Outras Cidades de Massachusetts

Trilhas de Boston: Blue Hill

Estamos passando por um verão tórrido (pelo menos pra mim) e úmido na Nova Inglaterra. Por isso, temos preferido passeios que ofereçam sombra. Gostamos de paisagens bonitas e nenhuma muvuca. Numa busca frenética por programas que atendessem esses quesitos, nos deparamos com a Blue Hill Reservation, e sua trilha principal que sobe a Great Blue Hill, maior morro da região metropolitana de Boston.

A Blue Hill Reservation

Como o nome já diz, é uma reserva florestal. Ou seja, a preservação do lugar é o principal intuito da sua existência. São mais de 7.000 acres (28km2 – 2832 hectares) e 125 milhas (201 km) de trilhas entre uma vegetação abundante, muitos animais e pouca gente, cobrindo as cidades de Quincy, Milton, Braintree, Randolph e Dedham, que são quase todas coladas em Boston.

Mapa de toda Blue Hills Reservation
Mapa de toda Blue Hills Reservation

Claro que há alguns pontos mais movimentados como o Houghton’s Pond e o Ponkapag Pond, ambos destinos preferidos de quem quer mitigar os efeitos do verão na beira de um lago, fazendo um churrasco e molhando os pézinhos.

Houghton's Pond, I-93 e o Ponkapag Pond
Houghton’s Pond, I-93 e o Ponkapag Pond

A reserva como um todo não fecha oficialmente mas a recomendação tradicional é visitar “From dawn till dusk” – Do nascer do sol até o pôr.

A Great Blue Hill

Como eu já disse lá no início, é o maior morro, montanha, inclinação, colina, protuberância geológica perto de Boston. E por causa desse pequeno fato, é lá que está o centro meteorológico responsável pelo nosso pedaço de paraíso nesse grande Commonwealth de Massachusetts. São 193 metros céu acima.

É uma vista do centro de Boston né? Foto: Marcus Brandão (nosso amigo!) – @FGOPhoto
Observatório meteorológico visto de baixo
Observatório meteorológico visto de cima. Foto: Marcus Brandão – @FGOPhoto

Okay! Ela não é tão grande como a Wachusett Mountain (maior montanha de Massachusetts – 612 metros) ou o Mount Washington (maior montanha da Nova Inglaterra – 1.917 metros). Pode parecer pouco mas de perto e para nós, ela é bem grandinha.

A Eliot Tower é onde você terá a melhor vista no topo do morro.
Eliot Tower vista de cima. Foto: Marcus Brandão - @FGOPhoto
Eliot Tower vista de cima. Foto: Marcus Brandão – @FGOPhoto

Há dois modos de subir o morro: Pela trilha (cor vermelha) no mato ou pelo asfalto (service road). Já fizemos os dois e cada um tem a sua vantagem e desvantagem. Pelo mato, você vai curtir a natureza mas vai se cansar se estiver fora de forma: tem muitas pedras grandes, raízes pelo caminho e trechos bem inclinados. Pelo asfalto, você vai subir mais rápido mas não vai curtir tanto a natureza.

Subindo
Subindo

Quer um conselho? Vá por onde achar melhor, desde que vá até o fim. Em ambas você leva em torno de uma hora ida e volta.

Cara de quem conquistou a trilha (ou não)
Cara de quem conquistou a trilha (ou não)
Trilha que sai da Eliot Tower e vai até o centro meteorológico
Trilha que sai da Eliot Tower e vai até o centro meteorológico

Como chegar lá e preços.

O endereço para chegar na Great Blue Hill é 1904 Canton Ave, Milton, MA 02186. Esse endereço é o do Museu que fica ao pé da trilha e conta com dois espaços de estacionamento grandes, banheiros, lojinha e tudo mais.

De transporte público, você deve ir até a estação Mattapan da Linha Vermelha e de lá pegar o ônibus 716 – Cobbs Corner/Canton. São 7 paradas até o museu e tudo leva 1h20min aproximadamente.

Luciane curtindo a vista deste paraíso
Luciane curtindo a vista deste paraíso

Quer saber do preço? É um passeio 100% gratuito, o único custo é conservar tudo como está lá, nada de deixar lixo pelas trilhas e nem nada que seja de fora.

E aí? Já foi lá? Gostou do que viu? Deixa aqui nos comentários! E aproveita pra seguir o Roteiros e Relatos também nas outras redes sociais: InstagramYoutubeTwitter e Facebook.

Té a próxima!

Fotógrafo, barbudo, viciado na Craigslist e wikipedia ambulante.