, das 10h da manhã às 17h. Na terceira quinta-feira do mês, ele está aberto até 21h.

A entrada custa $2o para adultos, $17 para idosos, $12 para estudantes com identificação. Para menores de 16 anos ou moradores de Salem, a entrada é gratuita. Para quem não mora em Salem mas trabalha lá, a entrada também é gratuita durante os dias de semana.

Há a possibilidade de usar os passes das bibliotecas como a de Cambridge para ganhar um belo desconto no ingresso. No nosso caso, pagamos $5 por cada ingresso.

O endereço completo do museu é 161 Essex Street, Salem, MA 0197. Nós sugerimos estacionar na garagem privada que fica na esquina do museu (e do visitor center) porque custa $0.75 por hora.

Para chegar lá de transporte público, sugerimos usar o Commuter Rail – Linha Roxa, que sai da North Station em Boston, chega em Salem em pouco mais de 20 minutos e custa $15 ida e volta. Desça na estação Salem, suba as escadas e você vai sair na esquina das ruas Washington e Bridge. Siga na Washington, até você ver a Essex Street, onde você vai virar à esquerda e seguir até o Museu.

E aí? Já foi lá no Peabody Essex Museum? Gostou dele? Conta para gente aqui nos comentários.

E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitter e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.