Atrações, Nova York, Parques

Roosevelt Island, a ilha entre Manhattan e o Queens

Faz tempo que não escrevemos sobre Nova York aqui no blog. Não porque não temos conteúdo para falar da minha cidade preferida em todo o mundo, mas porque estamos focados em Boston. Afinal, já faz quase 6 meses que estamos aqui nos Estados Unidos. Então pra tirar um pouco a ferrugem, vamos falar de uma ilha muito simpática que fica bem no East River, entre Manhattan e o bairro do Queens: a Roosevelt Island!

A Roosevelt Island

Se você pegou um táxi saindo do Aeroporto JFK em direção à Manhattan, é bem provável que tenha passado pela Queensboro Bridge para entrar no centro de Nova York. E se você é como eu, reparou que do lado direito da ponte há uma pequena ilha com prédios no meio do East River. Ou ainda, viu um bonde suspenso cruzando o rio. Sim, essa é a bendita Roosevelt Island, um pedacinho de terra encravado no rio. Aliás, o East River tem mais 5 ilhas, além desta.

Queensboro Bridge
Queensboro Bridge

A ilha faz parte de Manhattan, sendo considerada mais uma de suas vizinhanças. Em termos geográficos, ela vai da altura da rua East 85th até a rua East 46th, mais ou menos 3.2 km, em 240m de largura. Dá pra fazer ela a pé em pouco menos de 2h.

Segundo o último censo, pouco mais de 12 mil moradores vivem nos apartamentos e casas alugadas na ilha. E essa é uma das curiosidades, quase ninguém é dono de algo lá. E comparando os preços de aluguéis com Manhattan, dá pra ver que morar lá é bem mais barato. Mas pelo preço deve-se levar em conta que entrar e sair da ilha é uma situação para pessoas pacientes.

Falando em pacientes, a Roosevelt Island, principalmente sua parte sul, já serviu como hospício, hospital para infectados com varíola e prisão. Hoje em dia, apenas um hospital funciona na ponta norte da pequena ilha, enquanto as outras estruturas foram desativadas e estão sendo renovadas (ou esperando renovação) para outros fins.

Detalhe do hospital em ruínas
Detalhe do hospital em ruínas

Em 1970, começaram os projetos de renovação da ilha, dividindo ela em 3 grandes área residenciais e banindo o uso de carros nessas áreas. Então, você ainda vai ver um ou outro carro lá mas são bem poucos.

Como chegar em Roosevelt Island

Temos 3 opções para chegar na ilhota, e vamos começar com a mais legal:

De bondinho aéreo: O bondinho leva em torno de 4 minutos pra cruzar de Manhattan pra Roosevelt Island. É só subir as escadas (ou pegar o elevador), passar na catraca com o seu metrocard ou comprar um ticket nas máquinas que ficam ali, e esperar o próximo bonde. Claro que o melhor lugar pra ter um vista legal do trajeto é a janela da frente. A estação fica na Segunda Avenida com a rua East 60th e o metrô mais perto está na rua 59th com a Avenida Lexington. As linhas que passam lá são a N/Q/R/4/5/6 e dependendo onde você estiver no trem, você pode tanto sair na rua 59 ou na 60. Aí é só seguir no sentido leste, passar a Terceira Avenida e continuar até chegar na praça onde tem a estação do bonde. O bondinho funciona das 06 da manhã até às 02h da madrugada, saindo de 15 em 15 minutos.

Bondinho
Bondinho
Tramway Plaza
Tramway Plaza
Chegando na estação em Manhattan
Chegando na estação em Manhattan
Vista da janela
Vista da janela
Mais uma da janela
Mais uma da janela
Subindo
Subindo

De metrô: Linha Laranja F até a estação Roosevelt Island. Você vai sair um pouco abaixo do meio da ilha e dali você pode pegar um dos ônibus vermelhos (e gratuitos) que andam no interior da ilha para acelerar o seu passeio. Não é bonito mas pelo menos é rápido (quando o trem tá no horário).

De ônibus: A linha Q102 – Astoria/Roosevelt Island faz o trajeto saindo lá do meio da vizinha de Astoria no bairro do Queens até a ilha. A vantagem desse trajeto é ver a ilha a partir dos outros bairros e da Roosevelt Island Bridge. Dá uma olhada aqui no mapa pra saber onde fica mais perto para você pegar.

Dica de roteiro

Nossa sugestão de roteiro começa pegando o bondinho lá em Manhattan e saltando na estação na ilha. Ao sair, siga em direção a Queensboro Bridge e pare para pegar um mapa no quiosque do Visitor’s Center. Aproveite também para fotografar a ponte por baixo. Continue em direção ao sul no calçadão à beira do rio, aproveitando a vista de Manhattan. A construção à esquerda, que está em reforma, é o antigo hospital Goldwater Memorial, que está sendo reformado para ser uma unidade da Universidade Cornell.

Queensboro Bridge
Queensboro Bridge
Queensboro Bridge vista debaixo
Queensboro Bridge vista debaixo
Calçadão na margem do rio
Calçadão na margem do rio
Outra do calçadão
Outra do calçadão
Chrysler Building
Chrysler Building
Mais uma vista de arrasar
Mais uma vista de arrasar

Logo, você chegará ao Southpoint Park, um grande gramadão verde e que dá vontade de fazer um picnic (dependendo da época do ano, claro). Continue ao sul e você passará pelas ruínas do antigo hospital de varíola. Ela também está sendo renovada para logo poder ser aberta ao público. Dali, você já poderá ver as escadas do Franklin Delano Roosevelt Four Freedoms Park.

Pox Hospital
Pox Hospital
Gramado do Four Freedoms Park
Gramado do Four Freedoms Park

Ele é um parque que fica bem na ponta da ilha, tanto é que ele tem um formato de lança. Do alto da escada, você vai ter uma vista linda do gramado que desce até o busto deste ex-presidente norte-americano. Além de uma vista lateral do hospital de varíola olhando para trás, da sede da ONU olhando para a direita, e da propaganda da Pepsi olhando para a esquerda.

Olha o prédio da ONU, esse bem à esquerda
Olha o prédio da ONU, esse bem à esquerda

O nome do parque é em homenagem aos quatro tipos de liberdade que ele pregava para todo o mundo: liberdade de expressão, liberdade religiosa, dignidade humana e a eliminação de qualquer tipo de agressão.

Busto do president Roosevelt
Busto do president Roosevelt

Passe o busto e sente nos degraus apreciando o rio e aproveitando para descansar.

A vista contrária também é de arrasar
A vista contrária também é de arrasar

Volte pelo lado direito, seguindo agora o sentido norte até a estação do bondinho. Dali vá até o campo de beisebol e veja as torres da Usina Ravenswood. Depois, volte para frente da estação e lá você pegará o ônibus vermelho até o penúltimo ponto da parte norte: Main St/The Octagon.

Usina Ravenswood
Usina Ravenswood
Calçadão na margem leste
Calçadão na margem leste

O Octagon, como o nome diz, é uma cúpula em octágono no topo de um prédio. O prédio e a cúpula são lembranças de um tempo antigo, onde eles eram a entrada para o hospício. Hoje é um edifício residencial de luxo. Depois, é só seguir ainda no sentido norte até a ponta final da ilha. Lá, você estará no Lighthouse Park, onde há um farol antigo e você terá uma visão da residência oficial do prefeito de Nova York, à esquerda. À direta, você verá a vizinha de Astoria no Queens. Para voltar, vá até a frente do Hospital Goldwater no lado oeste e espere o ônibus vermelho, para voltar até a estação do bondinho.

The Octagon. Foto: "The-octagon-roosevelt-island" by Dmadeo - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons
The Octagon. Foto: “The-octagon-roosevelt-island” by Dmadeo – Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons
Farol de Roosevelt Island. "Roosevelt Island Lighthouse, NYC 2015" by Atorpey - Own work. Licensed under CC BY-SA 4.0 via Commons
Farol de Roosevelt Island. “Roosevelt Island Lighthouse, NYC 2015” by Atorpey – Own work. Licensed under CC BY-SA 4.0 via Commons

Enfim, eu sei que o post ficou longo mas é que gostamos muito do nosso passeio. Roosevelt Island é tão bonita e tão poucos turistas vão até lá, o que é uma pena. Então, se você gostou desse post, inclua esse passeio no seu roteiro e você não vai se arrepender.

Essa é a minha cara de adorei!
Essa é a minha cara de adorei!

Té a próxima!

😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.