Michigan, USA

A simpática Ann Arbor e a Universidade do Michigan

Em abril de 2014, nós ainda morávamos no Brasil e viemos a passeio para Nova York e Chicago, indo de uma cidade a outra de carro, como você pode ver nesse post aqui.

Eu numa função essencial
Eu numa função essencial

E aí que decidimos encurtar a nossa estadia em Chi-City, para poder ir visitar a pequena cidade de Ann Arbor, no estado do Michigan, que é onde fica a Universidade do Michigan. A decisão foi certeira! Mesmo pegando uma chuva persistente, valeu a pena!

Visual dos fundos do nosso apto em Ann Arbor
Visual dos fundos do nosso apto em Ann Arbor
O M amarelo é presença constante em Ann Arbor
O M amarelo é presença constante em Ann Arbor

Ann Arbor

A pequena Ann Arbor, também conhecida como A² ou A-Two, com seus 113 mil moradores, nem é tão pequena assim, sendo considerada a sexta maior cidade do estado, mas como boa parte da sua população é flutuante por causa da universidade, eu chamo ela de pequena.

Mas a pequena tem suas qualidades! É uma das melhores cidades (a 8ª pra ser exato) para se viver nos Estados Unidos, com índices de desenvolvimento humano – IDH – que dão inveja.

Ela fica na parte sudeste do estado do Michigan, bem perto da maior cidade da região, Detroit. Tão perto, a cerca de 40 minutos, que fica dentro da sua região metropolitana. Mas são cidades tão contrastantes.

Enquanto Ann Arbor é uma perfeição, Detroit teve e ainda tem todos aqueles problemas decorrentes (desemprego, falta de renda, êxodo) da quebra da indústria automobilística nos últimos anos.

Economicamente, a universidade é a maior “empresa” da cidade, empregando mais de 30 mil pessoas, e toda a economia em si, gira em torno dela, que atrai empresas de ponta da área da saúde e tecnologia, em busca da mão de obra qualificada.

A Universidade do Michigan

A Universidade do Michigan (University of Michigan), conhecida também como UMich, UM, U-M, Maize and Blue ou Wolverines (time de football dela), foi fundada em 1817 e tem 40 mil alunos em graduação e pós-graduação. Outra forma engraçada de como ela é conhecida é “Harvard do Oeste”, mostrando o peso que tem, academicamente falando.

Esse M-zão fica na frente do estádio dos Wolverines
Esse M-zão fica na frente do estádio dos Wolverines

Ocupando 12km², ela é parte substancial da área central de Ann Arbor. Seus edifícios em tijolinho marrom-avermelhado são o padrão seguido em quase todas as construções no centro.

Prédios da UMichigan são quase todos nessa cor aí
Prédios da UMichigan são quase todos nessa cor aí

Os prédios são amplos e o acesso a quase todos eles é livre, desde que você não cause nenhum problema nem nada parecido. Nós passeamos em alguns e posso dizer que são muito, muito bonitos por dentro e com uma sensação acolhedora, o que sinceramente é um choque pra quem está acostumado com as faculdades brasileiras.

State Street dividindo o campus central
State Street dividindo o campus central

Dentro do campus central, tudo gira em torno da praça chamada Diag. Lá estão os principais prédios acadêmicos e é onde rolam os eventos ao ar livre. O nome é por causa das trilhazinhas diagonais que cortam a praça. Além disso, um dos pontos mais fotografados de todo o campus é o “M” gravado no chão.

Diag! O grupo de alunos ali parados está pisando no tal M
Diag! O grupo de alunos ali parados está pisando no tal M

Uma curiosidade é que ela é a única universidade com uma filial da sua associação de ex-alunos na Lua! Três dos astronautas a bordo da missão Apollo 15 fizeram mestrado na UMich e resolveram homenagear a Universidade dessa forma.

Dormitório do pessoal do Direito
Dormitório do pessoal do Direito

Além do ex-presidente Gerald Ford e do Darth Vader (James Earl Jones), por lá passaram Tom Brady (Sim, o marido da Gisele Budchen e melhor jogador de Football atualmente), Lucy Liu, Madonna, Iggy Pop, e muitos outros…

Casa do reitor
Casa do reitor

Lugares imperdíveis em Ann Arbor

Claro que em primeiro lugar está a própria U-M! Sério, tire um tempo e visite os prédios da instituição, em especial:

  • O Museum of Art, que já chama atenção pela escultura metálica vermelha, que não é um “A” estilizado mas parece, bem na sua entrada. Visite o site deles para ver os horários de funcionamento aqui. O endereço é 525 South State Street.
Escultura vermelha na frente do Museu de Artes
Escultura vermelha na frente do Museu de Artes
      • O Hill Auditorium, que é o principal espaço de eventos da Universidade, pelo menos no campus central. Tijolinhos marrons e colunas gigantes do lado de fora, estrutura de encher os olhos do lado de dentro. Mais informações aqui. O endereço é 525 South State Street.
  • A Hatcher Graduate Library, que é a principal biblioteca da área de humanas, além de proporcionar uma visão única do Diag. Mais informações aqui. O endereço é 913 South University Avenue.
  • A Burton Tower, que provavelmente foi um dos primeiros pontos que você viu na paisagem de Ann Arbor. Dentro dele, fica o Baird Carillon, que é um instrumento musical gigante formado por um vários sinos diferentes. Mais informações aqui. O endereço é 230 North Ingalls Street.
  • O Detroit Observatory, que é um observatório astronômico, o primeiro construído no Michigan, e que conta com noites de observação pública. Mais informações aqui. O endereço é 1398 East Ann Street.
  • A Gerald R. Ford Presidential Library, que é a biblioteca presidencial em memória do ex-presidente. Todo presidente que sai do cargo aqui tem uma biblioteca fundada em seu nome, contando sua história e com itens do período presidencial. E vejam vocês, com um acervo literário de primeira! Mais informações aqui. O endereço é 1000 Beal Avenue.
  • O Wolverines Stadium, que fica a 5 minutos do centro, é o maior estádio de Football dos Estados Unidos com capacidade para mais de 105 mil pessoas. E sim, ele lota em TODO jogo! Mas deixo o aviso, se quiser conhecer por dentro, agende uma visita no site deles aqui. O estádio fica no seguinte endereço: 1201 South Main Street.

Fora da Universidade, você deve conferir:

      • Toda a área da State Street com as ruas Washington, Liberty e Williams. Muitas lojinhas bonitinhas, principalmente no Nickel’s Arcade, que é como uma ruazinha com teto de vidro e chão pastilhado, muito parecido com a Rua 24h em Curitiba

  • Na boa, todo o centrinho da cidade. Tire um tempo e caminhe pelas ruazinhas.
State Street
State Street
  • A Zingerman’s Deli, que é, talvez, a sanduicheria mais famosa da cidade, servindo um zilhão de sanduíches DELICIOSOS por dia. Não é a toa que eles abrem todo dia das 07h da manhã até às 22h. Peça um Zingerman’s Reuben que é escolha certa! Informações aqui. O endereço é 422 Detroit Street.
Zingerman's Deli
Zingerman’s Deli
Zingerman's Reuben
Zingerman’s Reuben

Bom, eu sei que o post ficou longo mas deu pra ver que eu gostei de lá né? E se vocês quiserem saber mais como é morar na cidade e/ou na região acessem o blog da Aline Souza aqui ou o da Juliana aqui.

Ó nós lá!
Ó nós lá!

E você? Deu vontade de ir ou já esteve lá? Conte pra gente!

Té a próxima! 😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.