Boston, Compras, Outras Dicas, Roupas

Neve em Boston: dicas de como se vestir

E hoje, 5 de dezembro de 2016, caiu a primeira neve forte da temporada, não o bastante pra fazer um boneco de neve, mas forte o suficiente pra deixar TUDO branquinho.

Mesmo já acostumados com a neve, a gente sempre fica na janela, admirando a beleza, ou vestimos uma roupa quente e vamos pra rua para ver e sentir tudo ao vivo… Difícil não ser assim, né? Fomos criados achando que neve era coisa de filme, então ainda rola aquele deslumbramento.

Mas hoje vamos falar sobre quais roupas usar para aguentar o frio e se divertir na neve. Nossos amigos e leitores do Brasil sempre perguntam como a gente aguenta o frio de Boston. E a resposta é simples: com as roupas adequadas. Se você estiver agasalhado adequadamente, pode rolar na neve à vontade, que o frio é pouco perceptível.

Adivinhe qual dos amigos estava com frio em NYC?
Adivinhe qual dos amigos estava com frio em NYC?

Vamos começar falando do clima.

Temperaturas do Inverno em Boston

Bom, pra começar, vale dizer que o frio começa na metade de novembro até o começo de abril. O mês mais frio, com certeza, é janeiro. A temperatura em Boston nesses meses fica entre de 5ºC de máxima e -10ºC de mínima. A sensação térmica pode ser ainda menor, principalmente se tiver chuva, neve e vento.

Paisagem normal de Boston no inverno
Paisagem normal de Boston no inverno

Que roupas usar pra se proteger do frio?

Aprenda um mantra pra toda vida: para suportar o frio, você deve vestir-se em camadas, como uma cebola ou uma lasanha.

Só um casaco, por mais grosso que ele seja, não vai te isolar termicamente do frio da rua. Agora quando você usa múltiplos casacos, um vai dando apoio pro outro. Pra seguir esse ensinamento de vida, use (conforme o frio da rua):

  1. Nos pés: meia grossa ou meia térmica e bota. O seu tênis ou sapato preferido – que no Brasil parece quentinho – não vai aguentar o frio daqui. Nossos pés pisam no chão gelado, muita vezes coberto por gelo, então por eles, o corpo recebe MUITO frio. Tem que manter aquecido. Invista um dinheiro e compre algo de qualidade como L.L. Bean ou Timberland. Botas com solado grosso e térmico e – muito importante – que seja à prova d’água (neve derrete e se o sapato não for impermeável, o pé fica ensopado!);
  2. Nas pernas: ceroula ou calça térmica ou calça de ginástica/yoga/lycra (sei lá como você chama) por baixo da calça jeans (ou outra calça de tecido grosso). Tem mulheres que usam meia-calça por baixo também;
  3. No tronco: Camiseta ou camisa de manga longa, pulôver, moletom, casaco grosso de lã ou casaco impermeável com capuz, ambos com forro. Esse último casaco vale ser um de marca própria de frio como North Face, PatagoniaColumbia ou Uniqlo;
  4. Nas mãos: luva de lã pros dias secos ou luva impermeável pros dias molhados (ou dias de neve);
  5. Na parte de cima: cachecol e touca ou protetor de orelha.

    Usar botas é ficar quentinho mesmo com neve alta
    Usar botas é ficar quentinho mesmo com neve alta

Nossa quanta coisa né? Mas pense da seguinte forma, se você sentir calor ao entrar em algum lugar com aquecimento (TODOS TEM), basta ir desmontando as camadas. E se você estiver no frio, você não vai poder brotar roupas pra se proteger. Vai tremer, vai reclamar, vai ficar doente. Não vai aguentar muito tempo!

Vale trazer roupas de frio do Brasil? Olha, pra resistir no primeiro momento, vale sim. Mas saiba que geralmente elas não são produzidas para enfrentar o frio daqui. Seja pelo tipo do tecido, forração (ou a falta dela), corte, etc. Então traga algo pra resistir do aeroporto até uma loja e compre por aqui mesmo. Depois dá pra usar essas coisas de volta no Brasil (pelo menos pra quem mora no sul ou sudeste), só que com menos camadas.

Uma dica extra que também sempre dou é: compre cremes hidratantes, vaselina e protetor labial pra hidratar o rosto, mãos e extremidades. No primeiro dia de neve, tudo é lindo. Ao longo dos dias frios, você vai notar a sua pele ressecando, ficando vermelha e irritada, aí entram esses cremes. Aqui é super normal ver homens passando creme na mão ou protetor labial na boca, não precisa ficar com vergonha!

Onde comprar roupas pro frio?

Para roupas de baixo, intermediárias e acessórios pro frio, nós sugerimos você ir na Primark, Walmart, Target e, principalmente na Uniqlo, que é a marca que consideramos ter o melhor custo/benefício.

Hello, Primark!
Hello, Primark!

Para botas, casacos grossos ou especializados pro frio e neve, as lojas T.J. Maxx, Marshalls, Burlington Coat Factory e os outlets da região de Boston, são as melhores.

TJ Maxx na Washington St, no Centro de Boston.
TJ Maxx na Washington St, no Centro de Boston.

Comprou tudo, está parecendo um esquimó/bonecão da Michelin e está quentinho? Agora que você está preparado para o frio, aproveite e dê uma olhada no post com dicas de onde patinar no gelo ou esquiar em Boston e região. Além disso, ano passado fizemos um vídeo mostrando também com foi a primeira neve do inverno (veja aqui).

E aí? Tem outras dicas de como enfrentar o frio ou outras lojas boas? Deixa um comentário aqui embaixo pra ajudar todo mundo! E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitter e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.