Atrações, Boston, Eventos Públicos

Parada do St. Patrick’s Day em South Boston

Para quem nos acompanha nos nossos perfis no instagram e no snapchat (blogroteiros), viu que ontem (20/03), nós fomos na Parada do St. Patrick’s Day em South Boston. Mas que raios é o St. Patrick’s Day e por que ele é tão importante para Boston? Fique conosco que vamos explicar!

A bela bandeira da Irlanda
A bela bandeira da Irlanda

St. Patrick’s Day, o dia de São Patrício

Celebrado anualmente no dia 17 de março, o St. Patrick’s Day é um dia em memória do santo São Patrício, padroeiro da Irlanda, e que é considerado o grande propagador do cristianismo lá naquelas terras pagãs. A Irlanda é dos maiores países católicos do mundo em termos de abrangência da religião.

Casas enfeitadas pro St. Patrick's Day em South Boston
Casas enfeitadas pro St. Patrick’s Day em South Boston

De lá pra cá, além de ter virado um feriado nacional na Irlanda, ele é celebrado em países que tiveram uma grande imigração de irlandeses ou descendentes de irlandeses. Caso dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Austrália e Nova Zelândia. E claro, em qualquer país que goste de boa música, cerveja e diversão.

Pessoal passa cumprimentando o público
Pessoal passa cumprimentando o público

O costume de usar verde em tudo (inclusive cerveja verde) é por causa da Confederação Católica Irlandesa, que tinha o verde em sua bandeira. Logo, ele começou a fazer parte de outros movimentos como o nacionalista, que lutava pela independência do país em relação a Inglaterra.

Muito verde!
Muito verde!

O costume do trevo de 3 folhas também vem da época de conversão ao cristianismo. Os padres usavam o trevo para explicar a santíssima trindade (vocês sabem melhor do que eu: Pai-Filho-Espírito Santo). Conta a favor o fato do paganismo irlandês ter o número 3 como número importante, além de terem 3 divindades.

Público diversificado
Público diversificado

Hoje, o dia de St. Patrick é mais para celebrar a cultura irlandesa do que qualquer outra coisa.

O St. Patrick’s Day nos EUA e em Boston

A chegada dos irlandeses nos Estados Unidos no séc. XVII não foi muito fácil. Como quase todos imigrantes daquela época, eles vinham para cá para escapar de guerras e da fome. O que contava contra eles era o seu catolicismo num país de protestantes puritanos.

Prefeito de Boston, Marty Walsh
Prefeito de Boston, Marty Walsh

Mas com uma disposição para o trabalho pesado sem igual, eles foram conquistando seu espaço na sociedade. Lembra uma certa etnia contemporânea, que é atacada diariamente por um candidato à presidência, mas que não foge do trabalho pesado né?

Guarda costeira da Irlanda
Guarda costeira da Irlanda

Hoje mais de 11% da população americana é considerada Irish, ou seja com ascendência irlandesa. Aproximadamente 33 milhões de pessoas, número muito maior do que irlandeses na própria pátria-mãe.

A criançada se diverte com brindes e doces!
A criançada se diverte com brindes e doces!

E vejam vocês, Massachusetts é o estado mais irlandês dos Estado Unidos, com 22% da população ligada à Irlanda. Cidades como Scituate, Quincy, Milton e Braintree tem mais de 40% de população Irish. Das metrópoles americanas, Boston é a que tem a maior população dessa categoria com 15% dos moradores.

Dança irlandesa
Dança irlandesa

Logo, aqui na cidade é realizada a Parada de St. Patrick’s Day mais antiga (desde 1737) dos Estados Unidos, título esse disputado com Nova York, que diz que a parada deles é mais antiga (1762) porque não podem ser consideradas as paradas militares. De todo modo, uma coisa é certa: a de Boston é a terceira maior do país, perdendo apenas para Nova York e Chicago, que tem populações muito maiores que a do nossa querida Boston.

Exército colonial dispara suas armas
Exército colonial dispara suas armas

De todo jeito, a parada em Boston, acontece no bairro de South Boston, reduto irlandês na cidade, e reúne entre 600 mil à 1 milhão de pessoas nas 3.2 milhas (pouco mais de 5km), indo da Broadway Station, da linha vermelha do metrô, na West Broadway Street até a Andrew Station na Dorchester Street, usando a principais ruas internas no bairro para o seu trajeto.

Mapa da Parada de St. Patrick's Day em South Boston
Mapa da Parada de St. Patrick’s Day em South Boston

Começa às 13h (1 pm) e vai até aproximadamente 15:30 (3:30 pm), e a nossa dica é chegar cedo para pegar um local na West Broadway, que é onde tem a muvuca e onde os grupos ainda não dispersaram tanto. Se não for possível (como foi o nosso caso), saia na Andrew Station e siga o fluxo subindo o trajeto da parada até achar um bom lugar, mas saiba que pro final do desfile já não tem a mesma magia.

Muitas bandas passam tocando
Muitas bandas passam tocando
Mais bandas
Mais bandas

Outra coisa que vale a pena dizer: o pessoal abusa um pouco da bebida na rua. Não é o carnaval do Brasil mas você vê bem mais gente bêbada do que o normal, principalmente depois das 14h. Mas vale lembrar, por mais que a polícia faça vista grossa nesse dia, ainda é proibido beber em público em Boston.

Diversão
Diversão
Diversão2
Diversão2

Ainda assim, é um ótimo evento para quem quer curtir a festa mas também para quem quer levar as crianças.

Ano que vem estaremos lá novamente!

Té a próxima!

😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.