Boston, Eventos Privados, Pagas, Tours

Seaport District e a Cervejaria Harpoon

Quando no meio do inverno a temperatura bate os 20°C, a galera toda (incluindo nós) resolve sair de casa pra aproveitar.

Nossa escolha foi apreciar o ar livre no Seaport District, um bairro que aproveitamos muito pouco. E calor combina com cerveja né? De quebra, fizemos o tour na fábrica da Cervejaria Harpoon, que fica lá também.

Seaport District

O Seaport District ou em bom português distrito portuário (tradução livre), é o local onde o antigo porto de Boston se localizava. Para ser bem honesto, ele ainda existe mas está cada vez mais afastado do centro, restando alguns cais e atracadouros, como o de pescados e o de cruzeiros.

Nas últimas duas décadas, o que eram apenas armazéns, ruas escuras e nenhuma razão pra ir lá à noite foi transformado em um região vibrante com uma forte cena artística, prédios envidraçados que contrastam com a arquitetura histórica e muitas lojas e restaurantes da moda.

A revolução começou com as obras do Big Dig, o conjunto de túneis que passa embaixo do centro da cidade, e posteriormente com a ida do Centro de Convenções e do Instituto de Arte Contemporânea – ICA. Essas 3 obras foram suficientes para instigar o interesse imobiliário na área.

Seaport District vai do Fort Point Channel, o canal fluvial que divide o centro dos bairros ao sul, até South Boston. Pra ser bem exato, ele já é parte de South Boston, mas é bem distinto da região residencial ao sul. Compreende 20 quadras tendo as seguintes ruas e avenidas como principais: Seaport Boulevard, Northern Avenue, A Street, Summer Street, Congress Street e a D Street.

O site da principal responsável pela transformação da área tem um mapa bem completo de todos restaurantes, lojas e atrações.

Nesse passeio, nós seguimos pela Northern Avenue e pela Seaport Boulevard, no sentido sul-norte, passando pelos pontos:

  • Harpoon Cervejaria – Vou falar dela mais adiante;
  • Boston Fish Pier – que é o cais dos pescadores, com vários barcos de pesca atracados e o mercadão de frutos do mar, um dos melhores lugares pra comprar pescados frescos e com bom preço. Endereço: 2 Boston Fish Pier, Boston, MA 02210.
  • Seaport Hotel e World Trade Center – hotel e centro de conferências da famosa rede WTC. Endereço: 1 Seaport Ln, Boston, MA 02210.
  • Seaport Common – Espaço verde comunitário com eventos sazonais, tipo aulas gratuitas de fitness, concertos, etc. Agora, tá rolando o Seaport Seesaw, um parquinho de gangorras iluminadas e musicais, para pessoas de todas as idades. Nós brincamos nas gangorras, tá lá no vídeo! Endereço: 85 Northern Ave, Boston, MA 02210.

    Seaport Common
    Seaport Common
  • Mural Boston is the New Boston – O nome já diz tudo! Endereço: Courthouse Square, 29 Northern Avenue, Boston, MA 02210.

    Boston is the New Boston
    Boston is the New Boston
  • Fan Pier Park – Onde terminamos o vídeo. Um dos nossos parques preferidos por aqui, dá pra entender só pela vista fenomenal, né? Falamos mais dele aqui. Endereço: Nos fundos do 2 Northern Ave, Boston, MA 02210.

    Vista que o Fan Pier Park tem do centro
    Vista que o Fan Pier Park tem do centro

Harpoon Cervejaria

Harpoon Brewery
Harpoon Brewery

A Harpoon, junto com a Samuel Adams, é a cerveja mais famosa dentre as produzidas em Boston. E é também a 19ª maior cervejaria dos Estados Unidos. Feito bem grande pra quem ainda segue um processo de produção artesanal.

Sua fábrica abriu as portas em 1986, em um desses armazéns abandonados da antiga região portuária. Começaram com a Harpoon Lager, mas hoje oferecem uma gama de mais de 100 tipos de cervejas e cidras. Nem todas estão disponíveis ao mesmo tempo, existem edições limitadas e sazonais, como as de verão (Midsummer Fling, Summer Vacation), de outono (UFO Pumpkin, Flannel Friday, Octoberfest) e de inverno (Winter Warmer, UFO Gingerland). No entanto, as cervejas mais conhecidas são a Harpoon India Pale Ale (IPA) e a UFO White Ale, disponíveis o ano inteiro e as mais fáceis de encontrar por aí.

Quero esse freezer aqui em casa!
Quero esse freezer aqui em casa!

Apesar de todas as cervejas dessas fábrica terem um sabor meio frutado, eu, Otávio, gosto mais da IPA pelo sabor marcante. Já a Luciane não soube opinar porque disse que compramos muito mais Samuel Adams aqui em casa. ¯\_(ツ)_/¯

Em Boston, a Harpoon também é famosa por promover festivais como a festa de St. Patrick’s Day, Harpoonfest e Octoberfest.

Tour na Cervejaria

Pra conhecer a fábrica por dentro, o valor é $5 por pessoa. Esse tour inclui também a degustação de algumas edições de cerveja disponíveis no momento. Mas vale lembrar que pra beber você precisa ser maior de 21 anos e apresentar um documento de identidade (carteira de motorista dos EUA ou passaporte do Brasil). Menores de 21 podem acompanhar os pais (menos aos sábados, que é exclusivo para adultos).

Não há como agendar, ou seja, é chegar na hora e ver se tem vaga. Durante a semana, os tours são de hora em hora. Nos sábados, a cada 20 minutos, e nos domingos, a cada meia hora. Dá uma olhada nos horários aqui.

O tour começa pegando um óculos maldito de proteção que me deixou irritadíssimo por estar sujo/arranhado e ser desconfortável pra quem já usa óculos de grau. Mas aí você pensa que estará entrando na fábrica e começa a aceitar a ideia de usá-lo. Primeira parada é na produção de latinhas com um máquina super rápida e super maneira de ficar assistindo.

Depois fomos pra parte superior dos tanques de fermentação onde é contada um pouco da história da empresa, da paixão por cerveja e do próprio galpão. Em seguida, vamos pra parte de baixo onde aprendemos sobre os ingredientes de cada cerveja e o processo de criação de cada uma.

Tanques!
Tanques!

E finalmente chegou a parte da degustação! Em torno de 20min, você pode provar 13 variedades disponíveis naquele momento e a dica é provar o que você normalmente não provaria. No nosso caso, as de framboesa e abacaxi.

Tocado o sino (sim, um sino) é hora de sair do mini bar e ir acompanhar o engarrafamento e o triste trabalho de um funcionário que precisa pegar no muque cada lote de garrafas de vidro e abastecer a máquina.

H de Harpoon - Dããã
H de Harpoon – Dããã

E fim do tour, UFA (ou UFO)!

Minha opinião, no geral, é: o tour é legal mas o da Samuel Adams é mais didático. Achei que as guias falam extremamente rápido. Mesmo que o público principal seja de jovens americanos, tem muito estrangeiro por lá também, então podiam pisar um pouco no freio. Pra mim parece alguém correndo contra o tempo. Por outro lado, os $5 retornam como investimento na quantidade de cerveja que você pode provar.

A Luciane já achou o tour da Harpoon mais interessante do que o da Samuel, pois a fábrica é muito maior e pudemos provar uma variedade maior de cervejas (na Samuel são apenas 4).

Mas não fique só na nossa opinião! Vá, visite, beba e deixe seu comentário aqui embaixo!

Um pouco da loja deles...
Um pouco da loja deles…

Ah! Vale dizer também que a loja deles tem preços bem agradáveis ao bolso alheio.

Quer ir na Harpoon? O endereço é 306 Northern Ave, Boston, MA 02210.

Para chegar lá de transporte público, a partir do centro: a região não tem metrô mas é atendida pelos ônibus BRT – Silver Line. A linha específica que passa lá é a SL2 e a estação mais fácil de pegar esse ônibus é a South Station em Downtown.

E aí? Gostou? Quer ir? Já foi e adorou? Conte aqui nos comentários. E aproveita pra seguir o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitter e Facebook.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.