Boston, Nova York, Outras Dicas, Outras Dicas, USA, Visto

Pergunta do Leitor: Perdi meus documentos nos EUA! O que fazer?

Pergunta que recebi esses dias no e-mail do blog (sim, ele existe! contato@roteiroserelatos.com.br):

Oi Otávio e Luciane, estou indo aos Estados Unidos, e especificamente para Boston, passar uma semana fazendo turismo. Juntando todos os meus documentos para levar na mala, pensei numa coisa que eu espero que vocês possam responder. E se eu perder os meus documentos nos Estados Unidos? O que devo fazer?

Calma pequeno gafanhoto viajante, estamos aqui para te ajudar.

Sim, eu sei que essa situação é TENSA! Vou contar pra vocês que na volta da viagem de Chicago à Nova York, após dirigir mais de 5 horas, ao pegar a minha mochila com documentos, eu percebi que meu passaporte não estava lá. Foram longos 10 minutos até encontrá-lo em outro lugar. Desde então, meu passaporte anda comigo, no meu bolso e sem mais nada junto. Não é o mais correto e eu não te digo pra fazer isso.

Passaporte, seu documento mais importante no exterior
Passaporte, seu documento mais importante no exterior

O quê eu te digo pra fazer é seguir essas dicas:

  • Faça cópias dos seus documentos (passaporte, visto e, I-20 se for o seu caso) e tente andar com eles ao invés dos originais.
  • Faça cópias autenticadas dos seus documentos (CNH, RG, Certidão de Nascimento) e deixe num lugar seguro (cofre do hotel, mala com cadeado).
  • Faça cópias (xerox mesmo) do seus cartões de crédito. Ou vai dizer que você sabe os números de cabeça? Vai que você precise comprar algo, pelo menos vai ter os números em mãos. E também ajuda na hora de cancelá-los e/ou receber um cartão novo aqui mesmo nos EUA.
  • Digitalize todos os seus documentos e deixe em anexo no seu e-mail.
  • Faça cópias autenticadas dos seus documentos e deixe com um parente mais espertinho e que possa ser facilmente contatado.
  • Não ande com sua passagem aérea de volta consigo, deixe também num lugar seguro.  Hoje em dia os celulares (e relógios modernos) já tem a opção de armazenar os dados do seu vôo. No caso do iPhone (iOS) é no aplicativo Wallet (Passbook). No caso do Android não há um oficial, então eu sugiro o Pass2U.

Tá Otávio e Luciane, eu fui cabeça-dura, não segui nenhuma das dicas daqui e perdi meus documentos…

Bom, antes de tudo, vá a uma delegacia da polícia da cidade onde você perdeu os documentos para registrar o fato (report an incident). Se for em Boston, clique aqui pra ver onde estão as unidades. Se for em Nova York, clique aqui. Se for em Los Angeles, clique aqui.  Se for em Chicago, clique aqui.

Os locais onde tem polícia aqui na região de Boston também está aqui:

Após isso, você deve se dirigir ao consulado brasileiro mais próximo de onde você está:

  • Em Boston, o Consulado-Geral do Brasil (site aqui) fica na 175 Purchase Street, 02110, bem próximo a South Station e ao Rose Kennedy Greenway. Funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 13h e o telefone é (617) 542-4000.
  • Em Nova York, o Consulado-Geral do Brasil (site aqui) fica no 1185 6th Ave (Avenue of the Americas), 21º andar, 10036-2601. Funciona de segunda à sexta-feira, das 09h às 16h e o telefone é (917)777-7777.
  • Em Los Angeles, o Consulado-Geral do Brasil (site aqui) fica no 8484 Wilshire Blvd. Suite 300, Beverly Hills, CA 90211. Funciona de segunda à sexta-feira, das 09h às 16h e o telefone é (323) 651-2664.
  • Em Chicago, o Consulado-Geral do Brasil (site aqui) fica no 401 North Michigan Avenue, suite 1850, Chicago, IL 60611. Funciona de segunda à sexta-feira, das 09h às 13h e o telefone é (312)464-0244.

    Consulado-geral do Brasil em Boston
    Consulado-geral do Brasil em Boston

E por que eu devo ir até o Consulado, caro casal? Bom, se a sua viagem estiver no fim, lá eles podem emitir um documento chamado ARB – Autorização de Retorno ao Brasil. Esse documento, que é GRATUITO, não substitui o passaporte e serve apenas para retornar ao Brasil dizendo que você é você e não outra pessoa. Ele só pode ser usado em caso de emergência mesmo.

Exemplo de ARB - Autorização de Retorno ao Brasil
Exemplo de ARB – Autorização de Retorno ao Brasil

Se por acaso a sua viagem for ter maior duração, aí vale fazer um passaporte novo através da modalidade expressa. Custa US$ 120 e você vai precisar dos seus documentos autenticados, que eu espero que você tenha trazido e deixado num lugar seguro.

De todo modo, o pessoal do Consulado está lá pra te ajudar e com certeza não vai te deixar na mão. Sim, eu sei que o site feio (e mal feito) de todos as unidades te faz duvidar do serviço, mas eu posso te garantir que eles não deixam ninguém sem atendimento.

A dica era pra ser rápida, mas ficou longa (porém eficiente). Confuso? Calma, pequeno viajante. Pode parecer muita coisa, mas depois da primeira viagem, você pode reaproveitar todos os documentos nas próximas: cópias, autenticações, etc… Só guardar numa pastinha com documentos de viagem.

E, claro, esperamos que você nunca precise usar toda essa papelada. Mas se for necessário, você vai dar aleluia de ter sido tão precavido!

Té a próxima! 😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.