Atrações, Boston, Eventos Públicos

St. Anthony’s Feast, a festa italiana em Boston

Na sexta-feira passada (28/08), nós resolvemos ir ao bairro de North End em Boston, para participar da maior festa da comunidade italiana na região. A Festa de Santo Antônio, ou St. Anthony’s Feast, é, com certeza, uma atração que vale a pena ser visitada na cidade nessa época. Muita comida, bebida e música italianas!

Como já dissemos nesse post aqui, o bairro de North End em si já vale ser visitado por causa de sua história, sua arquitetura peculiar e restaurantes deliciosos. E boa parte disso tudo vem da forte presença da comunidade italiana na região. Se Chinatown é dos asiáticos e Roslindale é dos caribenhos, North End é com certeza dos nossos amigos ítalos.

St. Anthony's Feast - Foto: Matt Conti/Flickr Saint Anthony's Feast
St. Anthony’s Feast – Foto: Matt Conti/Flickr Saint Anthony’s Feast

O Santo Antônio é conhecido dos brasileiros, muitas cidades tem esse nome, inclusive na nossa cidade (Florianópolis) temos um bairro com o nome dele, Santo Antônio de Lisboa. Ele nasceu em Lisboa, Portugal e morreu em Pádua, Itália. Então, católicos portugueses, italianos e brasileiros veneram este santo.

E a tradição da festa de Santo Antônio começou lá em 1919, portanto este ano foi 96ª edição, com os imigrantes da região da Campania, sul da Itália, especificamente da cidade de Montefalcione. Para vocês terem ideia da importância, a festa começou lá na Itália em 1688. É, tem um certo peso histórico…

St. Anthony's Feast
St. Anthony’s Feast

Como chegar lá?

A pé, do Boston Common: Saia do parque na esquina da rua Park com a rua Beacon, no canto nordeste. Siga no fluxo da rua Beacon, dobre à esquerda na rua Somerset, cruze a rua Cambridge e a Somerset vai virar rua Sudbury. Você vai passar ao lado do Haymarket, cruzar a Rose Kennedy Greenway e virar à esquerda na rua Cross. Siga nela até a Rua Endicott, então entre na Endicott e você já vai avistar a festa. Dá uns bons 15 minutos de caminhada.

St. Anthony's Feast
St. Anthony’s Feast

De metrô: Linha Verde ou Linha Laranja até a estação de Haymarket. Dependendo de onde você for sair, desça a Haymarket Square ou a rua Hanover no sentido leste, cruze a Rose Kennedy Greenway e vire à esquerda na rua Cross. Siga nela até a Rua Endicott, então entre na Endicott e você já vai avistar a festa. Dá uns 5 minutos de caminhada.

De carro: As ruas da festa são fechadas para carros e eu não aconselho tentar estacionar no North End em qualquer ocasião. As ruas são movimentadas e apertadas. A organização recomenda estacionar na garagem privada na 600 Commercial Street. Valor único de US$ 23, entrando depois das 17h e saindo antes da meia-noite.

St. Anthony's Feast - Foto: Nicola Orichiano/Flickr Saint Anthony's Feast
St. Anthony’s Feast – Foto: Nicola Orichiano/Flickr Saint Anthony’s Feast

A St. Anthony’s Feast

A festa é realizada, na esquina entre as ruas Thatcher, Endicottt e North Margin, todos os anos no final de semana do último domingo de Agosto, começando na sexta-feira e terminando no domingo. Neste ano foi de 28 a 30 de agosto, em 2016 vai ser de 26 a 28 de agosto.

St. Anthony's Feast
St. Anthony’s Feast

Na sexta-feira começa às 19h com o primeiro desfile e a abertura das barracas de venda. No sábado, continua com alegria de meio-dia às 23h. Mas o ponto alto é a procissão realizada meio-dia do domingo e que dura mais de 10 horas. Apesar de ter muita comida e festa, tenha em mente que é uma festa religiosa, logo é pontuada por procissões e missas.

Micro-procissão passando...
Micro-procissão passando…

São mais de 100 barracas, a grande maioria dos restaurantes e moradores locais. Restaurantes grandes como o Regina Pizzeria e confeitarias como a Mike’s Pastry tem barracas lá e com muito movimento. É uma grande oportunidade de provar algo sem precisar ir ao restaurante, comprando e comendo na rua.

Sim, Oreos fritas
Sim, Oreos fritas

Há também um palco montado para as bandas poderem se apresentar e animar o pessoal, mas não espere uma micareta ou uma Oktoberfest. O pessoal é animado mas a proibição de tomar álcool na rua dá uma esfriada. De todo jeito, a St. Anthony’s Feast foi considerada pela revista National Geographic como “The feast of all feasts”, a festa de todas as festas. Ou pra quem manja de italiano: capo di tutti capi.

Palco da St. Anthony's Feast - Foto: Wikipedia
Palco da St. Anthony’s Feast – Foto: Wikipedia
Lá vai a micro-procissão e a bandinha.
Lá vai a micro-procissão e a bandinha.

Se você viu o filme “O Poderoso Chefão 2” ou a série “Os Sopranos”, vai lembrar das cenas da festa de San Gennaro…

Além disso, a Festa de Santa Lúcia acontece na sequência, a partir das 17 da segunda-feira. Então, você tem mais uma chance para ir até o North End e comer delícias bombásticas.

Calzone!
Calzone!
Mike's bombando
Mike’s bombando
Caixinha do Mike's
Caixinha do Mike’s
Leave the gun, take the cannoli
Leave the gun, take the cannoli

Comemos um calzone PESADO e SÓLIDO cada um, o meu era de linguiça italiana com pimenta e o da Luciane, frango parmegiana. Depois, pra preencher o último espaço, demos uma passadinha na Mike’s e sua fila gigante para pegamos uns cannolis, massa folhada frita com recheio de creme de ricota com sabor (parabéns para quem inventou um dos melhores doces do mundo).

Tchau St. Anthony's Feast
Tchau St. Anthony’s Feast

Valeu a noite, valeu a visita, valeu italianada tutti buona gente.

Té a próxima!

😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.

  • Vale muito! Muita comida boa! Estamos pensando em dar uma passada no domingo mas estamos tão corridos que tá difícil. 😉

  • Isadora Lopes Pereira

    uhul, partiu esse fds, comer em todas as barraquinhas hahahahah

  • Pingback: Conhecendo North End - Boston()