Boston, Compras, Compras, Nova York, USA

Thanksgiving e Black Friday: O feriado e o dia de compras

Junto do feriado de 4 de julho (que é o dia da Independência Americana) e do Natal, o feriado de Thanksgiving – em português “Dia de Ação de Graças” – é um dos mais importantes dos Estados Unidos. E junto dele, claro, não podemos esquecer da famosa Black Friday, que é a sexta-feira seguinte ao Thanksgiving, o dia nacional dos descontos!

Hoje vamos falar dessas duas comemorações e no post de amanhã (já tá no ar aqui) vamos fazer um listão das lojas americanas com os melhores descontos para você comprar e economizar, ok?

O Thanksgiving

O feriado de “Ação de Graças” é celebrado nacionalmente na quinta-feira da quarta semana do mês de novembro e é bastante popular aqui nos Estados Unidos e no Canadá. Resumidamente, é um feriado em comemoração ao final da colheita e tudo de bom que esse período de abundância trouxe. Afinal, o inverno vai chegando e já é hora de ficar em casa e aproveitar os frutos de todo trabalho do ano com as pessoas que amamos.

É o início da “Holiday Season”, a temporada de dias especiais: Thanksgiving, Hanukkah (Chag Same’ach meus amigos!), Kwanzaa (comemoração das comunidades com influência africana), Christmas (Natal) e o New Year’s Eve (Réveillon).

O Primeiro Thanksgiving. Obra de: Jean Leon Gerome Ferris - This image is available from the United States Library of Congress's Prints and Photographs division under the digital ID cph.3g04961.k.
O Primeiro Thanksgiving. Obra de: Jean Leon Gerome Ferris – This image is available from the United States Library of Congress’s Prints and Photographs division under the digital ID cph.3g04961.k.

Nos Estados Unidos, o primeiro Thanksgiving foi celebrado em 1621, aqui perto de Boston, na cidade de Plymouth, que fica a cerca de uma hora de distância e foi a primeira colônia de peregrinos (pilgrims) britânicos. Nós já fizemos um post completo sobre a cidade aqui.

A história conta que esses peregrinos celebraram a sua primeira colheita bem-sucedida no “novo mundo” com um banquete que durou 3 dias. Convidaram até os povos indígenas locais. E assim, 90 índios e 53 peregrinos celebraram essa data de união.

Peru! - Photo by M. Rehemtulla - Licensed under CC BY 2.0 via Commons
Peru! – Photo by M. Rehemtulla – Licensed under CC BY 2.0 via Commons

Como tinha muito peru (glu-glu) na região, a ave foi o prato principal. E, como vocês puderam ver aqui, muitas abóboras do período de outono ainda estavam sendo colhidas, logo o segundo prato mais consumido foi a Pumpkin Pie, a torta de abóbora.

Essa comemoração virou tradição na pequena colônia e rapidamente se espalhou por todo o país. Hoje, independente de religião ou da colheita, as famílias se reúnem e fazem um pequeno banquete, assim como acontece no Natal (mas sem troca de presentes). Thanksgiving é para agradecer.

Uma mesa tradicional. Fonte: A maravilhosa internet
Uma mesa tradicional. Fonte: A maravilhosa internet

As comidas tradicionais continuam na mesma linha: peru (com stuffing, ou seja, recheio feito de pão), torta de abóbora, purê de batatas com molho, batata doce frita, milho na espiga, molho de cranberry e vários vegetais cozidos.

Um dos eventos mais tradicionais dessa época aqui na nossa região é o desfile de Thanksgiving patrocinado pela loja Macy’s (Macy’s Thanksgiving Day Parade), que acontece no dia do feriado às 9h da manhã em Nova York, começando na rua West 77th, descendo pela Central Park West, depois South e descendo a 6th Avenida. Na TV, será transmitido pela rede NBC.

A Black Friday

Nossas comprinhas lá!
Olá compras!

Como todo bom feriado nos Estados Unidos sempre vem acompanhado de um dia de compras, a Black Friday (sexta-feira negra) existe desde a década de 1920, mas o termo em si começou a ser usado de 1960 pra frente. E veja você, foi criado pela polícia, por causa da quantidade de pedestres e carros nas ruas da Filadélfia na sexta-feira pós-Thanksgiving. Era tanta gente que parecia uma mar de casacos negros.

As grandes redes de comércio começaram a investir na data como início da temporada de compras, dando grandes descontos e fazendo promoções-relâmpago, principalmente para quem chegava cedo, na abertura das lojas às 6h da manhã.

Nos últimos anos, as redes têm adiantado a abertura das lojas para a tarde do Thanksgiving, varando a madrugada até o final de sexta-feira. Além disso, as lojas online criaram a Cyber Monday, na segunda-feira após o final de semana do Thanksgiving, para poder lançar as suas promoções e competir com as lojas físicas.

Resultado da Black Friday 2014
Resultado da Black Friday 2014

Particularmente, acho ruim esse negócio de abrir as lojas comendo uma parte do Thanksgiving, principalmente para os funcionários, que deixam de aproveitar com as suas famílias. Mas também entendo que abrem porque tem público.

E os descontos concedidos na Black Friday são reais. É um dia perfeito pra comprar aquela TV, que não é top de linha, mas que você namorou o ano todo. Ela provavelmente estará com um desconto de 30 a 40% de desconto. Afinal, é um dia de queima de estoque, limpa prateleira e loucura! Ou seja, é difícil achar produtos recém lançados e top de linha em promoção. Mas como nesse dia a meta é economizar, logo você começa a olhar outras marcas e opções com novos $lho$.

Pra quem vai nas lojas, vale a dica: não puxe confusão, o produto é de quem pegou primeiro. Não entre num aperto pra entrar numa loja mais cedo, muita gente já se machucou assim. Planeje o que você quer comprar e seja objetivo, bobeou perdeu.

Como eu já disse, aguardem o post de amanhã que eu vou fazer um resumão das melhores lojas para comprar aqui nos Estados Unidos!

Té amanhã!

😉

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.