Califórnia, USA

Solvang – Um pedacinho da Dinamarca na Califórnia

Uma das vantagens de quem viaja de carro é a autonomia de poder explorar os lugares legais que aparecem pelo trajeto. E no caminho de Los Angeles a São Francisco (ou vice-versa), uma parada que vale ser feita é na pequena cidade de Solvang.

Solvang fica na California State Highway 246, a 211 km ao norte de Los Angeles e 475 km ao sul de São Francisco.

Fundada em 1911 por imigrantes dinamarqueses, a cidade carrega até hoje as tradições daquele país. Hoje, são cerca de 5 mil moradores, que gerenciam padarias, restaurantes, vinícolas, hotéis e lojas de roupas e presentes que remetem à cultura de seus antepassados.

Bem vindos a Solvang!
Bem vindos a Solvang!
Arquitetura característica da cidade.
Arquitetura característica da cidade.
A bandeira da Dinamarca está em todos os lugares.
A bandeira da Dinamarca está em todos os lugares.

A cidade não é muito grande, e pode ser visitada em umas 2 horas. As principais ruas onde se concentra o comércio ficam na intersecção da Mission Drive com a Alisal Street. Eu destacaria além da própria Mission, a Copenhagen Drive. Minha sugestão é que você estacione o carro pelas redondezas e explore a região a pé. Ah! O estacionamento é gratuito em toda a cidade. Nem mesmo os hotéis cobram taxa (eba!).

Algumas das atrações de Solvang

Na Mission Drive, você vai encontrar a Paula’s Pancake House (1531 Mission Dr.), casa de café da manhã e almoço bem conhecida dos locais. Pela manhã, servem panquecas dinamarquesas, waffles, ovos e omeletes. Já no almoço, sopas caseiras, saladas, sanduíches, hambúrgueres e outros pratos prontos.

Para o almoço ou jantar, vale ir na Solvang Brewing Company (1547 Mission Dr.), que mais do que um restaurante, é uma fábrica de cerveja, feita com produtos locais e que é vendida somente na cidade. Para quem não sabe, a Dinamarca é conhecida como a terra da pilsen. A história da cerveja por lá tem quase cinco mil anos e, portanto, está fortemente vinculada à cultura do país (lembre-se que os vikings adoravam uma cervejinha!).

Solvang Brewing Company.
Solvang Brewing Company.
Fachada da cervejaria e restaurante.
Fachada da cervejaria e restaurante.
Moinhos não faltam nessa cidade!
Moinhos não faltam nessa cidade!

Um pouco mais à frente, uma loja interessante é a Jule Hus – Casal do Natal (1580 Mission Dr.) que comemora o Natal durante todo o ano. Aberta desde 1967, a loja vende ornamentos natalinos, a maioria de estilo escandinavo. As vendedoras vestem-se a caráter, um pinheiro sempre piscante e músicas rolando fazem a gente pensar que chegou o mês de dezembro.

Jule Hus. Foto: Ole Christian Sen
Jule Hus. Foto: Ole Christian Sen

Também na Mission Drive, está o Wildling Art Museum (1511 Mission Dr.), um pequeno museu com pinturas, fotografias e esculturas sobre lugares e a vida selvagem. Os ingressos custam $5 dólares e são gratuitos na terceira quarta-feira do mês. Não é um grande museu e só recomendo se você passar mais de um dia na cidade (aí tem que procurar coisas pra fazer, né?) ou se adorar esse tema. De qualquer maneira, a arquitetura do prédio é bem bonitinha.

Solvang tem 6 museus, e se você realmente quiser visitar algum, seria uma boa ir no Elverhoj Museum of History and Art (1624 Elverhoy Way) que é dedicado a promover e preservar a cultura e a arte dinamarquesa. A entrada é gratuita mas eles sugerem uma doação de $5 dólares.

E tem também o Hans Christian Andersen Museum (1680 Mission Dr.), dedicado à vida e obra desse escritor de fábulas dinamarquês. Ele escreveu histórias famosas adaptadas pela Disney como “A pequena sereia”, “O patinho feio”, “O soldadinho de chumbo” e “A branca de neve”. O museu é apenas uma salinha em cima de uma livraria. Mas a entrada é gratuita, então se passar por perto, dê uma espiada.

No parque que também leva o nome do autor, Hans Christian Andersen Park (633 Chalk Hill Rd.), você encontra a estátua com o busto dele. E, na esquina da Mission Dr. Com a Alisal Road, está a estátua da Pequena Sereia, uma réplica daquela encontrada em Copenhagen.

Busto do escritor Hans Christian Andersen. Foto: Wikipedia.
Busto do escritor Hans Christian Andersen. Foto: Wikipedia.
Estátua da pequena sereia. Foto: Rachel McCall
Estátua da pequena sereia. Foto: Rachel McCall

Por fim, pra quem curte história, vale ir na Old Mission Santa Inés (1760 Mission Drive), que é uma das 21 missões espanholas construídas por padres franciscanos na Califórnia, durante o século XVIII. Um prédio rústico e bem bonito, e que pode ser visitado internamente.

Missão de Santa Inés.
Missão de Santa Inés.

Bom, agora passando para a parte de compras, sugiro caminhar até a Copenhagen Drive. Não vou listar todas as lojas, pois tem várias gift shops, confeitarias e sorveterias, uma ao lado da outra. Essa rua é, pra mim, a mais turística da cidade, com bandeirinhas nos postes, pracinhas simpáticas e eventos ao ar livre.

Copenhagen Drive.
Copenhagen Drive.
Tivoli Square, na Copenhagen Drive. Nesse dia, estavam gravando um programa de TV aí.
Tivoli Square, na Copenhagen Drive. Nesse dia, estavam gravando um programa de TV aí.
Imitação de trajes folclóricos dinamarqueses à venda nas lojinhas da Copenhagen Dr. Foto: Wikipedia.
Imitação de trajes folclóricos dinamarqueses à venda nas lojinhas da Copenhagen Dr. Foto: Wikipedia.

Nela também, você pode pegar o Solvang Trolley, um bondinho para passear pela cidade. São duas opções, o puxado por cavalos, que custa $12 dólares por pessoa e dá uma volta de 25 minutos apenas pelo Centro. Ou o elétrico, um pouco mais novo e criado para poupar os cavalos do cansaço. Esse sai por $30, mas passeia por todo o vale de Santa Ynez, passando também pelos museus e vinícolas mais distantes. Durante o passeio em qualquer um deles, guias de turismo contam a história de Solvang, explicam a origem e significado de muitas atrações e edifícios, e compartilham com os visitantes contos folclóricos da Dinamarca.

O trolley puxado por cavalos.
O trolley puxado por cavalos.

Se você estiver só de passagem, vale a pena caminhar entre a Mission e a Copenhagen Dr., visitar as lojas e beliscar alguma comida típica. Foi o que fiz. Se for dormir na cidade, para visitar uma vinícola da região, por exemplo, aqui tem a lista de hotéis disponíveis na cidade. São 16 propriedades para ser mais exata, que vão desde redes mais comuns, como o Holiday Inn Express (que aqui também tem seu charme dinamarquês) ou hotéis boutique como o The Landsby.

E, quando estiver por lá, se precisar de algum mapa da região, dicas do que fazer, etc, vá até o Visitor’s Center, na 1639 Copenhagen Drive. Lá tem tudo mais que você possa precisar.

Carros antigos na Copenhagen Drive. Não parece um cenário de filme?
Carros antigos na Copenhagen Drive. Não parece um cenário de filme?

Espero que você tenha gostado de conhecer mais um pedacinho da Califórnia. No blog, temos vários outros posts da costa oeste dos Estados Unidos, se quiser vê-los, clique aqui 🙂

Até a próxima, Solvang!
Até a próxima, Solvang!

Té mais!

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.