Boston, Transporte, USA

Pergunta do leitor: Onde estacionar em Boston?

Mais um post da série “Pergunta do leitor”, onde respondemos dúvidas recorrentes recebidas no nosso e-mail e/ou redes sociais.

Vamos à pergunta dessa semana:

Oi Luciane e Otávio, moro ao redor de Boston, adoro passear no centro da cidade mas quase não vou mais porque acho muito caro estacionar o carro lá! Vocês tem alguma dica de onde estacionar pagando menos ou alguma região mais segura de parar na rua?

Bom, vamos começar com polêmica: o centro não é feito para ir de carro.

Bem-vindo à Downtown Crossing! A Macy's à direita.
Bem-vindo à Downtown Crossing! A Macy’s à direita.

Não é à toa que Boston tem o apelido de “Walking City”, cidade para caminhar. E também não é à toa que sempre damos dicas de como usar o transporte público para se locomover na região. Ir ao centro de carro é loucura. Caro e caótico.

Estacionar perto do Prudential? Chore diamantes! Foto: bostonmodeling/instagram
Estacionar perto do Prudential? Chore diamantes! Foto: bostonmodeling/instagram

Mas… também sabemos que tem vezes que é quase impossível não ir de carro. Seja porque está com muita, muita pressa. Seja porque está com família, bebê, carrinho, idosos, carregando peso e assim por diante. Nós entendemos perfeitamente! E é tão mais fácil parar num estacionamento, ir na atração, e quando sair já ter seu carro esperando, né?

Estacionamentos

A primeira dica: Se possível, deixe seu carro em alguma estação do metrô fora do centro que tenha estacionamento, e siga até lá de trem.

Estacionamento em Forest Hill na linha laranja do metrô. Foto: kehnnee/instagram
Estacionamento em Forest Hill na linha laranja do metrô. Foto: kehnnee/instagram

Esses estacionamentos começam custando $4 pelo dia inteiro e quanto mais perto do centro, mais caro. Mesmo que você pague o estacionamento + passagens de metrô ida e volta, ainda sai mais barato do que estacionar no centro. Além do mais, você não paga por hora e sim pelo dia inteiro.

Não são todas as estações que têm estacionamento próprio, então vou deixar essa tabela aqui com linha, nome da estação, endereço e preços, okay?

LinhaNome da EstaçãoEndereço Preço
AzulBeachmont630 Winthrop Avenue$5 por dia
AzulOrient Heights1000 Bennington Street$5 por dia
AzulSuffolk Downs1230 Bennington Street$5 por dia
AzulWonderland1300 North Shore- Garagem coberta: $5 pelas primeiras 14h. Após isso, $12 pelo dia.
- Estacionamento: $5 por dia
Verde - Linha BNão háestacionamentos nessa linha.
Verde - Linha CNão háestacionamentos nessa linha.
Verde - Linha DChestnut Hill12 Middlesex Road, Newton, MA 02467$6 por dia
Verde - Linha DEliot99 Meredith Avenue, Newton, MA 02461$6 por dia
Verde - Linha D Riverside331 Grove Street, Newton, MA 02466$6 por dia
Verde - Linha DWaban1678 Beacon Street, Newton, MA 02462
$6 por dia
Verde - Linha DWoodland1940 Washington Street, Newton, MA 02466$6 por dia
Verde - Linha ENão háestacionamentos nessa linha.
Vermelha AlewifeCambridge Park Place,
Cambridge, MA 02140
$7 por dia
Vermelha Braintree316 Ivory Street, Braintree, MA 02184$7 por dia
Vermelha Butler53 Butler Street, Boston, MA 02124$4 por dia
Vermelha Mattapan514 River Street, Boston, MA 02126$4 por dia
Vermelha Milton30 Adams Street, Milton, MA 02186$4 por dia
Vermelha North Quincy255 Hancock Street, Quincy, MA 02171$5 por dia
Vermelha Quincy Adams273 Thomas E. Burgin Pkwy, Quincy, MA 02169$7 por dia
Vermelha Savin Hill25 South Sydney Street, Boston, MA 02125$5 por dia
Vermelha Wollaston98 Woodbine Street,
Quincy, MA 02170
$5 por dia
LaranjaForest Hills119 Hyde Park Avenue, Boston, MA 02130$6 por dia
LaranjaMalden Center266 Pleasant Street, Malden, MA 02148$6 por dia
LaranjaOak Grove47 Banks Place,
Malden, MA 02148
$6 por dia
LaranjaSullivan Square1 Kingston Street,
Boston, MA 02129
$6 por dia
LaranjaWellington101 Rivers Edge Drive,
Medford, MA 02155
$6 por dia

Todos esses são operados pelo MBTA. Algumas estações não estão na lista mas também possuem estacionamentos ao redor, operados por empresas privadas. Normalmente, eles têm preço semelhante à tabela aí de cima. Só que tem estações que não têm estacionamento e é praticamente impossível achar uma vaga nas ruas, sempre movimentadas. Então indicamos tentar alguma dessas na tabela.

A grande maioria dos estacionamentos do MBTA está usando o aplicativo PaybyPhone (clique aqui) para automatizar o serviço. É bem fácil de usar: só baixar o app, fazer seu cadastro, colocar o número da vaga onde você estacionou e pagar. Simples e eficiente.

Instruções de uso do PaybyPhone.
Instruções de uso do PaybyPhone.

A segunda dica é: usar o aplicativo/site ParkWhiz (clique aqui) para localizar vagas em estacionamentos privados por preços mais baixos ou de acordo com o seu orçamento. Sempre que vamos à Nova York de carro, nós usamos esse aplicativo e percebemos que ele também funciona muito bem por aqui.

Site/app ParkWhiz
Site/app ParkWhiz

Como usar? Antes de ir até o centro, já coloque no aplicativo/site o endereço que você vai e o número de horas necessárias e ele vai te mostrar opções de estacionamento ao redor. Aí é só você escolher a melhor e pagar pelo app. É uma reserva antecipada. A maioria dos estacionamentos aceitam o voucher da reserva apresentado no celular, mas você também pode imprimir e levar o comprovante. Não vai sair barato mas com certeza vai sair mais barato do que ir direto no estacionamento.

Dica especial: A maioria dos estacionamentos tem um taxa única e bem mais barata para o período da noite (geralmente entre às 16h e às 06h da manhã). Desde que não seja em dias de eventos grandes, claro, como ocorre no TD Garden e no Fenway Park. Então vale marcar um compromisso no fim da tarde e usar esse desconto.

Mapa dos estacionamentos próximos ao Fenway Park
Mapa dos estacionamentos próximos ao Fenway Park

Vagas na rua

Uso dos Parquímetros

Os parquímetros da cidade funcionam, praticamente todos, de segunda à sábado das 08h da manhã às 20h, com um limite de tempo parado de no máximo 2 horas. Ou seja, depois das 20h ou nos domingos e feriados não precisa pagar o parquímetro, mesmo que o aparelho esteja ligado!

Como esse horário não é padrão para todas as vagas de rua, vale sempre conferir no próprio parquímetro os dias e horários vigentes. Alguns encerram às 16h, por exemplo.

Tipos de parquímetros existentes em Boston
Tipos de parquímetros existentes em Boston

Em todos eles, a hora custa $1.25 (ou $0.25 a cada 12 minutos). E você pode pagar, dependendo do aparelho, com moedas, cartão e dinheiro. Também vai estar escrito no aparelho. Além disso, se o aparelho der um recibo, você deve colocá-lo entre o parabrisa e o painel do carro.

Hoje em dia, a prefeitura está reforçando o uso do app/site ParkBoston (clique aqui). Ele é bom porque você não precisa lidar com o parquímetro, Paga pelo app, sabe exatamente quanto tempo falta e pode aumentar o tempo, tudo no seu celular.

Instruções de uso do ParkBoston
Instruções de uso do ParkBoston
Na placa de cima, instruções do ParkBoston
Na placa de cima, instruções do ParkBoston

Por outro lado, há uma taxa de $0.15 pelo serviço e ainda não está disponível na cidade inteira. Na dúvida, consulte quando estacionar.

Como você pode perceber, é barato deixar o carro na rua. O grande problema é achar uma vaga livre no centro. Você vai rodar, rodar e RODAR, até achar um espacinho (se achar!). E não estamos exagerando. Às vezes procurar vaga vira uma dor de cabeça e pode acabar com seu dia de passeio.

Papel no parabrisa? Sinal de multa! - Foto: zack_yeremian/instagram
Papel no parabrisa? Sinal de multa! – Foto: zack_yeremian/instagram

Entendo as Placas

Elas funcionam junto com os parquímetros, regulamentando o uso das vagas de rua.

Elas podem sinalizar:

  • No Stopping/Tow Zone: proibido parar, parou vai ser guinchado. Se a placa falar Tow Zone Any Time, quer dizer que é proibido estacionar a qualquer hora. Se vier acompanhada de dia e horários, quer dizer que é proibido estacionar apenas naquele período que aparece escrito. Esse último caso, é muito comum quando há limpeza da rua (Street Cleaning) – sim! eles limpam o asfalto e o meio fio, por isso não pode ter carros estacionados no dia da limpeza! – ou em dias de muita neve (During Snow Emergency);
  • Resident Permit/Sticker After: você pode estacionar até uma certa hora, após ela, somente moradores da rua podem estacionar. Os horários vão estar especificados na placa;
  • Resident Parking Only: apenas moradores pode estacionar em qualquer horário;
  • Fire Zone/Lane: você está perto de um hidrante e é proibido estacionar ali. Nunca, nunca estacione na frente de um hidrante. Tendo placa ou não. Seu carro será guinchado rapidinho;
  • No Standing: pode parar rapidamente mas não estacionar.
Tente entender... Foto: bjj_mike/instagram
Tente entender… Foto: bjj_mike/instagram

Todas essas placas geralmente apontam com flechas onde começam e onde terminam as zonas, a não ser que estejam no começo/final da rua e aí vale para a rua toda. Vale ficar atento também se você ver aquela rua super movimentada com todas as vagas vazias, pode ter certeza que tem alguma proibição ali (limpeza de rua, permit de morador, etc).

Onde estacionar na rua

Quem vai pra Boston de carro, geralmente vai pro centro, certo? Então, eu pararia o carro em todas as regiões perto dali menos: Chinatown (ruas escuras e sujas), Beacon Hill (90% das ruas são só para residentes), North End (Mesma coisa de Beacon Hill + ruas apertadas) e claro, não pararia em Downtown Crossing, porque simplesmente é praticamente impossível achar uma vaga livre por lá. Além disso, várias ruas são de calçadão, então nem tem acesso para carro.

Tente parar no North End. Foto: lindsayg84/instagram
Tente parar no North End. Foto: lindsayg84/instagram

A cidade em si é bem segura mas não ache que não há possibilidade de ter o carro roubado em regiões como a da Newbury Street, porque há. Principalmente à noite e finais de semana. Sei lá, eu vou ter sempre o mesmo pensamento de segurança que eu tinha no Brasil: nunca deixar bolsas e mochilas à mostra, muito menos equipamentos eletrônicos. Não custa nada dar aquela camuflada, né? As chances são pequenas mas não podemos dar chance para o azar.

Isso porque eu nem citei o inverno né? Foto: keconklin/instagram
Isso porque eu nem citei o inverno né? Foto: keconklin/instagram

E aí gostou do tema? Deixa aqui embaixo a sua experiência com carro em Boston ou em outra cidade dos Estados Unidos! E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitterSnapchat e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.