Atrações Pagas, Nova York

Subindo no Empire State Building – NYC

Ah, o Empire State Building… O prédio mais icônico de New York City. E talvez o mais famoso de todo o mundo! Acho que não há nenhum turista que vá pra lá, que não tenha ao menos uma foto de viagem em que ele apareça (nem que seja de fundo).

Fazer uma foto aos pés dele é um trabalho árduo, afinal o prédio tem 102 andares, difícil de enquadrar!

Empire State Building <3
Empire State Building <3
Empire State à direita e ao fundo, visto do Bryant Park na 42nd Street
Empire State à direita e ao fundo, visto do Bryant Park na 42nd Street

Um pouco de história

O Empire State Building fica na Fifth Avenue (Quinta Avenida), ocupando a quadra inteira entre as ruas 33rd St e 34th St. Sua grandiosidade lhe rendeu um código postal (CEP) próprio. Seu nome vem do apelido do estado de Nova York, que é chamado Empire State (Estado do Império).

Existem várias explicações para esse nome. A mais aceita é de que no final do século XVIII e início do século XIX, a cidade vivia um momento de expansão, crescendo em população, economia e infra-estrutura. Então o “império” seria uma referência à riqueza e abundância de recursos. Uma segunda teoria fala que George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, escreveu uma carta ao Conselho Municipal de Nova York, apontando NYC como a sede do império americano (após a independência do país), também em virtude do seu papel importante naquela época.

Seguindo essas ideias, o prédio Empire State Building – que foi inaugurado depois, em 1931 – recebeu o mesmo nome, simbolizando sua potência e modernidade. Ele foi o edifício mais alto do mundo por quase 40 anos, desde sua inauguração até a construção das torres gêmeas (World Trade Center), em 1972.

O Empire State Building voltou a ser o edifício mais alto da cidade, após o atentado de 11 de Setembro, perdendo o posto novamente para o novo One World Trade Center, inaugurado em 2014, treze anos após a tragédia.

Vista sul de Manhattan. One World Trade Center - o prédio mais alto de NYC - no meu da foto, e o Empire State ao fundo, na esquerda. Ele não é tão pequeno assim, questão de perspectiva :)
Vista sul de Manhattan. One World Trade Center – o prédio mais alto de NYC – no meio da foto, e o Empire State ao fundo, na esquerda. Ele não é tão menor assim, questão de perspectiva 🙂

Além do recorde de altura, o Empire State também é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (mesma lista que está a Golden Gate Bridge, falamos dela aqui).

Visitação

Pra quem quiser mais do que apenas ver o Empire State de alguma das calçadas de NYC, é possível visitar o Observatory Deck (observatório), no seu 86° andar. É o mais alto observatório ao ar livre da cidade. Ele oferece uma visão de 360°, de onde dá pra avistar o Central Park, o Rio Hudson, o East River, a Brooklyn Bridge, a Times Square, o Bryant Park, a Estátua da Liberdade, o One World Trade Center e muito mais.

Desculpem a montagem meio fuleira, mas é só pra mostrar onde fica o Observatório :)
Desculpem a montagem meio fuleira, mas é só pra mostrar onde fica o Observatório 🙂

Existem outras vistas maravilhosas da cidade, como a do Rockfeller Center (preferida minha e do Otavio!) e a do novo One World Trade Center (a mais alta, porém na extremidade sul da ilha). O “tchan” de visitar o Empire State é que ele não é apenas uma vista, mas uma experiência dentro de um marco mundialmente famoso ❤ A cada ano, cerca de 4 milhões de pessoas fazem o passeio até seu topo.

A visitação funciona das 8h da manhã às 2h da madrugada, todos os dias, faça chuva ou faça sol. Se quiser ir à noite, lembre-se que o último elevador sobe às 01:15h. Os ingressos custam $34 dólares para adulto, $31 para idosos e $27 para crianças. Existe uma opção de entrada VIP (que pula toda a fila), por $60 dólares, independente da idade do visitante.

Também dá pra ir ao Empire State usando o New York CityPASS, um talão de ingressos pré-pago, que junta várias atrações da cidade, com desconto e sem filas em todas elas. Clique para conhecer!

A visita ao 86° andar começa no lobby do prédio, com murais gigantes em art deco e todo coberto de mármore. Enquanto a fila vai andando, passamos pela Sustainability Exhibit (Exibição de Sustentabilidade), que mostra as tecnologias implantadas no Empire State em 2009 para que ele virasse também um exemplo de consumo de energia, diminuição da emissão de carbono, etc.

Mural no lobby/hall de entrada do prédio
Mural no lobby/hall de entrada do prédio

Depois vamos caminhando em direção ao elevador que leva até o 80° andar, onde fica a histórica Dare To Dream Exhibit, exposição que fala da história do edifício, sua engenharia e construção. Uma homenagem bem bonita para os arquitetos, engenheiros e trabalhadores que fizeram essa obra gigante, lá na década de 1930. Também nesse andar fica a Gift Shop (loja de lembrancinhas). Ela tem produtos lindos, mas é cara! Sugerimos comprar presentes em Chinatown, em breve faremos post sobre isso 🙂

Entrada do deck de observação
Entrada do deck de observação. Foto: esbnyc.com

Depois, um outro elevador leva ao 86° piso, onde fica o observatório ao ar livre. Ele é assim como na foto abaixo. Mas jamais fica vazio enquanto está aberto. Na teoria, é cheio de espaço pra fotografar…

Uma das laterais do observatório. Como já disse, ele tem vista de 360° Foto: esbnyc.com
Uma das laterais do observatório. Como já disse, ele tem vista de 360°. Foto: esbnyc.com

Mas na prática…

Observatório em dia de festa. Mesmo sem festa, é sempre assim. Foto: whyzat.com

É um formigueiro!

Independente disso, acho que é uma visita e tanto. É só ir com tempo e ter paciência até que vaguem espaços em meio às grades, aí é só fazer suas fotos dignas de Instagram.

Vale dizer que toda a visão é gradeada, como na foto abaixo. Mas dá pra encaixar a câmera nos espaços entre grades e ser feliz. Só não coloque a câmera/celular pra fora! Lá em cima venta muito, as chances de deixar algo cair são grandes!

Rio Hudson visto do Empire State
Rio Hudson visto do Empire State

Todas as laterais do deck são ocupadas por esses binóculos, para espiar a cidade com mais detalhes. Custa $0,50 (50 cents) e só aceita moeda de 0,25 (os famosos quarters).

Agora vamos ao mais importante, a vista:

Vista sul de Manhattan. Lá ao fundo, o One WTC. Correndo os olhos para a direita, numa ilhazinha, a Estátua da Liberdade. Voltando para a frente da foto, na intersecção de duas avenidas, em forma de "V", o Flatiron Building, outro prédio famosão, que também tem esse formato enviesado. A área verde na frente do Flatiron, é o Madison Square Park.
Vista sul de Manhattan. Lá ao fundo, o One WTC. Correndo os olhos para a direita, numa ilhazinha, a Estátua da Liberdade. Voltando para a frente da foto, na intersecção de duas avenidas, em forma de “V”, o Flatiron Building, outro prédio famosão, que também tem esse formato enviesado. A área verde na frente do Flatiron, é o Madison Square Park.
img_3058
Vista noroeste, área da Times Square. Se olhar na parte de baixo do prédio com a propaganda da H&M, nas duas laterais, dá pra ver os outdoors luminosos característicos dessa rua. Rio Hudson ao fundo e do outro lado do rio, é New Jersey.
Virando um pouco mais para o norte, já dá pra ver o Bryant Park (área verde na parte de baixo da foto).
Virando um pouco mais para o norte, já dá pra ver o Bryant Park (área verde na parte de baixo da foto). À esquerda do parque, o prédio verde da gigante de seguros Metlife, e do lado dele, o prédio branco com a antena, a Bank of America Tower (também famosa pelo seriado The Newsroom). Mostramos um pouco dessa área em vídeo aqui. Ah! E a grande área verde lá atrás é, óbvio, o Central Park.
Em detalhe, mesmo prédio que já aparecia na foto anterior: o 432 Park Street. Terceiro edifício mais alto dos USA e o prédio residencial mais alto do mundo.
Em detalhe, mesmo prédio que já aparecia na foto anterior: o 432 Park Street. Terceiro edifício mais alto dos USA e o prédio residencial mais alto do mundo.
Um zoom na famosa 5ª avenida. Olha a quantidade de taxis amarelos! A igreja ao fundo, com as torres brancas, é a tradicional St. Patrick's Cathedral.
Um zoom na famosa 5ª avenida. Olha a quantidade de taxis amarelos! A igreja ao fundo, com as torres brancas, é a tradicional St. Patrick’s Cathedral.

Como chegar no Empire State Building

É difícil de errar, pois ele é o mais alto prédio na região de Midtown. Além disso, seu formato e antena são inconfundíveis! Mas como já disse lá no início, seu endereço certo é na 5th Avenue (5ª avenida), entre as 33rd e 34th St. (ruas 33 e 34). A entrada para o observatório fica virada para a 5th Avenue mesmo.

As linhas do metrô B, F, M (laranja) páram a uma quadra do prédio, na estação “34 St. Herald Sq”. E a linha 6 (verde), passa pela estação “33 St.”, na Park Avenue, a duas quadras de lá.

Eu & Ele (o Empire State Building, iluminado com as cores do Natal ❤)
Eu & Ele (o Empire State Building, iluminado com as cores do Natal ❤)

Siga o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitter e Facebook. Em todas elas, temos conteúdo novo e exclusivo toda semana.

Espero que tenham gostado. Té a próxima!

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.