Atrações, Boston, Outras Cidades de Massachusetts, Pagas, Tours, Vídeos

Tour pela fábrica Taza Chocolate

O último domingo amanheceu frio e chuvoso… Bateu aquela vontade de sair pra comer besteira. Aí lembramos que queríamos há tempos visitar a fábrica dos chocolates Taza, em Somerville/MA. E foi isso que fizemos!

Nós já conhecíamos a Taza do Boston Public Market, eles têm um Chocolate Bar nesse que é um mercado público de comidas locais e gostosinhas. Amamos tanto o chocolate quente deles que queríamos conhecer mais e mais.

No tour que fizemos, aprendemos um pouco mais sobre o processo de produção do chocolate Taza, que segue uma técnica tradicional mexicana.

A fabricação do Taza Chocolate

O cacau usado pela Taza é originário da América Central e Latina. Depois de plantado (óbvio!) e colhido, os grãos (sementes) são retirados do fruto, e então fermentados e secos ao sol.

Quando prontos, são embalados e enviados diretamente para a fábrica em Somerville.

Na fábrica, os grãos são cozidos num processo bem lento, fazendo com que preservem o sabor original da fruta.

Depois de assados, passam por uma peneira, eliminando a casca (que é usada para fazer chá de chocolate). O que eles chamam de “nib”, o floco de cacau ou a parte interna da semente, segue para ser triturada por moinhos de pedra, como na tradição mexicana. Daí a expressão “stone ground” (triturado por pedra) presente em todas as embalagens dos chocolates Taza.

Nesse processo de moagem, produz-se um caldo ácido e amargo, o “licor de chocolate”. A técnica usando pedras também ajuda a conservar o sabor frutado. E é por isso que falamos no vídeo que esse chocolate tem gosto de banana, mesmo não levando banana. Não chega nem perto do sabor dos industrializados que achamos no mercado. Aliás, depois dessa visita eu descobri que o que eu achava ser o gosto de chocolate, simplesmente não é!

Em seguida, eles adicionam ao licor açúcar (originário do Brasil!), baunilha e outros ingredientes que vão dar o sabor de peça. E aí moldam as barras, deixam esfriar e embalam 🙂 Fim do tour!

Degustação!

O tour durou 45 minutos, e quando acabou pudemos provar praticamente todos os sabores produzidos por eles. E todos, todos eles têm uma consistência granulada, oleosa, gosto forte (60% cacau pra cima) e muito frutado. Depois que a guia do tour destacou o sabor de banana, Otavio não quis saber de comer mais. Agora até com o chocolate quente ele tá implicando (pra quem ainda não sabe, ele odeia banana!!!)

Eu gostei bastante da experiência em si e de conhecer o sabor do chocolate nas suas origens. Mas tenho que admitir que sempre fui uma pessoa do time chocolate ao leite.

Pra quem gosta de chocolate e manja um pouco do inglês, vale total a experiência!

Fim do tour

Horários e preço

Como falamos no vídeo, o rolê todo custa $8 por pessoa. É legal ver a fábrica por dentro, apesar de que a gente deu azar de ir no domingo e estar tudo parado. Fiquei meio decepcionada. Dia de semana deve ser mais dinâmico, com funcionários e máquinas a todo vapor. Ah! E ressalto que a gente não anda no meio das máquinas, mas vê tudo pelas janelinhas disponíveis nos corredores.

No fim das contas, acho que o ingresso valeu mais pela degustação, provei cerca de 15 sabores e pude escolher pra comprar aqueles que eu gostei de verdade.

Se você quiser fazer esse tour, é preciso reservar com antecedência pelo site da Taza. Ele ocorre de terça a domingo, geralmente do meio dia às 17h. No momento de fazer a reserva, o site já te mostra quais horários estão disponíveis.

Como chegar

A fábrica da Taza fica no endereço “561 Windsor Street, Somerville MA 02143“.

Pra chegar lá de transporte público, é só embarcar na linha laranja do metrô até Sullivan Square, e de lá pegar o ônibus 91 até Central Square. São mais 5 minutos de caminhada, seguindo pela Webster Ave em sentido sul e virando à esquerda na Columbia Street.

Pra quem for de carro, como a gente, a melhor explicação é a do GPS (hehehe). E vale destacar que tem estacionamento no local 


Roxy’s Grilled Cheese que aparece no fim do vídeo:

Endereço: 

Como chegar: Linha vermelha do metrô até a estação Central. Aí é só seguir no sentido sudeste pela Massachusetts Avenue.

Almocinho no Roxy’s… ai ai
Tá no vídeo, vai lá assistir!

Administradora, eterna estudante, cozinheira nas horas vagas e viciada em maquiagem.