Atrações, Boston, Gratuitas, Museus

Os dias de museu grátis em Boston

Nós adoramos visitar museus. E quando podemos fazer isso gratuitamente é melhor ainda! 🙂

E é bem comum encontrarmos museus aqui nos Estados Unidos que oferecem um dia ou período do dia com entrada gratuita ou sugerida. Nesta segunda opção, o museu sugere um valor de entrada, mas você paga o quanto quiser. Mesmo que o valor sugerido seja uns $20 dólares, não há problema em pagar $1, por exemplo. Não precisa ter vergonha de fazer isso porque geralmente as entradas já são patrocinadas por empresas. O museu não está perdendo nada, apenas ganhando mais se você optar pelo valor sugerido.

Dito isto, resolvemos fazer um compilado com os museus de Boston que oferecem essas vantagens. Afinal, se você vai passar uma semana na cidade, ou se mora aqui, por que pagar pra ir no Museu de Belas Artes na terça-feira, se pode ir na quarta à tarde pagando quase nada? 😁

Museu de Belas Artes de Boston.
Museu de Belas Artes de Boston.
Estátua egípcia no Museu de Belas Artes de Boston.
Estátua egípcia no Museu de Belas Artes de Boston.

Então, já começamos nossa lista com ele. Confere aí!

  • Museu de Belas Artes (Museum of Fine Arts) – Entrada sugerida às quartas-feiras após às 16h. Quer saber mais sobre ele? Leia nosso post aqui.

  • Instituto de Arte Contemporânea (ICA) – Grátis toda quinta, das 17h às 21h, e no último sábado de cada mês, apenas para famílias (até dois adultos acompanhados de crianças menores de 12 anos). Post sobre ele aqui.

  • Museu Infantil de Boston (Boston Children’s Museum) – Nas sextas-feiras, das 17h às 21h, as entradas custam o preço simbólico de $1.
  • Museu do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Museum) – Gratuito no último domingo de cada mês, exceto nos meses julho e agosto (verão, alta temporada, sabe como é…).
  • Museus de Arte de Harvard (Harvard Art Museums) – São três diferentes museus, gratuitos todos os dias para os moradores de Cambridge (mediante apresentação de comprovante de residência), e aos sábados, das 10h ao meio dia, para residentes de Massachusettts.
  • Museu de História Natural de Harvard (Harvard Museum of Natural History) – Durante todo o ano, ele é grátis aos domingos, das 9h ao meio dia, para os moradores de Massachusetts. Já fomos nesse horário e, mesmo passando do meio-dia ninguém nos pediu pra sair, hehehe. Na baixa temporada, de setembro a maio, os mesmos moradores também têm gratuidade às quarta-feiras, das 15h às 17h. Post com mais detalhes sobre o museu aqui.
  • Museu de Arqueologia e Etnologia Peabody (Peabody Museum of Archaeology & Ethnology) – Ele é anexo ao Harvard Museum of Natural History, seguindo as mesmas regras. Saiba mais aqui.
  • Museu Isabella Stewart Gardner – Esse é o mais curioso. É grátis para quem se chama Isabella (escrito exatamente assim), para aniversariantes do dia, e sempre para menores de 18 anos. Já vi muita gente e muito site dizendo que também é grátis se você for vestindo uma roupa/acessório do time de baseball Boston Red Sox. No site oficial não tem essa informação e nunca tive coragem de tentar (na verdade, não tenho nada do Red Sox hahaha). Mas faz um pouco de sentido, pois o museu é pertinho do estádio de baseball. Talvez seja a política da boa vizinhança… Se você sabe algo sobre isso, conta pra gente nos comentários! Nosso post aqui!
  • Museu dos Bombeiros de Boston (Boston Fire Museum) – Entrada gratuita, mas ele só funciona às quartas, sextas e sábados. No local, tem uma caixinha para doação de qualquer valor.
  • Museu USS Constitution – Museu da Marinha, com entrada sugerida todos os dias (pague quanto quiser!).
  • Commonwealth Museum – Gratuito.
  • Otis House – Gratuito para moradores da cidade de Boston (precisa de comprovante de residência).
USS Constitution Museum.
USS Constitution Museum.

Nos arredores de Boston:

  • Museum of Bad Art, em Sommerville – Gratuito se você comprar um ticket para o cinema que fica no mesmo prédio.
  • Museu e Parque de Esculturas deCordova (deCordova Sculpture Park and Museum), em Lincoln – Não cobra entrada na primeira quarta-feira de cada mês. Além disso, é gratuito para quem vai até lá de bicicleta.
  • The Peabody Essex Museum, em Salem – Gratuito para moradores do estado de Massachusetts (com comprovação). Também é livre de cobranças no primeiro fim de semana do mês, para clientes do Bank of America.
  • The Art Complex Museum, em Duxbury – Funciona de quarta a domingo, e sem cobrança de entrada.
  • The Davis Museum, em Wellesley – Gratuito.
  • Fuller Craft Museum, em Brockton – Gratuito às quintas-feiras, das 17h às 21h.
Museu de História Natural de Harvard.
Museu de História Natural de Harvard.

Os museus que não estão na lista, infelizmente não oferecem gratuidade. Mas fiquem de olho na nossa agenda semanal, pois volta e meia rola entrada livre para várias atrações da cidade, incluindo museus, e a gente sempre divulga por aqui.

Espero que as dicas sejam úteis, principalmente pra quem está fazendo viagem com restrição de dinheiro (dólar a 4 reais não tá fácil! 😓) ou economizando para algum plano futuro. Agora se você tem verdinhas sobrando no bolso, aí eu sugiro que dê uma contribuição maior, afinal, é uma forma de valorizar a arte e os serviços prestados por esses museus, que são de primeira qualidade!

Té a próxima!

Museu Infantil de Boston.
Museu Infantil de Boston.

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.