Linha B/Laranja funcionando mesmo na neve
Nova York, Transporte

Nova York Subway: Pegando o metrô – Parte 2

Quase todas as linhas correm em dois sentidos: uptown para o ir para o norte e downtown para ir para o sul, então grave bem isso. Quero ir para cima da onde estou em Manhattan? Uptown! Quero ir para baixo de onde estou em Manhattan? Downtown!

Como eu disse no post de ontem, tenha um mapa em mãos ou no seu celular. É muito importante para saber se localizar bem pegando o metrô.

Mapa do Metrô
Mapa do Nova York Subway

Os trens também dividem-se em locais e expressos.

O que são os trens locais? Trens que param em todas as estações do trajeto, bom pra quem vai fazer trajetos curtos e sem pressa.

A outra opção de trem, os expressos, encurta bastante grandes distâncias e para apenas em estações-chave ao longo do seu trajeto.

Em TODOS os mapas do metrô de Nova York, você irá notar que há bolinhas na cor preta e bolinhas na cor branca. E o quê elas querem dizer, Otávio? Bom, nas pretas somente os trens LOCAIS param, nas brancas TODOS param.

Bolinhas Pretas e Brancas
Bolinhas Pretas e Brancas

Os expressos em Manhattan são: 2/3/4/5/6(em alguns horários)/7(no rush)/B/R/Z mas é bom sempre ficar de olho quando entrar na plataforma.

Vale também dizer que as linhas S funcionam apenas em horários específicos e são facilmente substituídas com ônibus.

As linhas

Do lado oeste de Manhattan:

  • Linha 1/Vermelha – No sentido downtwon, vai da estação Van Cortland Park/242 Street, desce (ou sobe, depende do seu sentido) Manhattan, passa pela Times Square e vai até o South Ferry. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha 2/Vermelha – No sentido downtown, vai da estação Wakefield/241 Street, corta o Bronx, desce (ou sobe, depende do seu sentido) Manhattan, passa pela Times Square, por Wall Street e vai até a estação Flatbush Avenue/Brooklyn College lá no meio do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha 3/Vermelha – No sentido downtown, vai da estação Harlem/148 Street, desce (ou sobe, depende do seu sentido) Manhattan, passa pela Times Square, por Wall Street e vai até a estação New Lots Avenue lá no final do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha A/Azul – No sentido downtown, vai da estação Inwood/207 Street, desce (ou sobe, depende do seu sentido) Manhattan pelo lado do Central Park, passa pela Penn Station e vai até as estações Ozone Park/Lefferts Boulevard, Far Rockaway/Mott Avenue e Rockaway Park/Beach 116 Street, dependendo da linha. Estas duas últimas linhas também passam no Aeroporto JFK na estação Howard Beach, lá no final do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha C/Azul – No sentido downtown, vai da estação 168 Street, desce (ou sobe, depende do seu sentido) Manhattan pelo lado do Central Park, passa pela Penn Station e vai até a estação Euclid Avenue lá no final do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha E/Azul – No sentido downtown, vai da estação Jamaica Center/Parsons Archer lá no final do Queens, passa no Aeroporto JFK, cruza o Queens de leste a oeste, cruza Manhattan de leste a oeste algumas ruas abaixo do Central Park, desce (ou sobe, depende do seu sentido) até a Penn Station e vai até a estação World Trade Center, lá onde as torres gêmeas foram derrubadas. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha B/Laranja – No sentido downtown, vai da estação Bedford Park Boulevard lá no meio do Bronx, desce (ou sobe, depende do seu sentido) Manhattan pelo lado do Central Park, passa no Rockefeller Center e vai até a estação Brighton Beach lá em Coney Island, no Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha D/Laranja – No sentido downtown, vai da estação Norwood/205 Street lá no meio do Bronx, desce (ou sobe, depende do seu sentido) Manhattan pelo lado do Central Park, passa no Rockefeller Center e vai até a estação Coney Island/Stillwell Avenue lá em Coney Island, no Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.

    Uma das entradas da estação Utica
    Uma das entradas da estação Utica

Pelo centro de Manhattan:

  • Linha F/Laranja – No sentido downtown, vai da estação Jamaica/179 Street lá no final do Queens, cruza o Queens de leste a oeste, passa em Roosevelt Island, entra em Manhattan no leste e desce pelo meio ao chegar no Central Park (ou sobe, depende do seu sentido), passa no Rockefeller Center e vai até a estação Coney Island/Stillwell Avenue lá em Coney Island, no Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha M/Laranja – No sentido downtown, vai da estação Forest Hills/71 Avenue lá no meio do Queens, cruza o Queens de leste a oeste, entra em Manhattan no leste e desce pelo meio ao chegar no Central Park (ou sobe, depende do seu sentido), passa no Rockefeller Center, corta Williamsburg de oeste a leste e vai até a estação Middle Village/Metropolitan Avenue lá no meio do Queens novamente. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linhas N e Q/Amarelo – No sentido downtown, vão da estação Astoria/Ditmars Boulevard  lá no ínicio do Queens, entram em Manhattan no leste e descem pelo meio ao chegar no Central Park (ou sobem, depende do seu sentido), passam na Times Square, dividem-se na estação Atlantic Avenue/Barclays Center no começo do Brooklyn e vão até a estação Coney Island/Stillwell Avenue lá em Coney Island, no Brooklyn. A N vai pelo lado oeste até Coney Island e a Q pelo lado leste. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha R/Amarelo – No sentido downtown, vai da estação Forest Hills/71 Avenue lá no meio do Queens, cruza o Queens de leste a oeste, entra em Manhattan no leste e desce pelo meio ao chegar no Central Park (ou sobe, depende do seu sentido), passa na Times Square, passa no South Ferry e vai até a estação Bay Ridge/95 Street lá no começo do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.

    Roosevelt Island
    Roosevelt Island

Do lado leste de Manhattan:

  • Linha 4/Verde Escuro: No sentido downtown, vai da estação Woodlawn no Bronx, desce Manhattan pelo leste, passando pela estação Grand Central e a estação Wall Street, entra no Brooklyn e vai até a estação Crown Heights/Utica Avenue lá no meio do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha 5/Verde Escuro: No sentido downtown, vai da estação Eastchester Dyre Avenue ou Nereid Avenue no Bronx, passa pelo Bronx Zoo descendo de norte a sul, desce Manhattan pelo leste, passando pela estação Grand Central e a estação Wall Street, entra no Brooklyn e vai até a estação Flatbush Avenue/Brooklyn College lá no meio do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha 6/Verde Escuro: No sentido downtown, vai da estação Pelham Bay Park no Bronx, descendo este bairro de norte a sul, desce Manhattan pelo leste, passando pela estação Grand Central e indo até estação Brooklyn Bridge/City Hall em Manhattan. No sentido uptown, é o inverso.

    Painel das linhas
    Painel das linhas

Do lado leste de Manhattan, somente abaixo do Lower East Side/Williamsburg Bridge:

  • Linhas J e Z/Marrom: No sentido downtown, vão da estação Jamaica Center/Parsons Archer lá no final do Queens, passam pelo Aeroporto JFK, cruzando o Queens e o Brooklyn de leste a oeste. Entram em Manhattan e descem pelo lado leste, passam na estação Brooklyn Bridge/City Hall e vão até a estação Broad Street na ilha. No sentido uptown, é o inverso.

    Grand Central Station
    Grand Central Station

Outros trajetos e linhas especiais:

  • Linha L/Cinza: No sentido downtown, vai da estação 14 Street em Manhattan, indo do oeste ao leste da ilha e do Brooklyn, até a estação Carnasie Rockaway Parkway no final do Brooklyn. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha 7/Roxo: No sentido downtown, vai da estação Flushing/Main Street no final do Queens, cruzando este bairro e Manhattan do leste ao oeste, passando pela estação Grand Central e indo até a estação Times Square/42 Street na ilha. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha G/Verde Claro: – No sentido downtown, vai da estação Court Square no começo do Queens, entra no Brooklyn cruzando de norte ao sul, indo até a estação Church Avenue no meio deste bairro. No sentido uptown, é o inverso.
  • Linha S/Cinza em Manhattan: Faz um trajeto especial entre as estações Grand Central/42 Street e Times Square/42 Street.
  • Linha S/Cinza no Brooklyn: Faz um trajeto especial entre as estações Franklyn Avenue e Prospect Park.
  • Linha Azul Escuro em Staten Island: Faz um trajeto entre as estações Saint George Terminal e Tottenville em S.I.
  • Linha S/Cinza no Brooklyn: Faz um trajeto especial entre as estações Broad Channel e Rockaway Park Beach/116 Street.

    Linha B/Laranja funcionando mesmo na neve
    Linha B/Laranja funcionando mesmo na neve

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.