Atrações, Boston, Gratuitas, Museus

O novo prédio da Biblioteca Pública de Boston

Nós já fizemos por aqui posts completos sobre a Boston Public Library – BPL, sobre o cartão que dá acesso gratuito à atrações turísticas da cidade e sobre como estudar inglês gratuitamente com os cursos deles. Mas nunca havíamos falado do “novo” prédio, anexo ao edifício histórico.

Então, pra você que veio pelo título, mil desculpas mas o prédio não é novo. O Johnson Building da Biblioteca Pública de Boston foi construído em 1972 e começou a ser reformado em 2013, principalmente para criar novos espaços de convivência pública, com uma cara moderna, convidativa e simpática.

Entrada do prédio reformado
Entrada do prédio reformado

Acreditem, o prédio antigo da BPL é lindo e tem o seu charme histórico mas não há nada como sentar pra ler/trabalhar/estudar num espaço amplo, iluminado e bem arejado. E são 3 andares (mais mezanino) acessíveis ao público, de um total de 9 andares, com tudo isso e mais um pouco.

Antes, era até difícil alugar um livro. Você tinha que achar o número dele nos computadores e pedir para um funcionário localizar. Não era rápido, não era prático, porque nem sempre tinha funcionários disponíveis ou livro era localizado. Agora, você tem duas opções: vasculhar nas estantes ou achar no computador e você mesmo ir atrás.

Dá uma olhada no mapa do espaço:

Mapa dos 3 andares públicos dos dois prédios
Mapa dos 3 andares públicos dos dois prédios

Novos espaços

A entrada é realizada pela rua Boylston por portas envidraçadas e automáticas, e logo de cara, você vai ter pela frente o saguão principal, com telas com informações sobre a biblioteca central e suas filiais. À esquerda, está o novo espaço de leitura de periódicos (jornais e revistas), além de estantes com os lançamentos e novas aquisições da BPL e o corredor de acesso ao prédio antigo. À direita, está o Newsfeed Café, uma mistura de cafeteria com o estúdio da TV WGBH daqui de Boston.

Saguão principal, visto do mezanino
Saguão principal, visto do mezanino

Seguindo reto, você vai dar no DeFerrari Hall, que é um espaço gigantesco, tanto de largura quanto de altura, e que serve como ligação entre as alas. À direita, você irá pra sala de livros de ficção. À esquerda,   você sairá na sala de Filmes e Música, além do serviço de atendimento sobre os empréstimos. Ambas contam com uma escada própria para o Mezanino. E, se você for reto, sairá na sessão Tech Central, que nada mais é que um lugar para o pessoal usar o computador gratuitamente.

DeFerrari Hall, visto do mezanino
DeFerrari Hall, visto do mezanino

No mezanino, estão mais mesas, cadeiras, sofás, banquetas altas e muitas estantes de livros de ficção, livros em outros idiomas (sim, tem em português) e livro preparatórios para o teste da cidadania americana, TOEFL, GMAT, GRE, SAT e GED. Ali também estão as salas de reunião/curso de inglês ESL/curso de informática.

Mezanino e ali embaixo, o Tech Central
Mezanino e ali embaixo, o Tech Central

No segundo andar, estão mais mesas de estudo, livros de não-ficção, biografias, história, além dos espaços para adolescentes e crianças. Nesse andar, também há uma passagem para o prédio antigo.

Estantes do segundo andar
Estantes do segundo andar

E aí no último e terceiro andar, há duas pequenas salas para coleções especiais e livros raros, sendo uma com o acervo e outra para ler essas obras.

Como chegar e horário de funcionamento

O Johnson Building fica no 700 Boylston Street, Boston, MA 02116.

Para chegar lá de metrô: Linha verde até a estação Copley. Ao sair da estação, você ou estará de frente pra BPL ou ela estará atrás de você. De qualquer dos jeitos, siga no sentido contrário do fluxo dos carros da Boylston Street e logo você chegara no prédio novo da BPL. Você também pode entrar pelo prédio antigo na Dartmouth Street.

Para chegar lá à pé, saindo do Boston Common: Saia do Common no lado sudoeste, onde a Charles Street e a Boylston Street se encontram. Siga no sentido inverso ao dos carros da Boylston até a chegar a Copley Square. Ali você já vai ver a BPL.

Para chegar lá de carro: Coloque o endereço no seu GPS e seja feliz chorando diamantes enquanto estaciona na região. Há muitas vagas de rua mas fique de olho nos permits de residente e no parquímetro. O estacionamento privado mais próximo é o Copley Place Parking no 100 Huntington Avenue, começando em $12 por uma hora.

Ela abre todos os dias, sem exceção. De segunda à quinta, das 09h da manhã até às 21h. Sexta e sábado, das 09h da manhã até 17h. E domingo, das 13h da tarde até às 17h.

Free to All
Free to All

Pra finalizar, ela é Free to all = Gratuito para todos. Ou seja, tudo aqui é de graça para todos, independente  de ser turista, morador, imigrante legal ou fora de status.

E você? Já visitou o prédio novo da BPL? Conta aqui para nós nos comentários! E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitterSnapchat e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.