Atrações, Boston, Tours

Roteiro de 2 dias em Boston

Nós falamos tanto de Boston aqui nesse blog, que fica difícil fazemos um roteiro de apenas 2 dias para conhecê-la.

Amamos a cidade, que tem um charme próprio e muita coisa pra ver/fazer. E sempre achamos que fazer um roteiro básico é deixar algumas atrações de lado. Maaaas, diante dos pedidos de muitos leitores, aí vai um guia com o que achamos primordial de ser visitado em dois dias.

Tenha em mente que essas são as atrações que NÓS, Otávio e Luciane, achamos essenciais de ver em Boston (e um pedacinho de Cambridge). Vale conferir também o nosso guia de Boston bairro-a-bairro, clicando aqui. Se você tem outras atrações que ache que não pode ficar de fora, deixe aqui embaixo nos comentários para ajudar o leitor.

Roteiro de 2 dias em Boston – Dia 1

  1. Comece o dia subindo no Skywalk Observatory do Prudential Center, que é o segundo prédio mais alto de toda região da Nova Inglaterra e o único com um observatório lá em cima! Com esta vista em 360º, você terá uma ideia geral de Boston e das cidades ao redor, além de já conhecer alguns lugares-chave da cidade. O observatório pode ser visitado o ano todo. O horário de funcionamento é das 10h às 22h do dia 11 de março a 03 de novembro e das 10h às 20h do dia 04 novembro ao dia 08 de março. Os ingressos podem ser comprados na hora e custam 13 dólares para crianças (até 12 anos), 15 dólares para idosos (acima de 62) e 18 dólares para adultos. Mas você pode e deve pensar seriamente em comprar através do Boston CityPASS para ganhar desconto em outras atrações.

    Vista do Skywalk Observatory
    Vista do Skywalk Observatory
  2. A Copley Square fica bem próxima ao Prudential Center, cerca de 400 metros, e ali você poderá ver a Biblioteca Pública de Boston – BPL (entre no prédio e conheça o Bates Hall e o Courtyard), a Trinity Church e o espelhado John Hancock Building. A entrada na BPL é gratuita e ela abre todos os dias, sem exceção. De segunda à quinta, das 09h da manhã  às 21h. Sexta e sábado, das 09h da manhã às 17h. E domingo, das 13h às 17h. Já a Trinity Church fica aberta para visitação, de terça a sexta das 10h às 17h, com exceção de quinta-feira, que ela fecha às 11h30 da manhã. Já aos domingos, ela fica aberta das 07h30 da manhã até às 20h. Você pode conhecer gratuitamente ou fazer o tour (guiado ou sozinho) que custa $7. Ah, vale dizer também que ao lado da BPL, na Boylston Street, está a famosa linha de chegada da Maratona de Boston, uma das mais importantes do mundo.
    Copley Square e Trinity Church em Boston
    Copley Square e Trinity Church em Boston

    Bates Hall da BPL
    Bates Hall da BPL
  3. Paralelamente à Copley Square (que fica na Boylston Street), está a Newbury Street, considerada “a quinta-avenida de Boston” por causa das suas lojas caras e pessoas ricas. Vale pela experiência antropológica, além de ser o caminho mais fácil para o nosso próximo destino. Lá, você vai encontrar lojas de grife como Valentino, Chanel, Dolce and Gabbana, Tiffany & Co, Giorgio Armani, Donna Karan, Burberry, Cartier, Marc Jacobs, Ermenegildo Zegna, Ralph Lauren…

    Newbury Street
    Newbury Street
  4. O Boston Public Garden é de uma beleza ímpar, principalmente pelos seus jardins, fontes e lagos. Se você está visitando a cidade na primavera, pode esperar muitas tulipas nos canteiros. Nos meses de calor, faça também um passeio de pedalinho. Se estiver vindo no inverno, pode esperar muita neve e a beleza do lago dos cisnes todo congelado. Cada estação tem o seu charme! O parque está aberto das 07h da manhã às 21h, todos os dias.

    Lago no Public Garden
    Lago no Public Garden
  5. Bem próxima ao BPG, está uma das ruas mais charmosas (e famosas) de Boston, a Acorn Street, no bairro de Beacon Hill. Mas porque ela é importante? Ela é uma representação exata da arquitetura de Boston, com casinhas de tijolo vermelho, apertadinhas e numa rua de pedras. Ou seja, altamente fotografável!

    Acorn Street
    Acorn Street
  6. De volta à sessão de parques, nós sugerimos ir ao Boston Common, o nosso “Central Park”, que fica bem ao lado do Public Garden. Ele é considerado o primeiro parque público do mundo! Vale ver o monumento Soldiers and Sailors, que fica no alto da maior colina do parque, permitindo assim uma bela foto dos prédios que ficaram pra trás; o Frog Pond, com seu laguinho e seus sapos de bronze; e a Brewer Fountain, fonte de água com vista para a Massachusetts State House e a Park Church. Aliás, nós sugerimos que a partir do Common, você siga a linha vermelha pintada no chão do centro da cidade, chamada Freedom Trail, que te levará em todos os principais monumentos e lugares históricos. A entrada é totalmente gratuita e ele fica aberto 24 horas por dia. Na prática, se você for de madrugada só vai poder andar pelos pontos centrais.

    Brewer Fountain com a Massachusetts State House ao fundo.
    Brewer Fountain com a Massachusetts State House ao fundo.
  7. Então, seguindo a Freedom Trail, resumidamente, você passará pela Massachusetts State House, que é a sede do governo e assembléia legislativa desse estado; o Granary Burying Ground, cemitério de figurões da história americana; o monumento à Boston Latin School, primeira escola pública das Américas e a antiga prefeitura de Boston; a Old South Church, palco da reunião que deu início à revolução norte-americana; e por fim a Old State House, antiga sede do governo e onde a constituição dos Estados Unidos da América foi lida ao público pela primeira vez.
    Começo do Freedom Trail no Boston Common
    Começo do Freedom Trail no Boston Common

    Old State House
    Old State House – Onde tudo começou
  8. O Freedom Trail vai te levar até o Faneuil Hall, que é exatamente o meio do trajeto da linha vermelha. O Faneuil Hall é o local onde foram realizadas as principais assembléias do movimento revolucionário para criação dos EUA. Hoje é um mercado de lembrancinhas da cidade. Atrás dele, você vai encontrar o Quincy Market, uma espécie de mercado público de restaurantes, ótimo lugar pra provar as comidas típicas da região. Em frente dele, fica o retângulo de concreto que é a atual Prefeitura de Boston. Se quiser, suba as escadas ao lado da Prefeitura, para poder ter um vista do Faneuil Hall de cima. O Faneuil Hall/Quincy Market está aberto das 10h da manhã às 21h todos os dias, com exceção de domingo que é de meio-dia às 18h. Outra coisa bacana é que há guias turísticos oficiais e gratuitos espalhados por ali, cada tour começa de meia em meia hora, das 9h30min às 16h30min.
    Faneuil Hall
    Faneuil Hall

    Quincy Market
    Quincy Market

Dá uma olhada no mapa, no trajeto que você fará no Dia 1:

Roteiro de 2 dias em Boston – Dia 2

Chegou a hora de atravessar o Charlie River e mudar de município. Mas Otávio, você não disse que o roteiro é por Boston? E eu te respondo: É sim, mas ao contrário do que o senso comum espalha, duas das universidades mais famosas do mundo, ficam em Cambridge e não em Boston.

  1. Harvard University! Eu já falei algumas vezes aqui, vir à região de Boston e não visitar Harvard é como se você não tivesse vindo. Harvard é a universidade mais famosa e conceituada do mundo. Vale ver o Harvard Yard, grande gramado onde ficam os dormitórios estudantis; o Memorial Hall, que é onde fica o principal teatro de lá; a Widener Library, maior biblioteca acadêmica do mundo; a Memorial Church, que é palco das formaturas da universidade; e pra finalizar a estátua de John Harvard. Além, é claro, de toda região da praça de Harvard (Harvard Square), com aquela movimentação estudantil costumeira. Infelizmente você não vai poder entrar em nenhum dos prédios, que são fechados para visitantes =( Mas é legal ver tudo de fora, mesmo assim.
    Harvard Yard
    Harvard Yard

    Estátua de John Harvard, também conhecida como estátua das 3 mentiras
    Estátua de John Harvard, também conhecida como estátua das 3 mentiras
  2. MIT – Massachusetts Institute of Technology, a universidade mais famosa do mundo na área de engenharias e ciências exatas! Ela fica a cerca de 2 km de Harvard, colada no Charles River. Ali vale ver o Ray and Maria Stata Center, que é um prédio com um formato bem inusitado, onde fica a parte de engenharia de computação da instituto e o Killian Court, gramado amplo, ladeado de prédios da administração do MIT, e principalmente, lar de um dos pontos mais famosos de lá, o domo com a inscrição com o nome da universidade embaixo. Dali, você pode se aventurar pelos corredores, parando nos murais e salas de aula e/ou virar de costas, atravessar a Memorial Drive e olhar Boston do outro lado do rio, admirando seus prédios e paisagem.

    MIT Ray and Maria Stata Center for Computer, Information and Intelligence Sciences.
    MIT Ray and Maria Stata Center for Computer, Information and Intelligence Sciences.
  3. Dali, você deve atravessar o rio de volta para a Boston, indo até a Kenmore Square e sua famosa placa da Citgo, que é um marco da cidade e ponto de referência. Um ditado totalmente desproporcional é que Londres tem o Big Ben, Paris tem a torre Eiffel e Boston tem a placa da Citgo… ¯\_(ツ)_/¯

    Oh, nós lá!
    Oh, nós lá!
  4. Próximo à Kenmore Square, fica o estádio Fenway Park, lar do Boston Red Sox, time mais adorado de Boston! Vale muito a pena fazer um tour guiado, mesmo que você não fale inglês. O estádio tem uma importância histórica sem tamanho pra cidade e pro país. Se você conseguir conciliar o tour com um jogo, melhor ainda! O tour é realizado de hora em hora a partir das 09h da manhã até 17h. Em dia de jogo, o último horário é 3h antes do início da partida, ou seja, se o jogo começa às 19h, o último horário será 16h. Custa US$ 18 para adultos e US$ 12 para crianças, adolescentes e estudantes.

    Bem-vindo ao Fenway Park, lar do Boston Red Sox!
    Bem-vindo ao Fenway Park, lar do Boston Red Sox!
  5. Para finalizar, nós sugerimos passear no Charles River Esplanade, que é um parque verde que fica na beira do rio. Lá está a concha acústica que é o palco das comemorações do dia da independência; os trapiches que são um belo lugar para relaxar e assistir o pôr do sol; e as pontes de pedras, que são lindas para fotografar!

    Charlie River Esplanade
    Charlie River Esplanade

Dá uma olhada no mapa:

Pronto, você conheceu os principais pontos de Boston e Cambridge. Se ainda tiver tempo e vontade, nós sugerimos a você visitar os Museus de Belas Artes, Ciências e/ou Isabella Gardner; os parques Christopher ColumbusPiers e Fan Pier; o Greenway, o New England Aquarium e a cervejaria Samuel Adams!

Quer saber como se locomover entre todas essas atrações? Dá uma olhada nesses posts sobre alternativas de transporte em Boston.

E aí? Gostou do nosso roteiro básico? Conta para nós aqui nos comentários!  E siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitter e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.